Formatei acidentalmente meu cartão SD em um PC com Windows e perdi fotos e vídeos importantes que não tinham backup. O cartão estava funcionando bem antes, e parei de usá-lo imediatamente para evitar sobrescrever qualquer coisa. Preciso de ajuda com a melhor maneira de recuperar dados de um cartão SD formatado no Windows e quais softwares de recuperação ou etapas podem realmente funcionar.
Eu passei por isso uma vez com uma gravação que eu não podia repetir. Toquei no menu errado, formatação completa do SD, aquele frio no estômago. Então a primeira coisa é: pare de usar o cartão agora. Tire-o do aparelho. Se ele tiver aquela pequena trava de bloqueio, ative-a.
O que normalmente salva você é o tipo de formatação que a maioria dos dispositivos faz. Câmeras, drones, celulares, até PCs, muitas vezes fazem uma formatação rápida. Os arquivos ainda ficam no cartão por um tempo. O que é removido primeiro é o mapa desses arquivos. O espaço é marcado como livre, e as novas gravações começam a ocupar esse espaço. Se você continuar gravando, suas chances pioram rápido.
Ignore CHKDSK, truques de Terminal, correções no Prompt de Comando, tudo isso. Eu testei algumas dessas coisas anos atrás em outro cartão e elas ajudaram o sistema de arquivos, não a mídia que sumiu. É outro problema. Você precisa de um software de recuperação, não de uma ferramenta de reparo.
A ferramenta com que tive os melhores resultados foi [Disk Drill](https://www.cleverfiles.com/lp/data-recovery-software.html). No meu caso, ele lidou melhor com vídeo de câmera e action cam do que as opções gratuitas que testei. Algumas ferramentas recuperaram clipes que pareciam normais até a reprodução chegar a 3 segundos e travar. O Disk Drill se saiu melhor com vídeo fragmentado, especialmente quando o cartão vinha de uma câmera, drone ou GoPro. A etapa de pré-visualização também ajudou, porque eu podia verificar os arquivos antes de salvar um monte de lixo.
Se você quiser seguir pelo caminho gratuito, o PhotoRec vale a tentativa. Ele funciona. Também parece um software de outra era. Você recebe uma interface carregada de texto, e os nomes de arquivos e pastas geralmente voltam embaralhados ou simplesmente desaparecem. Se você recuperar 600 fotos e 40 clipes, organizar tudo depois é um saco.
O que eu faria, nesta ordem:
1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões e conecte-o a um PC com Mac ou Windows.
2. Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no cartão SD.
3. Faça a varredura do cartão. Se a ferramenta tiver um modo de recuperação específico para câmera ou vídeo, use-o para os clipes perdidos.
4. Veja a prévia do que ela encontrar. Abra amostras, não confie só nos nomes dos arquivos.
5. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Nunca de volta no mesmo cartão SD.
Se nada novo foi gravado no cartão, as chances de recuperação costumam ser razoáveis. Não perfeitas, mas razoáveis. Deixe o cartão em paz, faça a varredura com cuidado e analise os resultados depois. Essa parte é chata, mas é melhor do que perder toda a gravação.
Você já fez a parte mais importante. Você parou de usar o cartão.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar ferramentas de reparo no começo, mas eu acrescentaria uma coisa antes de fazer a varredura. Faça uma imagem completa do cartão SD se você tiver espaço no seu PC. Use algo como USB Image Tool ou HDD Raw Copy Tool. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se uma varredura travar ou o cartão começar a agir de forma estranha, você ainda terá uma tentativa limpa restante. As pessoas pulam isso e depois se arrependem.
Alguns pontos práticos.
1. Verifique que tipo de formatação aconteceu.
Se o Windows fez uma formatação rápida, as chances de recuperação costumam ser boas.
Se você executou uma formatação completa em versões mais novas do Windows, as chances caem muito porque o Windows grava zeros durante o processo.
2. Fique de olho no tamanho e na marca do cartão.
Cartões SD falsos ou com falha costumam aparecer logo depois de uma formatação. Se o cartão já estava instável antes, a recuperação fica complicada rapidamente.
3. Separe fotos e vídeos de forma diferente.
Fotos geralmente voltam com mais facilidade.
Vídeos são mais difíceis se estavam fragmentados. É aqui que o Disk Drill costuma se sair bem em cartões exFAT e FAT32, especialmente para mídia mista.
