Apaguei acidentalmente um lote inteiro de fotos RAW do meu cartão CF após uma sessão, e essas imagens são importantes. Parei de usar o cartão imediatamente porque não quero sobrescrever nada. Preciso de ajuda para encontrar opções seguras de recuperação de cartão CF ou software confiável de recuperação de fotos que possa restaurar arquivos RAW excluídos sem causar mais danos.
Passei por isso uma vez com um cartão CF, e a primeira coisa que eu diria é: não entre em pânico ainda. Se o seu computador ainda reconhece o cartão, suas chances são melhores do que parecem agora. O grande erro é usá-lo de novo depois que os arquivos somem.
Pare por aí com o cartão. Não o coloque de volta na câmera. Não tire algumas fotos de teste. Não copie nada para ele. Não execute ferramentas de reparo primeiro. Quando os arquivos desaparecem, os blocos de armazenamento muitas vezes ainda estão lá, mas o sistema de arquivos não aponta mais para eles da forma normal. Se você gravar novos dados, corre o risco de substituir o conteúdo antigo de vez. Aprendi isso da pior forma anos atrás com um cartão cheio de fotos de evento. Consegui recuperar algumas, não todas.
Se você não tem backup, um software de recuperação costuma ser a primeira coisa que eu tentaria. Para um cartão CF, eu começaria com Disk Drill. Eu o usei porque a interface não atrapalhava, ele lê FAT32 e exFAT sem problema, e costuma reconhecer os tipos de arquivo que importam em cartões de câmera, incluindo arquivos RAW de câmeras Canon e Nikon. A parte de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Você quer ver se os arquivos estão intactos antes de gastar tempo extraindo tudo.
O que eu faria, passo a passo:
Tire o cartão CF da câmera e deixe-o fora.
Use um leitor de CF decente e conecte o cartão ao seu computador.
Instale o Disk Drill no drive interno do seu computador ou em outro drive, nunca no cartão CF.
Abra o programa e escolha o cartão CF na lista.
Execute a verificação completa, nada de meia medida.
Deixe a verificação terminar. Não a interrompa, a menos que o leitor perca a conexão.
Abra os resultados e confira as visualizações das fotos, clipes de vídeo ou documentos de que você precisa.
Selecione o que você quer recuperar.
Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outro drive externo.
Não grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.
Essa última parte importa muito. As pessoas pulam isso e depois se perguntam por que a segunda tentativa encontra menos coisas. Se você recuperar no mesmo cartão, corre o risco de sobrescrever outros arquivos ausentes antes de retirá-los dali. Uma vez vi alguém fazer isso com RAWs de casamento. Péssima situação.
Se você quiser outras opções, esta lista de software de recuperação de dados vale a pena conferir. O PhotoRec é gratuito e realmente extrai dados de cartões, mas é mais difícil de usar e muitas vezes remove os nomes originais e a estrutura de pastas. O R-Studio também é bom, embora eu o tenha achado mais pesado e técnico do que a maioria das pessoas quer para um caso simples de minhas fotos sumiram. Para um caso normal de cartão CF, eu ainda começaria com o Disk Drill e veria primeiro o que ele encontra.
Há um ponto em que eu pararia de tentar resolver por conta própria. Se o cartão CF não for detectado em nenhuma máquina, os pinos estiverem tortos, o cartão esquentar, desconectar o tempo todo, ou se os arquivos forem importantes o suficiente para você não querer arriscar, envie-o para um serviço de recuperação. Custa mais, sim, mas com dano físico ou fotos únicas, pagar por um manuseio cuidadoso é melhor do que piorar tudo em casa.
Você fez a coisa certa. Pare de usar o cartão CF. Mantenha-o sem gravação.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal: nada de novas gravações. Mas discordo em uma parte. Antes de escanear o cartão diretamente, faça uma imagem byte a byte dele se o seu sistema conseguir lê-lo de forma estável. Isso lhe dá uma cópia de trabalho segura. Se o cartão falhar no meio da varredura, você ainda terá o arquivo de imagem.
Minha ordem seria:
- Teste o cartão CF em um leitor confiável.
- Se ele montar, clone-o ou crie uma imagem primeiro com uma ferramenta como USB Image Tool no Windows ou ddrescue no Linux/macOS.
- Execute a recuperação na imagem, não no cartão.
- Salve os arquivos RAW recuperados em outra unidade.
