Alguém pode ajudar a recuperar dados do meu drive WD My Passport?

Meu disco Western Digital My Passport parou de funcionar logo após uma transferência de dados com falha, e agora não consigo acessar arquivos importantes armazenados nele. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar os dados do disco rígido externo sem piorar o problema.

Já tive que lidar com algumas falhas de WD My Passport e, sim, é péssimo. A maioria dos meus funcionou bem por anos, depois um dia o drive começa a se comportar de forma estranha e a sua noite inteira vai embora.

A primeira coisa que eu faria é parar de usá-lo agora. Se os arquivos foram excluídos, ou se o drive está travando, desconectando ou mostrando erros estranhos, mantê-lo ligado dá mais chances de sobrescrever dados ou piorar ainda mais a situação de um drive já comprometido.

Abra o Gerenciamento de Disco pelo menu do botão Iniciar. Procure o Passport lá. Se ele aparecer com a capacidade correta, mesmo que o Windows o rotule como RAW ou Não alocado, você ainda tem uma boa chance de recuperar as coisas por conta própria. Se ele não aparecer lá de jeito nenhum, ou se você ouvir cliques, rangidos ou ruído repetido de inicialização do disco, eu pararia e trataria isso como dano de hardware.

O que eu faria primeiro

Se o computador ainda detectar a unidade, eu usaria um software de recuperação. Entre os que já testei, o Disk Drill funcionou bem para mim com unidades WD My Passport.

O principal motivo é simples. Essas unidades costumam ser formatadas como NTFS, FAT32 ou exFAT, e ele lida com todos esses sistemas sem muita complicação.

Uma coisa que aprendi da pior forma. Se a unidade parecer lenta, desconectar no meio da cópia ou se reconectar sozinha, não escaneie o disco físico por horas se puder evitar. Use primeiro a opção de backup byte a byte no Disk Drill. Crie uma imagem completa dos setores e depois escaneie a imagem em vez da unidade original. Já vi HDs portáteis WD com problemas piorarem durante escaneamentos longos, e criar a imagem primeiro exige menos do hardware.

Outras ferramentas que as pessoas costumam usar

1. Se você excluiu um pequeno número de arquivos e a unidade está saudável no restante, vale a pena tentar o Recuva. Ele parece antigo. E também tem jeito de antigo. Ainda assim, para um erro básico de exclusão, é rápido e fácil.

2. Se você entende de ferramentas de disco e a partição sumiu, ou a unidade de repente aparece como não inicializada, o TestDisk é uma daquelas ferramentas que as pessoas mantêm por perto por um motivo. É gratuito, focado em texto e nada tolerante. Às vezes ele repara a tabela de partição e os arquivos voltam a aparecer sem uma recuperação completa. Eu não mexeria nele às cegas.

Erros que as pessoas cometem com unidades My Passport

1. Não retire a unidade interna da carcaça, a menos que você saiba exatamente qual modelo tem e com o que está lidando. Muitas unidades My Passport usam criptografia por hardware através da placa USB dentro do gabinete. Já vi pessoas removerem a unidade, conectarem em outro adaptador e depois entrarem em pânico porque os dados parecem vazios ou RAW. Os arquivos ainda estão criptografados pelo caminho da placa original, então contornar o gabinete muitas vezes não leva a lugar nenhum. Se a porta USB estiver danificada, um reparo em nível de placa feito por um laboratório ou técnico faz mais sentido do que tentar adaptadores aleatórios.

2. Se você ativou uma senha com o WD Security, precisa dessa senha. Não há atalho aqui. A criptografia AES-256 dessas unidades não é algo que aplicativos de recuperação vão simplesmente ignorar. A unidade precisa ser desbloqueada primeiro com o método da própria WD antes que o software de recuperação de arquivos leia o conteúdo corretamente.

