Alguém pode recomendar um software de recuperação de fotos que realmente funcione?

Excluí acidentalmente um grande lote de fotos de família do meu cartão SD e esvaziei a lixeira antes de perceber. Estou procurando um software de recuperação de fotos que realmente funcione no Windows ou Mac, porque essas imagens não têm backup e significam muito para mim. Se você já usou uma ferramenta confiável de recuperação de fotos para fotos excluídas de um cartão SD ou disco rígido, eu realmente agradeceria a ajuda.

Já tive que salvar ensaios fotográficos perdidos mais de uma vez, e o primeiro passo importa mais do que o nome do app na caixa. Pare de usar o cartão ou a unidade agora. Ejete. Desconecte. Deixe de lado.

Quando uma foto é apagada, os dados do arquivo geralmente permanecem no lugar por um tempo. O que muda é o índice. O sistema marca o espaço como livre, então novos dados sobrescrevem os antigos depois. Se você continuar fotografando, copiando, exportando ou até mexendo demais, aumenta as chances de perda permanente. Aprendi isso da pior forma em um cartão SD de backup de casamento. Continuei testando nele na câmera. Péssima ideia.

Então, para mim, a ordem é simples.

Primeiro, proteja a unidade

Não salve nada novo nela.
Não a formate novamente.
Não execute ferramentas de limpeza.
Não instale software de recuperação no mesmo disco do qual você quer recuperar.

Se as fotos importam, use outro computador ou outra unidade do sistema para o app de recuperação. Passo pequeno, grande diferença.

Sobre as ferramentas

Não acho que exista um vencedor mágico para todos os casos. O que funcionou para mim dependeu de três coisas: o quanto o cartão estava danificado, quanta bagunça eu estava disposto a enfrentar e se eu precisava recuperar nomes de arquivos e pastas.

Se eu tivesse que escolher um em que mais confio na maioria das vezes, ainda recorro ao Disk Drill.

Ele parece menos travado do que muitos apps de recuperação, o que importa quando você já está irritado e cansado. Mais importante, ele se saiu melhor para mim com arquivos de câmera, especialmente formatos RAW como CR3, NEF e ARW. Em mídias quebradas ou fragmentadas, algumas ferramentas encontram arquivos, mas devolvem lixo que você não consegue abrir. O Disk Drill foi melhor do que a maioria em remontar esses arquivos em algo utilizável.

Essa parte importa mais do que o total da varredura. Uma ferramenta dizer que encontrou 3.000 arquivos não significa nada se metade deles estiver corrompida.

A parte irritante do Disk Drill

O limite de recuperação gratuita é pequeno no Windows, 100 MB. Então não, ele não vai recuperar um cartão inteiro de graça. O que eu usei nele foi a varredura, a pré-visualização e a checagem se os arquivos importantes estavam intactos antes de pagar qualquer coisa. Para triagem, ele deu conta.

Se você quer opções gratuitas

Dois nomes aparecem por um motivo: PhotoRec e Recuva. Já usei os dois. Eles são úteis, mas cada um vem com seus problemas.

PhotoRec

O PhotoRec busca assinaturas brutas de arquivos em vez de depender do sistema de arquivos. Isso ajuda quando o cartão está destruído a ponto de seu computador mal reconhecê-lo, ou nem isso. Já vi ele puxar imagens de mídias que outras ferramentas ignoraram.

O problema é o fluxo de trabalho. É feio. Sem galeria. Sem organização prática. Sem nomes de arquivos originais nem estrutura de pastas. Muitas vezes você recebe uma pilha de arquivos com nomes como f12345.jpg e depois passa a noite abrindo tudo um por um. Se o seu objetivo é recuperação na força bruta, ele é sólido. Se o seu objetivo é praticidade, não.

Recuva

O Recuva é mais fácil. Bem mais fácil. No Windows, é uma das coisas mais rápidas de testar se você apagou arquivos recentemente e a unidade ainda está saudável. Para aquele tipo de problema de apaguei sem querer há dez minutos, tive resultados decentes com ele.

Quando entra corrupção na história, ou depois de uma formatação rápida, eu paro de esperar muito. Ele deixa passar coisas que ferramentas mais profundas encontram. Eu não diria que ele é ruim. Eu diria que ele é limitado.

O que eu faria no seu lugar

1. Pare de usar o cartão ou a unidade.
  2. Conecte em modo somente leitura se souber como, ou pelo menos evite gravar nela.
  3. Execute uma varredura com Disk Drill primeiro.
  4. Use a pré-visualização para verificar se os arquivos abrem corretamente.
  5. Se a varredura parecer fraca, tente o PhotoRec em seguida.
  6. Se isso foi uma exclusão recente em uma unidade Windows saudável, teste o Recuva logo no começo.

A pré-visualização importa muito. Já vi ferramentas listarem arquivos como recuperáveis e depois gerarem imagens quebradas. Se a pré-visualização funciona, suas chances são melhores.

Conclusão final

Cada caso de perda é uma bagunça própria. Marca do cartão, sistema de arquivos, modelo da câmera, formatação rápida versus exclusão, tudo isso muda o resultado. Então eu não me prenderia a uma ferramenta antes de testar. Eu faria varredura com algumas, compararia as pré-visualizações e escolheria a que está entregando arquivos intactos, não a que tem o relatório mais bonito.

