Como excluir fotos do iPhone após importá-las para o Mac?

Importei as fotos do meu iPhone para o meu Mac, mas elas ainda estão ocupando espaço no meu telefone e não tenho certeza de como excluir com segurança apenas as fotos importadas. Preciso de ajuda para removê-las do meu iPhone sem perder nada no meu Mac.

Sim, eu também passei por isso, e levei mais tempo do que deveria para resolver.

A parte que está faltando geralmente é sempre a mesma culpada. Se o app Fotos no seu Mac não mostra Excluir itens após a importação, o Fotos do iCloud provavelmente está ativado. Quando a Apple está sincronizando a biblioteca do seu iPhone e do seu Mac, ela deixa de oferecer uma etapa separada de limpeza durante a importação. Acho que a lógica deles é simples. Exclui em um dispositivo, exclui em todos.

Se você quiser a caixa de seleção de volta, eu começaria pelo iPhone. Abra Ajustes, toque em Fotos e depois desative o Fotos do iCloud por um tempo. Reconecte o telefone ao seu Mac e verifique o Fotos novamente. No meu caso, a opção de excluir após a importação apareceu de novo na hora. Uma coisa que vale a pena conferir antes de reativar o iCloud depois é saber qual biblioteca você quer manter como principal. Se você errar essa parte, corre o risco de sincronizar o estado errado de volta para o iCloud. Já vi pessoas fazerem isso e depois passarem horas tentando recuperar as coisas.

Quanto a excluir logo após importar, eu nunca confio cegamente. Eu sempre importo primeiro e depois abro algumas imagens em tamanho real e alguns vídeos no Mac. Não miniaturas, não pré-visualizações, os arquivos de verdade. Uma vez tive uma importação que deu problema e, desde então, eu verifico antes de apagar qualquer coisa. Levou dois minutos a mais, mas me poupou estresse.

Se a importação já terminou e o seu iPhone ainda está lotado com as mesmas fotos, você não precisa removê-las uma por uma. No iPhone, vá para o álbum Importações em Utilitários na aba Álbuns. Toque em Selecionar no canto superior direito, escolha uma foto e depois arraste o dedo pela tela e para cima. Ele seleciona rápido, muito mais rápido do que tocar item por item. Depois de mandá-las para a lixeira, vá um passo além se você precisa de espaço agora. Abra Apagados Recentemente e toque em Apagar Tudo. Caso contrário, o iOS mantém esses arquivos por 30 dias, o que não ajuda em nada se o seu armazenamento já está no limite.

Essa parte passa despercebida com frequência. Pouco armazenamento não bloqueia apenas novas fotos e vídeos. Isso deixa o telefone inteiro mais lento. Achei que meu telefone antigo estava começando a morrer, mas fui conferir e tinha menos de 1 GB livre. Os apps travavam, a câmera parecia lenta, falhas aleatórias, tudo isso. Depois de liberar espaço, o telefone voltou ao normal. Então, se o seu iPhone está estranhamente lento, armazenamento é uma das primeiras coisas que eu verificaria.

Tentei limpar manualmente por um tempo. Capturas de tela, fotos duplicadas, sequências, vídeos enormes, tudo isso. Ficou cansativo rápido. Acabei experimentando o Clever Cleaner, principalmente porque eu estava cansado e não queria organizar 8.000 fotos na mão. Funcionou melhor do que eu esperava.

O que me chamou atenção foi o básico. Sem paywall a cada segundo. Sem spam de anúncios. A seção Heavies facilitou ver quais vídeos estavam devorando o armazenamento. A seção Similars agrupou fotos quase duplicadas bem o suficiente para uma limpeza rápida. Também gostei de ver os tamanhos dos arquivos antes de excluir capturas de tela e outras tranqueiras. Mais uma coisa: ele processa tudo no dispositivo, o que foi importante para mim. Não gosto da ideia de minha biblioteca de fotos ser enviada para algum servidor aleatório. Apesar do erro de digitação na frase original, esse foi o principal motivo para eu continuar usando.