Depois de recuperar seus arquivos, configure um backup em outro lugar. Aprendi isso depois de perder uma pasta que eu achava que já tinha copiado. Hoje em dia a WD indica o Acronis, o que é bom se você gostar. Uma segunda unidade externa funciona. O OneDrive ou o Google Drive também servem para as coisas com as quais você mais se importa. Qualquer coisa é melhor do que confiar em uma única unidade portátil e torcer pelo melhor.

Pare de conectá-lo repetidamente. É aí que as pessoas pioram a situação.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: se a unidade faz cliques, para de girar ou desaparece do Windows a cada poucos segundos, pule o faça você mesmo. Um laboratório é a opção mais segura. Mas eu não começaria com ferramentas de reparo como CHKDSK ou correções de partição depois de uma transferência com falha. Essas ferramentas gravam no disco. Se o sistema de arquivos estiver danificado, gravações são a última coisa que você quer.

O que eu faria:

1. Tente primeiro um cabo USB diferente.
    Um cabo ruim do My Passport causa muitos casos falsos de “unidade morta”. Cabo curto, porta direta, sem hub.

2. Verifique se ele aparece no Gerenciador de Dispositivos e no Gerenciamento de Disco.
    Se você vir o tamanho correto, suas chances são melhores.
    Se mostrar 0 bytes ou continuar desconectando, pare por aí.

3. Se ele permanecer conectado, faça uma imagem primeiro.
    Isso importa mais do que as pessoas pensam. Uma unidade fraca de 1 TB frequentemente morre durante uma varredura longa. Leia uma vez, salve a imagem em outra unidade saudável e depois trabalhe a partir da imagem.

4. Para recuperação de arquivos, o Disk Drill é uma escolha sólida.
    Ele tende a funcionar bem com exFAT e NTFS em unidades portáteis WD. Eu recuperaria os arquivos para um disco diferente, nunca de volta para o Passport. Se você quiser um passo a passo rápido, este vídeo mostra claramente as etapas de recuperação de dados com o Disk Drill, veja o Disk Drill recuperar arquivos de uma unidade externa.

Uma coisa extra específica da WD. Alguns modelos My Passport vinculam a criptografia à placa ponte USB. Se a eletrônica do gabinete falhou, remover a unidade e conectá-la de outra forma geralmente resulta em dados ilegíveis. As pessoas fazem isso e acham que os pratos estão destruídos. Não, é o caminho errado para os dados.

Se seus arquivos valem muito, pare de testar coisas depois do primeiro sinal ruim. O faça você mesmo serve para danos lógicos. Para hardware instável, fica arriscado rapidamente. Aprendi isso da pior maneira uma vez, então é, não faça o que eu fiz.

Eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer e @shizuka em uma coisa: se a falha na transferência aconteceu logo antes de o drive morrer, há uma boa chance de isso ser alguma estranheza de energia/ponte USB e não morte instantânea dos pratos. Então, antes dos aplicativos de recuperação, teste o básico uma vez. Cabo diferente, PC diferente, porta USB diferente, sem hub, sem painel frontal.

Se ele montar mesmo que só por um instante, copie primeiro os arquivos mais importantes, não o drive inteiro. As pessoas sempre tentam fazer aquele despejo gigante de pasta e então o drive para no meio do processo. Péssima ideia.

Também verifique o WD Drive Utilities se o seu modelo for compatível. Não para reparar, só para ver se o SMART/status ainda pode ser lido. Se o SMART estiver gritando, pare com o faça você mesmo.

Se o disco estiver legível o suficiente, eu ainda usaria o Disk Drill, mas principalmente para criar uma imagem e puxar os arquivos dela. Recupere apenas para outro disco. Se o drive estiver invisível na BIOS, cheirando a quente ou fazendo barulhos feios, o software já era, é hora do laboratório.

Além disso, se você quiser um guia sólido sobre os melhores softwares de recuperação de dados para drives externos, vale a pena dar uma olhada nessa lista. Ela ajuda a comparar as ferramentas sem perder horas instalando lixo aleatório.