Se suas fotos são importantes, trate o cartão como evidência. Mexa menos nele, faça a varredura a partir de outra unidade e não fique tentando correções aleatórias repetidamente. Essa parte decide mais do que as pessoas pensam.

Eu colocaria o Disk Drill perto do topo para isso. Já usei tanto no Windows quanto no Mac, principalmente para cartões SD e unidades USB, e ele fez um trabalho melhor com visualizações de fotos do que muitas das ferramentas gratuitas antigas. Para fotos de família, a visualização importa mais do que a contagem da varredura. Se a visualização abrir, suas chances são melhores.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma coisa. O Recuva é bom para exclusões simples, mas eu não gastaria muito tempo nele se as fotos vieram de um cartão SD usado em uma câmera. O PhotoRec faz uma busca mais profunda, mas os nomes dos arquivos e as pastas ficam uma bagunça. Se você quiser o caminho mais rápido com menos atrito, o Disk Drill é o que eu tentaria primeiro.

Meu ranking rápido:

1. Disk Drill, melhor combinação de facilidade e resultados
  2. PhotoRec, recuperação forte, fluxo de trabalho feio
  3. Recuva, aceitável para casos fáceis no Windows

Se você quiser uma explicação sólida, isto cobre as melhores ferramentas para recuperar fotos excluídas de cartões SD e unidades, melhor software de recuperação de fotos para imagens excluídas

Mais uma coisa: recupere os arquivos para uma unidade diferente. Não para o mesmo cartão SD. Essa parte confunde muita gente.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @espritlibre, mas eu acrescentaria uma coisa: não julgue aplicativos de recuperação pela quantidade de arquivos que eles “encontram”. Julgue-os por se as pré-visualizações são realmente utilizáveis e por se recuperam os metadados das imagens de forma decente. É aí que muitas ferramentas gratuitas desmoronam.

Se você quer algo que funcione tanto no Windows quanto no Mac sem parecer um projeto de ciências, o Disk Drill provavelmente é o primeiro que eu testaria. Não porque seja mágico, mas porque tende a ser menos irritante e melhor em organizar recuperações de cartões SD do que muita coisa mais antiga. Já vi ele se sair melhor com lotes mistos de JPG + RAW, enquanto alguns outros aplicativos me deram lixo corrompido ou 900 miniaturas duplicadas. Super útil, né?

Sinceramente, eu gosto um pouco menos do PhotoRec do que eles. Sim, ele pode vasculhar fundo, mas para fotos de família a maioria das pessoas não quer uma pilha gigante de arquivos misteriosos jogados em pastas com nomes estranhos. Se isso foi uma exclusão acidental normal e o cartão em si não está morrendo, eu preferiria começar com o Disk Drill e só partir para o PhotoRec se a primeira varredura vier fraca.

Além disso, se o cartão SD estiver se comportando de forma instável, faça primeiro uma imagem do cartão e analise a imagem em vez de ficar forçando o cartão repetidamente. Essa é a parte que as pessoas pulam, e depois se perguntam por que a recuperação piora.

Se você quer uma boa seleção de recomendações de software de recuperação de fotos, vale a pena dar uma olhada nisto:
melhor software para recuperar fotos excluídas de cartões SD e discos rígidos

Versão curta:

• Disk Drill: opção sólida mais fácil para Windows/Mac
  • Recuva: bom para recuperação básica de arquivos excluídos no Windows
  • PhotoRec: poderoso, feio, resultados bagunçados

E sim, recupere para outra unidade. Salvar de volta no mesmo cartão SD é como as pessoas transformam “talvez recuperável” em “é isso.”

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @espritlibre, @ombrasilente e @mikeappsreviewer disseram: se as fotos foram excluídas do cartão SD enquanto ele ainda estava na câmera, as chances de recuperação podem ser piores do que em uma exclusão direta no computador, porque algumas câmeras reutilizam o espaço livre de forma mais agressiva imediatamente. Então eu não gastaria horas comparando cinco aplicativos. Eu faria primeiro uma varredura séria.

Para isso, o Disk Drill é uma escolha sólida.

Prós do Disk Drill

• Funciona tanto no Windows quanto no Mac
  • Bom suporte a visualização prévia, o que é muito mais útil do que contagens de arquivos infladas
  • Lida bem com formatos de foto comuns, incluindo RAW em muitos casos
  • Interface mais limpa do que a maioria das ferramentas de recuperação

Contras do Disk Drill

• A recuperação gratuita é limitada no Windows
  • As varreduras profundas podem demorar um pouco
  • Às vezes mostra duplicatas ou fragmentos, então os resultados ainda precisam ser organizados

Pequena discordância em relação ao conselho habitual: eu ignoraria totalmente o Recuva se isso fosse um cartão SD de câmera e não uma exclusão normal de pasta no PC. Ele é bom para casos simples, mas a recuperação de cartão de câmera é outra história.

Minha ordem seria:

1. Disk Drill
  2. Se o cartão parecer instável, faça primeiro um clone/imagem dele
  3. Só então tente uma ferramenta mais profunda de extração bruta, se necessário

E sim, recupere para uma unidade diferente, não de volta para o cartão. Esse erro destrói fotos recuperáveis rapidamente.