Quanto ao software, o Disk Drill é bom para recuperação de fotos e detecção de RAW. Eu também tentaria R-Photo ou PhotoRec se o Disk Drill não encontrar os arquivos. Scanners diferentes detectam assinaturas de arquivos diferentes. Formatos RAW como CR2, CR3, NEF, ARW, ORF geralmente podem ser recuperados por assinatura, mesmo quando as pastas desapareceram. Os nomes dos arquivos podem ser perdidos, porém.
Mais uma coisa. Não execute chkdsk, First Aid ou qualquer opção de reparo primeiro. Essas ferramentas tentam corrigir a estrutura do sistema de arquivos e às vezes pioram a recuperação de fotos.
Se você quiser um guia em linguagem simples sobre como escolher ferramentas de recuperação de fotos, este é um bom vídeo:
melhor software de recuperação de fotos de cartão de memória explicado
Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes ou os pinos parecerem fora do lugar, pare com as tentativas caseiras. Hora do laboratório. Essa parte é ruim, mas salva os dados.
Você já fez a coisa mais inteligente de todas, que foi parar de usar o cartão. Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @caminantenocturno, mas sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de jogar um monte de ferramentas diferentes nisso logo de cara. Cada teste extra é mais uma chance de clicar na coisa errada, montá-lo com permissão de escrita ou deixar o sistema operacional ajudar.
Minha opinião: mantenha o processo simples e controlado.
- Use um bloqueador de gravação por hardware se você tiver acesso a um, ou pelo menos um leitor com caminho físico de proteção contra gravação
- Desative qualquer importação automática ou aplicativo de fotos antes de inserir o cartão CF
- Se o cartão aparecer normalmente, recupere primeiro os RAWs mais importantes, não tudo de uma vez
- Verifique os arquivos recuperados no seu editor, porque as prévias às vezes podem enganar
Quanto ao software, o Disk Drill é uma primeira tentativa razoável porque lida bem com formatos de cartões de câmera e normalmente identifica famílias RAW com clareza. Eu o usaria principalmente para localizar as fotos excluídas, não para fazer reparo do sistema de arquivos. Se ele encontrar seus arquivos CR2/NEF/ARW com tamanho válido, isso é um sinal bem decente.
Uma coisa que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: inspecione os RAWs recuperados além de apenas abrir um. Algumas recuperações danificadas carregam uma miniatura, mas falham quando você amplia, exporta ou lê os metadados. Teste alguns de partes diferentes da sessão.
Se as fotos forem realmente insubstituíveis, eu sinceramente pularia o faça você mesmo depois de uma tentativa cuidadosa e procuraria um profissional. Laboratórios são caros, sim, mas também é perceber que você piorou a situação porque o Windows decidiu ser prestativo. Além disso, não formate o cartão primeiro, mesmo que a câmera peça. Esse conselho nunca morre e continua sendo ruim.
Se você quiser um tópico explicativo simples, esta discussão sobre recuperação de fotos em cartão CF para imagens RAW excluídas é bem fácil de ler rapidamente.
Pequena discordância com a abordagem de tentar várias ferramentas de @caminantenocturno, @nachtdromer e @mikeappsreviewer: se o cartão estiver saudável, eu faria primeiro uma passagem cuidadosa e depois pararia para avaliar. Escaneamentos demais podem transformar uma recuperação simples em um jogo confuso de adivinhação, especialmente com acertos RAW duplicados.
Minha dica extra: verifique se a sua câmera gravou um arquivo sidecar em formato duplo ou um JPEG pequeno junto com os RAWs. Se eles aparecerem nos resultados da recuperação, podem ajudar você a identificar sequências completas e perceber lacunas antes de restaurar tudo.
No Disk Drill especificamente:
Prós
- Fácil de classificar por tipo de RAW
- Boa visualização prévia e filtragem
- Geralmente é amigável para arquivos apagados de cartão de câmera
Contras
- Pode retornar muitos duplicados na varredura profunda
- A recuperação de nome de arquivo/pasta é inconsistente
- Os limites da recuperação paga podem ser incômodos dependendo da plataforma
Se o Disk Drill mostrar tamanhos válidos de CR2, CR3, NEF, ARW, ORF, isso é animador. Mas, após a recuperação, verifique mais de um arquivo no Lightroom, Capture One ou no software do fabricante da sua câmera. Alguns RAWs abrem o suficiente para enganar você, mas depois falham na exportação.
Além disso, antes de fazer qualquer outra coisa, anote a marca do cartão, a capacidade e o modelo exato da câmera. Comparar os tamanhos dos arquivos recuperados com o que essa câmera normalmente produz é uma verificação rápida de plausibilidade. Se os resultados da varredura parecerem muito fora do normal, pare por aí e reavalie a opção de um laboratório.