Minha biblioteca de fotos do iPhone virou uma bagunça com milhares de fotos, capturas de tela e duplicatas, e organizar tudo manualmente está levando tempo demais. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais rápida de organizar as fotos do iPhone, remover a desordem e manter o armazenamento sob controle sem perder memórias importantes.
Quando a biblioteca do seu iPhone chega a dezenas de milhares de fotos, a parte difícil não é o esforço. É usar um sistema que não lute contra você a cada passo.
O que me confundiu primeiro no Apple Fotos
Eu entendi isso errado por tempo demais. Colocar uma foto em um álbum não a tira da biblioteca principal. O Apple Fotos mantém o original no fluxo completo e adiciona uma tag de álbum. Então a mesma imagem aparece nos dois lugares.
Recentes não é uma pasta que você esvazia. É mais como um registro contínuo do que existe na sua biblioteca. Quando parei de tratá-la como uma pasta de desktop, o aplicativo inteiro passou a fazer muito mais sentido.
Por que eu limparia o lixo antes de organizar qualquer coisa
Se a sua biblioteca está lotada de fotos borradas, cinco tentativas da mesma refeição, fotos acidentais no bolso e capturas de tela antigas, organizar tudo vira um arrasto. Eu fiz isso ao contrário uma vez. Erro enorme. Gastei tempo arquivando lixo em pilhas bem organizadas.
A pressão no armazenamento também afeta o telefone de formas bobas. Os apps ficam lentos. A câmera demora para abrir. Salvar uma foto engasga. Em um iPhone mais antigo que eu tinha, liberar espaço resolveu mais coisas do que eu esperava.
A seção Duplicados integrada da Apple, em Utilitários, ajuda, mas só com cópias exatas, e demora bastante para atualizar. Se o seu problema são quase duplicatas, sequências ou várias tentativas do mesmo ângulo, tive mais sorte com o Clever Cleaner.
O que se destacou para mim:
A visualização Heavies coloca os maiores arquivos no topo, com os tamanhos mostrados com clareza. Você vê primeiro os vídeos gigantes em 4K em vez de ficar procurando às cegas.
A visualização Similars agrupa correspondências próximas, não apenas duplicatas perfeitas. Fotos em sequência, três versões do mesmo pôr do sol, dez fotos do seu cachorro piscando de forma estranha, tudo isso é agrupado para que você escolha uma e descarte o resto.
Ele processa tudo no telefone, algo com que eu me importei mais do que achei que me importaria.
Eu limpei cerca de 8 GB fazendo isso. Depois disso, a lentidão que eu vinha culpando por coisas de telefone velho praticamente desapareceu.
Como eu organizaria uma biblioteca enorme sem desperdiçar um fim de semana
A abordagem de fazer tudo de uma vez parece nobre e falha rápido. Eu nunca passava de algumas centenas de fotos antes de ficar irritado. Ciclos menores funcionaram melhor.
Use o truque da data. Pesquise a data de hoje no Fotos. Ele mostra imagens tiradas nesta data em anos anteriores. Eu gostei disso porque misturava limpeza com memórias antigas, então eu não desistia depois de cinco minutos. Você passa os olhos, apaga o lixo e segue em frente.
Faça uma passada curta por semana. Dez minutos foram suficientes para mim. Eu tratava Recentes como uma caixa de entrada. Na primeira passada, removia o lixo óbvio. Na segunda, colocava o que valia a pena em alguns álbuns. Sessões curtas vencem maratonas gigantes de limpeza. Sempre.
Mantenha os álbuns amplos. Os meus ficaram mais fáceis quando parei de criar categorias bonitinhas. Alguns poucos grupos funcionam melhor. Coisas pessoais. Capturas de tela e imagens de referência salvas. Fotos esperando edição. Depois disso, a manutenção começa a consumir mais tempo do que a bagunça consumia.
Para acúmulos gigantes, use ferramentas de organização mais rápidas. Apps baseados em deslizar, como o Slidebox, são mais rápidos do que o fluxo integrado de tocar, selecionar e adicionar. Se você está organizando milhares de fotos, velocidade importa, ou você vai desistir no meio do caminho.
