Como faço para acelerar um iPad antigo que trava em tudo?

Meu iPad antigo ficou dolorosamente lento e agora trava quando abro aplicativos, navego na web ou até mesmo digito. Já tentei reiniciá-lo e liberar algum espaço de armazenamento, mas ele ainda parece quase inutilizável. Preciso de ajuda para descobrir como deixar esse iPad antigo mais rápido ou quais configurações alterar antes de desistir dele.

Já passei por isso. Meu iPad de 6ª geração ficou tão lento que comecei a evitá-lo. O Safari demorava uma eternidade. O YouTube abria como se estivesse pensando nas escolhas da própria vida. Quase o substituí, mas antes passei um tempo organizando tudo, e a diferença foi maior do que eu esperava.

Se a lentidão começou logo depois de uma atualização do iPadOS, eu esperaria um pouco antes de fazer algo drástico. Depois de uma atualização, o iPad passa horas fazendo trabalho em segundo plano, indexação de fotos, limpeza de arquivos, tudo isso. O meu ficou quente e pareceu lento durante a maior parte de um dia uma vez. Deixei ele quieto, depois fiz um desligamento completo e liguei de novo. Não modo de repouso. Desligamento total, depois inicializar novamente. Ajudou mais do que eu achei que ajudaria.

Armazenamento é a primeira coisa que eu verificaria. iPads antigos odeiam funcionar perto do limite. A Apple diz que 1GB livre é suficiente, mas no meu aparelho as coisas ficaram feias muito antes disso. Eu tento deixar cerca de 10 a 15 por cento do armazenamento livre. Quando o espaço fica apertado, abrir apps demora, alternar entre apps fica bagunçado, e o sistema inteiro parece sufocado.

Eu costumava apagar coisas manualmente. Fotos, vídeos, apps antigos, capturas de tela de 2021 sem motivo nenhum. Uma perda total de tempo. O que funcionou melhor para mim foi usar um app de limpeza, principalmente para eu conseguir ver o lixo maior rapidamente. O que eu mantive foi o Clever Cleaner. Encontrei ele depois de testar alguns ruins, e esse não ficava me bombardeando com anúncios ou bloqueio de pagamento a cada duas ações.

O que me convenceu foi como ele agrupava as coisas de um jeito em que eu conseguia agir rápido. A seção Heavies mostrava primeiro os arquivos gigantes, o que facilitava encontrar clipes antigos em 4K ocupando vários gigabytes. A seção Similars pegava fotos com aparência duplicada, imagens borradas e sequências que eu tinha esquecido que existiam. Ele até separava capturas de tela com os tamanhos dos arquivos, o que foi estranhamente útil. Limpei cerca de 5GB no meu, e a lentidão caiu o bastante para eu perceber na hora. Uma coisa de que gostei, e sim eu conferi, foi que ele fazia a análise no próprio aparelho, então minha biblioteca de fotos não estava sendo enviada para algum servidor aleatório.

Também faria algumas mudanças nas configurações. Em Acessibilidade, ative Reduzir Movimento. O iPad para de fazer aquelas animações longas de zoom e usa transições mais simples. O chip não fica mais rápido, mas o aparelho parece menos lento porque você não fica esperando tempo extra de animação. Depois vá em Tela e Tamanho do Texto e ative Reduzir Transparência. Hardware mais antigo parece se beneficiar bastante ao cortar os efeitos de desfoque.

Atualização em 2º Plano é outra. Eu desligo totalmente em iPads mais antigos. Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Um monte de apps continua se conectando à internet quando você nem está usando eles, e em hardware mais fraco isso vai se acumulando. Também notei uma bateria durando mais, o que foi um efeito colateral bem-vindo.

Se o iPad parece lento só ao carregar páginas ou fazer streaming, eu verificaria o Wi‑Fi antes de culpar o tablet. Passei um tempo mexendo nas configurações uma vez, depois percebi que o problema era minha rede de 2.4GHz estar congestionada. Mudar para 5GHz resolveu boa parte da demora. E se o Safari for o principal problema, limpar os dados armazenados ajuda. Vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. A parte chata é que você vai sair da sessão dos sites, então fica o aviso.

