Como obter mais armazenamento no iPhone sem uma assinatura?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e continuo recebendo avisos quando tento tirar fotos, atualizar aplicativos ou salvar arquivos. Não quero pagar por uma assinatura do iCloud, então preciso de ajuda para encontrar as melhores maneiras de liberar espaço ou adicionar mais armazenamento sem taxas mensais. Estou procurando dicas práticas de armazenamento para iPhone que realmente funcionem.

Seu iPhone reclamar de armazenamento quando você não paga pelo iCloud fica velho rápido. Eu também passei por isso. A boa notícia é que você ainda tem algumas formas sólidas de liberar espaço sem assinar nada mensal.

Primeiro, a verdade irritante

Você não aumenta o armazenamento interno de um iPhone depois de comprá-lo. Não há slot para microSD, truque escondido nem adaptador que transforme 128 GB em 256 GB. O que você tem são dois caminhos. Limpar o que já está no telefone ou tirar coisas do telefone e colocá-las em um armazenamento externo.

Verifique a única tela que importa

Abra Ajustes, depois Geral e depois Armazenamento do iPhone.

Eu confio mais nessa tela do que em adivinhar pelas Fotos ou pelos ícones dos apps. A barra no topo mostra o que está consumindo espaço, fotos, apps, mensagens, dados do sistema, tudo isso. Se o seu telefone parece cheio, comece por aqui.

Duas vitórias rápidas geralmente aparecem logo de cara:

1. Abra apps que você não toca há meses e toque em Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas deixa seus dados no lugar. Quando você reinstala, suas coisas ainda estão lá. Eu usei isso em apps inchados de companhias aéreas, apps de hotel e jogos que eu jurava que jogaria de novo. Economizou mais espaço do que eu esperava.

2. Role até Mensagens e verifique Revisar Anexos Grandes. Vídeos antigos, memes, notas de voz, PDFs aleatórios, tudo isso vai se acumulando em silêncio. Eu encontrei anos de lixo ali, parte disso de conversas em grupo que silenciei há séculos.

As fotos não somem quando você acha que sumiram

Essa parte confunde muita gente. Você apaga fotos, depois olha o armazenamento, e nada muda. O motivo é Apagados Recentemente. A Apple mantém esses arquivos por 30 dias, e eles ainda contam até você esvaziar essa pasta.

Vá em Fotos, Álbuns, Apagados Recentemente e depois toque em Apagar Tudo.

Se você pular isso, sua limpeza quase não conta. Fiz isso uma vez e achei que meu telefone estava com problema. Não. O problema era eu.

O Safari mantém sua própria pilha de lixo

Vá em Ajustes, Apps, Safari e depois toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites.

Com o tempo, o Safari acumula dados em cache de sites e outros restos. Fica tudo ali em silêncio. Limpar isso normalmente libera algum espaço, e eu não perdi nada importante quando tentei.

Pouco armazenamento faz mais do que bloquear fotos

Quando um iPhone chega perto de ficar cheio, ele começa a agir de forma estranha. Os apps travam. A câmera demora mais. O telefone inteiro parece pesado. Percebi isso principalmente quando o armazenamento caiu na zona de perigo e o iOS quase não tinha espaço de trabalho sobrando para arquivos temporários.

Então sim, liberar espaço não serve só para salvar mais um vídeo. Muitas vezes isso também corrige a lentidão.

Se você precisa de uma limpeza maior rápido

Para a maioria das pessoas, a biblioteca de fotos é o verdadeiro problema. Para mim foi. Organizar milhares de fotos manualmente é horrível, então procurei uma forma mais rápida. Clever Cleaner é uma opção gratuita, sem anúncios e sem assinatura.

O que mais me chamou atenção foi como ele divide a bagunça em seções úteis. Heavies coloca os maiores arquivos primeiro, então aqueles clipes antigos em 4K aparecem imediatamente com seus tamanhos exatos. Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a Melhor Foto, o que ajuda quando a sua galeria está cheia de fotos em sequência e dez cópias da mesma coisa. Screenshots lista capturas de tela com os tamanhos dos arquivos mostrados antes de você removê-las. O processamento fica no telefone, então nada é enviado para outro lugar.