4. Recupere para o seu PC ou para uma unidade externa.
Não grave nem um byte de volta no cartão SD. Nem por acidente.
Se você quiser um guia, este aqui é bem próximo do seu caso,
como recuperar arquivos após formatar um cartão SD no Windows
Se os arquivos forem muito importantes e o cartão começar a desconectar, pare com todas as tentativas caseiras e leve a um laboratório. O software ajuda com cartões formatados. Ele não conserta memória flash que está morrendo.

Se você parou de usar o cartão SD imediatamente, essa foi a melhor atitude possível. Isso te dá uma chance real.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare, mas eu faria uma verificação extra antes de iniciar uma varredura profunda de recuperação: abra o **Gerenciamento de Disco** no Windows e veja como o cartão aparece. Se ele ainda mostrar a capacidade esperada e nenhuma discrepância estranha de tamanho, isso é um sinal razoável de que o cartão em si está saudável e que você está lidando com uma perda lógica, não com falha de hardware. Se o Windows continuar desconectando ele, mostrar RAW ou informar uma capacidade bizarra, não continue insistindo com varreduras repetidas.
Além disso, uma pequena discordância com o conselho de fazer uma imagem primeiro custe o que custar. Na teoria, sim. Na prática, se o cartão estiver saudável e você não for muito técnico, algumas pessoas perdem horas se atrapalhando com ferramentas de criação de imagem e acabam deixando tudo mais confuso. Se o cartão estiver estável, uma varredura direta em modo somente leitura com o **Disk Drill** costuma ser o caminho mais rápido para fotos e vídeos. Se o cartão estiver instável, aí sim, clone/faça uma imagem primeiro.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se este cartão SD veio de uma câmera ou telefone, verifique se a mídia foi armazenada em uma estrutura de pastas proprietária ou em clipes divididos. Às vezes, vídeos recuperados precisam de pós-processamento ou reparo porque os dados reais do vídeo voltam, mas o contêiner/cabeçalho fica corrompido. Isso nem sempre significa que o clipe foi perdido. Só significa que o arquivo está irritantemente incompleto.
O que eu faria:
- confirmar que o cartão é detectado normalmente no Windows
- usar um bom leitor de cartões, não algum adaptador duvidoso esquecido na gaveta
- executar o Disk Drill primeiro para recuperação organizada e visualização
- se os resultados forem fracos, então tentar o PhotoRec como uma segunda ferramenta de extração
- salvar tudo no seu PC ou SSD externo, nunca de volta no SD
Se o Windows fez uma formatação completa com sobrescrita, então, sinceramente, as chances são ruins. Se foi uma formatação rápida, as chances geralmente são bem decentes.
Para qualquer outra pessoa que chegar aqui, isto cobre bem a mesma situação: recuperando fotos e vídeos após formatar um cartão microSD de 128 GB no Windows

Uma pequena discordância com @viaggiatoresolare e @viajeroceleste: se o cartão montar corretamente e permanecer estável, eu verificaria as pré-visualizações dos arquivos recuperados antes de gastar tempo com uma imagem completa. Fazer uma imagem é o mais seguro, claro, mas para uma simples formatação rápida acidental isso pode ser um desvio desnecessário.
O que importa mais é o sistema de arquivos. Cartões exFAT de câmeras muitas vezes recuperam com nomes/pastas originais melhor do que as pessoas esperam. FAT32 geralmente significa mais sofrimento com vídeos fragmentados. É aí que o Disk Drill é útil.
Prós do Disk Drill:
- boa pré-visualização para fotos e clipes
- geralmente melhor recuperação de pastas/nomes do que ferramentas só de carving
- simples o suficiente para não piorar as coisas
Contras:
- aplicam-se limites de recuperação gratuita
- varreduras profundas podem retornar muitas duplicatas
- não faz milagres se o Windows tiver feito uma formatação completa real com sobrescrita
Eu evitaria reconectar repetidamente o cartão por hubs USB instáveis. Use um leitor decente, uma varredura, recupere para SSD. Se os vídeos voltarem mas não reproduzirem, mantenha-os assim mesmo. Às vezes eles precisam de reparo separado depois, o que as pessoas confundem com perda total.
O PhotoRec ainda vale uma segunda passada se o Disk Drill não encontrar tudo. @mikeappsreviewer estava certo sobre não usar ferramentas de reparo primeiro.