Depois que limpei os arquivos grandes e a bagunça de duplicatas, meu telefone ficou mais ágil no mesmo dia. Então, se a opção de importar e excluir sumiu e sua biblioteca está inchada, eu resolveria primeiro o problema da importação e depois limparia o que sobrou em massa. E sim, faça backup da biblioteca do seu Mac primeiro. Eu fiz, e ainda bem que fiz.

Primeiro, certifique-se de que as fotos estão em uma pasta no seu Mac, não apenas dentro do Fotos com a sincronização fazendo coisas estranhas. Vou discordar um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não desligaria o Fotos do iCloud primeiro, a menos que você conheça muito bem como sua sincronização está configurada. Essa etapa costuma confundir as pessoas.

Caminho mais seguro.

1. No seu Mac, confirme que os arquivos importados existem.
    Abra algumas fotos em tamanho real e pelo menos um vídeo.
    Verifique a quantidade de arquivos se você importou com o Captura de Imagem ou o Finder.

2. Faça uma segunda cópia no Mac.
    Unidade externa, Time Machine ou uma pasta comum.
    Se você tiver 2 cópias, excluir fica menos estressante.

3. Exclua do iPhone pela origem.
    Se você importou com o app Fotos do Mac, conecte o iPhone, abra o Captura de Imagem no Mac, selecione os itens importados e exclua do dispositivo por lá. É mais rápido do que organizar no telefone.
    Se quiser fazer isso no iPhone, use Biblioteca, depois classifique por Recentes ou use Buscar por intervalo de datas a partir do dia da importação.

4. Esvazie Apagados Recentemente.
    Essa é a parte que as pessoas deixam passar. O armazenamento não volta até você limpar isso.

Se a sua biblioteca estiver cheia de duplicatas, capturas de tela e vídeos gigantes, o Clever Cleaner ajuda depois da limpeza pós-importação. Ele organiza fotos semelhantes, arquivos grandes e fotos inúteis de um jeito mais fácil de revisar. Esta página oferece uma visão geral sólida do que ele faz para a limpeza de fotos no iPhone, veja como o Clever Cleaner libera espaço no armazenamento do iPhone rapidamente.

Além disso, verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos. Se o tamanho não diminuir imediatamente, reinicie uma vez. O iOS às vezes é estranho.

Na verdade, eu evitaria mexer primeiro nas configurações do iCloud, a menos que você realmente saiba como a sincronização das suas fotos está configurada. Isso pode virar um mini desastre muito rápido, mesmo que com @mikeappsreviewer tenha funcionado bem. @stellacadente está mais próximo de como eu lidaria com isso, mas há uma verificação mais simples que as pessoas deixam passar.

No seu Mac, abra o Fotos e verifique se a importação foi totalmente concluída, depois confirme que essas imagens estão armazenadas localmente no Mac, e não apenas aparecendo como prévias sincronizadas. No Fotos no Mac, escolha algumas fotos importadas e depois vá em Arquivo > Exportar > Exportar Original Não Modificado de 2 ou 3 delas para uma pasta. Se isso funcionar, você sabe que os originais realmente estão lá. Essa é a parte que me dá tranquilidade.

Depois disso, no iPhone vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos e veja se o que está ocupando espaço são realmente as fotos que você importou, ou se é algo como Excluídos Recentemente ou cache de mídia compartilhada. As pessoas culpam o rolo da câmera e às vezes o verdadeiro responsável é outro.

Se você quiser ajuda com uma limpeza em massa depois da importação segura, o Clever Cleaner é bom para organizar fotos duplicadas, capturas de tela e vídeos grandes. É basicamente um app fácil de limpeza de armazenamento do iPhone para fotos e vídeos, não apenas alguma promessa vaga de limpador de iPhone com um toque. Além disso, este clipe rápido sobre liberar mais rápido o armazenamento de fotos do iPhone vale a pena ver.

Mais uma coisa: se a contagem de Fotos no iPhone não cair imediatamente depois de apagar, reinicie o aparelho. O iOS adora fazer drama com as atualizações de armazenamento.