Enfrentei o mesmo problema. A Apple ainda não oferece ao app Fotos uma classificação simples por tamanho e, sim, no iOS 26 isso já parece atrasado.
Se você quer primeiro a resposta direta, o app Fotos padrão não classifica vídeos por tamanho de arquivo. Procurei em todos os lugares de sempre. Nada. Se a sua biblioteca for pequena, dá para fazer isso manualmente. Abra cada vídeo, deslize para cima ou toque no pequeno ícone de informações e depois verifique o tamanho ali. Fiz isso uma vez com algumas dezenas de clipes e fiquei irritado rapidinho. Com centenas, isso vira um trabalho repetitivo e sem sentido.
As pessoas costumam dizer para classificar pela duração. Isso ajuda um pouco, mas deixa de funcionar quando seus vídeos usam resoluções ou taxas de quadros diferentes. Um clipe curto em 4K a 60 fps pode ocupar mais armazenamento do que um vídeo 1080p muito mais longo. Então, a duração é uma estimativa aproximada, não uma resposta exata.
O que funcionou melhor para mim
Desisti do método manual e experimentei o Clever Cleaner. Normalmente evito apps de limpeza porque muitos deles empurram assinaturas e fazem pouco além disso. Este resolveu a única coisa de que eu precisava.
Depois que você permite que ele leia sua biblioteca de fotos, há uma seção chamada Heavies. Ele analisa seus vídeos e coloca os maiores arquivos no topo. Você vê o tamanho ao lado de cada item em MB ou GB, então não há adivinhação. Eu passei pelos meus, escolhi primeiro os que mais ocupavam espaço e liberei uma boa parte do armazenamento muito mais rápido do que jamais consegui no app Fotos.
Se você não quiser apagar os clipes de vez, também há uma opção de Compressão. Testei em alguns vídeos que eu queria manter. Na tela do celular, o resultado ainda pareceu bom para mim, e o arquivo ficou menor. Não é perfeito para todo mundo, mas foi melhor do que apagar coisas antigas da família que eu ainda queria guardar.
Se você quiser ficar próximo das ferramentas integradas da Apple
Existem algumas soluções alternativas parciais. Nenhuma delas substitui a classificação por tamanho dentro do Fotos.
-
Verifique Ajustes, depois Geral e depois Armazenamento do iPhone. Às vezes o iOS mostra uma sugestão de “Revisar vídeos grandes”. Quando ela aparece, é útil. Encontrei alguns clipes esquecidos lá.
-
Use Atalhos se você não se importar em configurar tudo por conta própria. No app Atalhos, crie um com Buscar Fotos. Filtre apenas vídeos e depois adicione uma regra como duração maior que 5 minutos. Classifique por duração, do mais longo para o mais curto. Ainda não é uma classificação por tamanho, embora para algumas bibliotecas isso chegue perto o suficiente.
-
Procure no app Arquivos por vídeos salvos fora do Fotos. Tudo o que estiver armazenado em No Meu iPhone ou iCloud Drive pode ser classificado por tamanho no menu da pasta. Toque nos três pontos e depois escolha Tamanho. Isso não cobre o seu rolo principal da câmera. Você poderia mover vídeos para fora do Fotos, classificá-los lá, fazer a limpeza e depois movê-los de volta, mas já tentei fluxos de trabalho parecidos antes e pareceu uma perda de tempo.
A parte que as pessoas esquecem
Quando você apaga vídeos, o armazenamento não volta imediatamente. Eles ficam em Apagados Recentemente por 30 dias. Se você quiser recuperar o espaço agora, abra o Fotos e esvazie esse álbum você mesmo. Eu não percebi isso da primeira vez e fiquei me perguntando por que meu espaço livre quase não mudou. Um pequeno detalhe, uma grande diferença.
Então, sim, se o seu objetivo é simples, encontrar os maiores vídeos rapidamente, o caminho mais fácil que encontrei foi o Clever Cleaner e sua aba Heavies. As opções integradas parecem inacabadas para esse trabalho.