Qual objetivo tornou isso administrável
Parei de buscar uma biblioteca perfeita. A perfeição é como você acaba com 14.000 fotos sem organizar seis meses depois.
Uma biblioteca utilizável já basta. Uma ou duas fotos realmente boas de um aniversário, viagem ou show valem mais do que vinte medianas entupindo a galeria. Limpe o armazenamento primeiro para que seu telefone pare de sofrer. Depois, faça uma pequena manutenção semanal. Se você mantiver essas passadas curtas, não vai precisar de outro grande dia de limpeza de novo.
A correção mais rápida é parar de “organizar” primeiro. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre álbuns serem o principal próximo passo. A busca vence os álbuns para a maioria das pessoas. Se você usa bem a busca do Fotos, precisa de menos pastas do que imagina.
Meu fluxo rápido:
-
Desative a bagunça das capturas de tela.
Vá em Ajustes, Fotos, e depois veja as Capturas de Tela como uma coisa separada na sua cabeça. Exclua essas primeiro. Elas têm baixo valor de manutenção. -
Use os filtros integrados com força.
No Fotos, filtre por Vídeos, Gravações de Tela, Selfies, Sequências. Estes são grupos de alto volume. Você limpa 500 itens mais rápido do que misturando com fotos de família. -
Favorite primeiro, organize depois.
Passe pelos meses principais e toque no coração dos itens para guardar. Mire nos 10 a 20 por cento melhores. Sua biblioteca fica utilizável rápido, mesmo que ainda exista lixo antigo. -
Use a busca em vez de álbuns.
Busque por “recibo”, “cachorro”, “praia”, “show”, “quadro branco”. A busca por objetos e texto da Apple é melhor do que a maioria das pessoas imagina. Menos arquivamento, menos tempo desperdiçado. -
Use um app de limpeza para o trabalho pesado.
O Apple Fotos deixa passar muitas quase duplicatas. O Clever Cleaner é uma das opções mais rápidas para limpar fotos do iPhone porque agrupa fotos semelhantes e arquivos grandes sem fazer você examinar tudo um por um. Se você quiser um passo a passo claro, isso ajuda: passo a passo rápido de limpeza de fotos do iPhone com Clever Cleaner -
Defina uma regra de exclusão.
Guarde 1 ou 2 de cada momento. Exclua o resto. É nas Sequências que as pessoas perdem horas. Não examine cada piscada.
Fiz isso em uma biblioteca com 12 mil itens. A primeira passada levou cerca de 45 min. Liberou 11 GB. O celular ficou menos travado depois, sem brincadeira.
Uma coisa em que eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare: se você tentar organizar tudo completamente antes de mudar seus hábitos de captura, a bagunça simplesmente volta rapidinho. Esse foi o meu erro.
Solução de longo prazo mais rápida para mim:
- Pare de salvar todo meme, recibo e captura de tela aleatória
- Ative o Fotos do iCloud se você tiver espaço, depois habilite Otimizar Armazenamento do iPhone
- Crie no máximo de 3 a 5 álbuns, não 25 minúsculos
- Use uma regra de deletar agora ou favoritar agora ao tirar várias fotos
Além disso, não subestime a Busca Inteligente junto com as legendas. Eu sei que as pessoas dizem que álbuns bastam, mas adicionar uma legenda rápida como carro conserto 2024 ou formulário escolar da criança torna as coisas muito mais fáceis de encontrar depois do que jogar tudo em outra pasta.
Para limpar mais rápido, eu faria assim:
- Exclua primeiro os vídeos gigantes
- Limpe as capturas de tela em segundo lugar
- Mescle duplicatas
- Depois use o Clever Cleaner para fotos semelhantes e arquivos que ocupam muito espaço
Essa ordem importa mais do que as pessoas pensam. Você libera espaço primeiro, depois organiza com menos lentidão. Se quiser uma boa demonstração, isto é bem útil: veja como limpar o armazenamento do iPhone rapidamente com o Clever Cleaner
Sinceramente, organizado o suficiente é melhor do que perfeito. Perfeito é como você perde um sábado inteiro com fotos do mesmo taco de 2019 kkk.