Se você se recusa a pagar assinaturas, use uma unidade

Se você tem arquivos que quer guardar e não quer deixá-los no telefone, um pen drive externo para iPhone é a opção simples de compra única. Algo como o SanDisk iXpand se conecta à porta de carregamento. Mova suas fotos e vídeos para ele, confirme que foram copiados e depois apague-os do telefone.

Sem cobrança mensal. Sem plano de iCloud. O espaço volta assim que os arquivos saem do aparelho.

Algumas outras coisas para verificar, já que @mikeappsreviewer cobriu as grandes e óbvias.

O Mail é um ladrão de armazenamento sorrateiro. Se você adicionou contas do Gmail, Outlook ou contas antigas de trabalho no Apple Mail, os anexos em cache se acumulam. Remova a conta de e-mail em Ajustes e depois adicione-a novamente. Já vi isso liberar de 1 GB a 5 GB em celulares com anos de e-mails.

Downloads é outra coisa que muita gente deixa passar. Abra o app Arquivos, depois Em Meu iPhone e Downloads. Apague ZIPs antigos, PDFs, arquivos de vídeo e coisas aleatórias que você salvou uma vez e esqueceu. A mesma ideia vale para apps de podcast, Spotify, Netflix, YouTube Premium. Downloads offline ocupam espaço rapidinho. Entre em cada app e apague o conteúdo baixado.

Também discordo um pouco de que o cache do Safari seja uma grande solução. Às vezes ajuda, às vezes quase não libera nada. Downloads de apps e arquivos de mídia geralmente importam mais.

Se o Mensagens estiver enorme, altere a retenção para 1 ano ou 30 dias em Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens. Conversas antigas com fotos se acumulam feito loucura.

Para fotos, exporte-as para um computador com USB. O app Fotos do Windows ou o Captura de Imagem no Mac funcionam bem. Depois apague do telefone e esvazie Apagados Recentemente. Sem assinatura, sem conta extra de nuvem.

Se a sua biblioteca estiver uma bagunça, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para organizar duplicatas e arquivos grandes. Achei este guia útil sobre as melhores opções de app gratuito para limpar iPhone. Ele aponta uma das melhores opções grátis para limpar fotos.

Mais uma coisa: reinicie depois da limpeza. O iOS às vezes demora um pouco para atualizar os números de armazenamento. Parece bobo, mas sim, ajuda.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @jeff disseram: verifique Memos de Voz, GarageBand, iMovie e os ajustes da câmera. As pessoas focam em Fotos e Mensagens, mas esses apps criativos acumulam silenciosamente arquivos enormes.

Se você usa o Memos de Voz, abra-o e classifique por tamanho ou duração. Algumas gravações longas podem consumir gigas. O mesmo vale para projetos do iMovie. Excluir o vídeo exportado nem sempre é suficiente se o arquivo do projeto ainda estiver lá.

Além disso, vá em Ajustes > Câmera > Formatos e certifique-se de estar usando Alta Eficiência em vez de Mais Compatível. Para vídeo, reduza a gravação de 4K para 1080p, a menos que você realmente precise de 4K. Isso não vai liberar espaço atual, mas desacelera bastante o problema. Fico até surpreso que mais gente não mencione isso.

Outra solução subestimada é excluir e reinstalar apps sociais como Instagram, TikTok, Facebook, Reddit e até Discord. Esses apps acumulam cache como loucos e, ao contrário de Desinstalar App, uma exclusão completa pode limpar esse lixo. Só garanta que você sabe seu login antes, obviamente.

Se a sua fototeca é a verdadeira bagunça, Clever Cleaner faz sentido, já que ajuda a encontrar fotos duplicadas e arquivos grandes mais rápido do que fazer tudo manualmente. E se você quiser entender melhor como funciona, esta avaliação em vídeo do Clever Cleaner para liberar armazenamento do iPhone é mais fácil de acompanhar do que ler descrições aleatórias da App Store.

Minha opinião sincera: liberar espaço no iPhone é mais uma questão de hábitos do que de mágica. Pare os downloads offline, reduza um pouco a qualidade da câmera, limpe o cache dos apps, e os avisos somem rapidinho.