Algum bom software de reparo de disco para Windows?

Meu PC com Windows começou a mostrar erros de disco e travamentos ocasionais, e estou preocupado que a unidade possa estar falhando. Já tentei a verificação de disco integrada do Windows, mas gostaria de recomendações de software confiável para reparo de disco que possa verificar, corrigir problemas no sistema de arquivos e me ajudar a evitar perda de dados.

“Reparo de disco” pode significar algumas coisas totalmente diferentes, então a ferramenta certa depende do que há de errado com a unidade.

Se você está tentando recuperar arquivos de uma unidade RAW, corrompida ou formatada acidentalmente, isso é uma categoria. Se a partição sumiu ou o setor de boot está danificado, isso é outra. E se você só quer saber se a unidade está morrendo, isso é mais uma situação de verificação de integridade.

Para recuperação de arquivos, especialmente se os dados forem importantes, eu daria uma olhada no Disk Drill . Ele é útil quando o Windows diz que a unidade precisa ser formatada, o disco aparece como RAW ou os arquivos foram excluídos por engano. Ele também pode criar uma imagem de disco de uma unidade com falha, o que é muito importante porque normalmente você não quer continuar escaneando um hardware defeituoso diretamente. Ele também inclui monitoramento S.M.A.R.T.

Prós:

1. Fácil o suficiente para iniciantes.
  2. Bom na recuperação de arquivos de unidades RAW, corrompidas e formatadas.
  3. Pode criar imagens de disco.
  4. Inclui monitoramento de integridade S.M.A.R.T.
  5. Compatível com a maioria dos sistemas de arquivos comuns.

Contras:

1. Na verdade, ele não serve para corrigir tabelas de partição ou setores de boot.

Se o problema for mais como uma partição ausente, uma unidade não alocada ou uma tabela de partição danificada, o TestDisk provavelmente é a melhor opção. Ele é gratuito, de código aberto e muito bom em recuperação de partições e reparo de setor de boot. O porém é que ele é baseado em texto, então não é algo que eu recomendaria usar clicando sem entender.

Prós:

1. Gratuito e de código aberto.
  2. Recursos fortes de recuperação de partições.
  3. Pode reparar setores de boot e tabelas de partição.
  4. Funciona no Windows, macOS e Linux.

Contras:

1. Sem interface gráfica amigável.
  2. Você pode piorar as coisas se não entender de partições.
  3. Não é ideal se seu objetivo principal for recuperar arquivos específicos.

Para verificar se a própria unidade está falhando, use o CrystalDiskInfo. Ele não vai reparar nada, mas pode mostrar dados S.M.A.R.T., temperatura e a integridade geral da unidade. É um bom primeiro passo quando você está tentando descobrir se isso é um problema do Windows/sistema de arquivos ou se o hardware está começando a falhar.

Prós:

1. Gratuito.
  2. Simples de usar.
  3. Bom para acompanhar a integridade da unidade.
  4. Pode avisar você antes que uma unidade morra completamente.

Contras:

1. Sem recuperação de arquivos.
  2. Sem reparo de partição ou sistema de arquivos.

Além disso, se a unidade estiver fazendo cliques, sumindo do Windows, travando quando você abre arquivos ou mostrando mais setores defeituosos com o tempo, pare de tentar ferramentas de reparo aleatórias. Retire os arquivos primeiro, se puder, e depois substitua a unidade. O software pode corrigir danos lógicos, mas não pode corrigir hardware desgastado.

https://www.youtube.com/watch?v=_e4D_2bu8LE

Não “repare” a unidade antes de copiar os arquivos com os quais você se importa. Travamentos mais erros de disco podem significar que a unidade está expirando o tempo de resposta, e ferramentas como o CHKDSK às vezes podem piorar uma unidade instável ao gravar alterações nela. Eu verificaria o SMART primeiro, depois faria uma imagem ou clonaria a unidade se os dados forem importantes. Depois disso, o Disk Drill ou um software de recuperação semelhante faz mais sentido se você precisar recuperar arquivos. Se o SMART mostrar setores realocados, setores pendentes, ou se a unidade continuar desaparecendo, eu não perderia tempo tentando corrigir o Windows nela. Substitua a unidade e recupere a partir da cópia.

A desvantagem oculta de muitos softwares de “reparo” é que eles podem fazer um drive com falha parecer consertado quando, na verdade, apenas esconderam os erros do sistema de arquivos por um tempo. Antes de comprar qualquer coisa, eu executaria a própria ferramenta de diagnóstico do fabricante do drive: Seagate SeaTools, WD Dashboard, Samsung Magician, Crucial Storage Executive etc. Elas são melhores para responder “este drive está realmente com defeito?” do que aplicativos genéricos de reparo. Se ele falhar no teste curto, substitua-o. Se passar, mas o Windows ainda travar, então procure ferramentas de recuperação como o Disk Drill para copiar os arquivos, ou o TestDisk se a própria partição estiver corrompida. Eu não perderia muito tempo tentando reparar o Windows em um disco que já apresenta instabilidade.

Não instale ferramentas de recuperação ou “reparo” na mesma unidade que está apresentando erros. Se o disco já estiver instável, cada download, instalação, gravação de cache do navegador e resultado de verificação pode sobrescrever arquivos ou aproximar a unidade da falha.

O software de reparo ao qual as pessoas geralmente recorrem costuma estar resolvendo o problema errado. Se o Windows trava quando a unidade é acessada, isso pode ser um timeout de hardware, um cabo SATA/USB ruim, um gabinete externo instável ou a própria unidade entrando em colapso. Antes de executar qualquer coisa agressiva, eu verificaria o básico: troque o cabo, tente uma porta USB diferente se for externa, evite hubs e procure no Visualizador de Eventos do Windows por erros de disco, ntfs, storahci ou blocos defeituosos. Se eles estiverem aparecendo repetidamente, trate a unidade como suspeita.

Para o reparo real do sistema de arquivos do Windows, o CHKDSK ainda é a ferramenta normal, mas eu só executaria a versão que corrige por gravação depois que os dados estivessem seguros. Uma verificação somente leitura é menos arriscada. O comando que altera as coisas é o que as pessoas recomendam casualmente, e é esse que eu evitaria em uma unidade com arquivos de que você ainda precisa.

O Disk Drill faz sentido se sua prioridade for tirar os arquivos, especialmente porque criar uma imagem do disco primeiro é mais seguro do que verificar repetidamente uma unidade com falha. Mas eu não pensaria nele como um botão mágico de “deixar minha unidade saudável de novo”. O mesmo vale para TestDisk, GParted, MiniTool, EaseUS e qualquer outra coisa mencionada. Eles podem ajudar com danos lógicos. Eles não transformam um disco com falha de volta em um disco confiável.

Minha ordem seria: copie primeiro os arquivos mais importantes, verifique o SMART, crie uma imagem/clone se os dados importarem e depois tente o reparo na cópia ou no original somente depois de aceitar o risco. Se a unidade acabar passando nos diagnósticos e os travamentos continuarem, então comece a investigar arquivos de sistema do Windows, drivers, RAM ou problemas de controladora. Mas não passe um fim de semana polindo o sistema de arquivos em uma unidade que já está dizendo que talvez tenha chegado ao fim.