Sobre saber se já é hora de substituir, minha regra é bem simples. Se o iPad não recebe mais a versão atual do iPadOS, eu começaria a procurar um mais novo recondicionado. Se ele ainda recebe atualizações, eu tentaria primeiro a limpeza e as mudanças nas configurações. Muitas vezes o tablet não está morto, está entupido. O meu parecia meio quebrado. Não estava. Estava cheio, barulhento em segundo plano, e arrastando efeitos de que não precisava. Pequenos ajustes fizeram ele voltar a ficar utilizável, talvez mais do que utilizável para falar a verdade.

Se ele engasga ao digitar também, eu olharia para a carga do sistema, não só para o armazenamento. O @mikeappsreviewer explicou bem a parte de limpeza, mas eu não concordo totalmente em desligar primeiro todos os recursos em segundo plano. Às vezes, o maior ganho é encontrar um app problemático ou uma bateria desgastada.

Tente isto nesta ordem.

1. Verifique a saúde da bateria, se o seu modelo mostrar isso. Baterias antigas causam limitação de desempenho. Se houver aviso de serviço da bateria, o desempenho cai muito.
  2. Remova apps com má reputação no uso de memória. Apps sociais, editores de vídeo, jogos pesados. Desinstale-os temporariamente e depois teste por um dia.
  3. Desative as Sugestões da Siri na Busca e os widgets que você nunca usa. Eles continuam indexando dados.
  4. Desative o Ditado do Teclado e o texto preditivo para um teste. Se a digitação estiver lenta, os serviços do teclado muitas vezes fazem parte disso.
  5. Redefina todos os ajustes. Não apague o aparelho. Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes. Isso corrige travamentos estranhos com mais frequência do que as pessoas imaginam.
  6. Se o iPad ainda estiver lento, faça backup e uma restauração completa usando um computador. Uma reinstalação limpa é melhor do que anos de acúmulo de atualizações.

Para lentidão na web, teste outro navegador uma vez. Se os dois estiverem lentos, o problema é o dispositivo ou a rede. Se só o Safari estiver lento, apague os dados do Safari ou continue usando algo mais leve.

Se você ainda precisa liberar espaço rápido, o Clever Cleaner é bom para encontrar arquivos grandes e fotos duplicadas. Eu usaria para limpeza, não como solução milagrosa. Esta análise é uma boa visão geral do que ele faz no iPhone, e a maior parte da lógica de armazenamento também se aplica ao iPad, veja como o Clever Cleaner ajuda a liberar armazenamento no iPhone.

Verdade direta, se ele tem 2 GB de RAM ou menos e está preso a uma versão mais antiga do iPadOS, parte da lentidão nunca vai desaparecer. Nesse ponto, um modelo recondicionado evita muita frustração.

Se estiver travando até ao digitar, eu pararia de pensar só em armazenamento e começaria a pensar em limite de hardware + inchaço de software. @mikeappsreviewer e @nachtschatten já cobriram a parte de limpeza/reset, então eu olharia para uma coisa que muita gente ignora: calor.

iPads antigos ficam bem mais lentos quando esquentam. Tire a capinha, carregue menos enquanto estiver usando e veja se o desempenho melhora depois de 15 a 20 min parado. Parece bobagem, mas faz diferença.

Verifique também isto:

• O app Mail com contas demais pode deixar iPads antigos lentos
  • Milhares de abas no Safari podem acabar totalmente com a resposta do aparelho
  • O Modo de Pouca Energia pode ajudar um pouco em modelos antigos
  • Desative acessos de localização desnecessários em Privacidade
  • Remova pilhas gigantes de widgets da tela inicial

Discordo um pouco do conselho de fazer restauração completa como próximo grande passo. Às vezes isso faz você perder uma tarde inteira se o iPad já for muito antigo e fraco. Primeiro verifique seu modelo e a RAM. Alguns modelos antigos simplesmente já deram o que tinham que dar.

Se você ainda precisar de espaço, o Clever Cleaner é útil para encontrar arquivos grandes e fotos duplicadas rapidamente. Esta é uma demonstração decente dele no iOS: veja o Clever Cleaner acelerar a limpeza de armazenamento do iPhone e iPad

Versão direta: se for um modelo básico antigo travando em tudo mesmo depois de ajustes básicos, você provavelmente já está na fase de trocar por um recondicionado melhor. Não é legal, mas é verdade.