Como posso recuperar fotos excluídas do meu cartão SD?

Excluí acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD enquanto movia arquivos para o meu computador, e agora não consigo encontrá-las em lugar nenhum. Essas fotos são muito importantes, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar fotos excluídas de um cartão SD antes que algo seja sobrescrito.

Eu passei por isso uma vez, e a pior parte foi o primeiro minuto, quando percebi que o cartão tinha ficado vazio. Então, imediatamente, pare de gravar qualquer coisa nele. Tire o cartão SD da sua câmera ou celular e deixe-o quieto.

Fotos apagadas geralmente não são removidas na hora. O cartão marca o espaço como disponível, e suas próximas fotos ficam por cima dos dados antigos. Se você continuou fotografando, as chances de recuperação caem rápido. Se o cartão ficou intocado, suas chances ainda são boas.

Antes de instalar qualquer coisa, faça as verificações básicas.

• Se a exclusão aconteceu por meio de um Mac, procure na Lixeira.
  • Se aconteceu no Android, verifique a lixeira do Google Fotos e a lixeira da Galeria Samsung. Elas costumam manter os arquivos por 30 a 60 dias.
  • Procure também por cópias em backup na nuvem.

Se nada disso aparecer, eu iria de software de recuperação.

Um erro que cometi na primeira vez foi tentar recuperar pelo telefone conectado. Péssima ideia. Um celular ou câmera via USB muitas vezes esconde a estrutura bruta do cartão, então os aplicativos de recuperação veem menos do que você imagina. Muitos aplicativos móveis são ainda piores. Eles puxam miniaturas, ou exigem acesso root, e você acaba com prévias pequenas e borradas em vez da foto completa. Use um leitor USB de cartão SD e conecte o cartão diretamente a um Mac ou PC com Windows. Isso dá ao software acesso adequado ao cartão.

Existem ferramentas de recuperação demais, e metade das listas online parece copiada umas das outras. O PhotoRec é gratuito e funciona, mas eu achei ele irritante para conjuntos grandes de fotos. Ele usa uma interface de texto, e os arquivos recuperados geralmente voltam com nomes genéricos e sem a ordem das pastas. Se você tem milhares de fotos, organizar tudo vira uma bagunça.

Eu tive mais sorte com o Disk Drill. O que importou para mim foi o básico. Ele lia formatos comuns de câmera, incluindo arquivos RAW como CR2 e NEF. Também me permitia visualizar os arquivos antes da recuperação, o que economizou tempo porque eu conseguia ver quais imagens estavam intactas.

O que eu fiz foi mais ou menos assim.

1. Instale o Disk Drill no seu computador. Em um Mac, conceda Acesso Total ao Disco nas configurações de Privacidade, ou a varredura pode vir pela metade.
  2. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões, conecte-o e depois abra o aplicativo. O cartão deve aparecer na lista de unidades.
  3. Selecione o cartão e inicie a varredura de dados perdidos. A Verificação Universal funcionou bem para mim. Ela verifica exclusões recentes primeiro e depois aprofunda procurando assinaturas de arquivos de foto.
  4. Espere. Você pode navegar durante a varredura, embora eu geralmente deixe terminar para não ficar duvidando de cada arquivo.
  5. Abra a seção Imagens quando a varredura terminar. Filtre por tipo, se quiser. Use o ícone de visualização em um arquivo antes de restaurá-lo. Esta parte é a mais importante. Se a foto abrir normalmente na visualização, ela geralmente é recuperável. Se não abrir, ou mostrar corrupção, não conte com ela.
  6. Selecione as fotos que você quer e clique em Recuperar.

Quando ele perguntar onde salvar os arquivos recuperados, não os envie de volta para o mesmo cartão SD. Salve-os no disco interno do seu computador ou em outra unidade externa. Gravar arquivos recuperados no mesmo cartão é como as pessoas destroem os dados restantes que ainda poderiam ser recuperados. Aprendi isso da pior forma anos atrás, e sim, foi horrível.

Depois da recuperação, abra algumas fotos e confirme que estão boas. Quando tiver certeza de que seus arquivos estão seguros, coloque o cartão de volta na câmera e formate-o nela antes de usá-lo novamente.

Eu começaria por aí. Se o cartão não foi usado desde a exclusão, você ainda tem uma chance razoável.

Primeiro, pare de usar o cartão SD. Cada nova gravação reduz suas chances de recuperação.

Concordo com @mikeappsreviewer na maior parte, use um leitor de cartões, não o cabo do celular ou da câmera. Só discordo um pouco em um ponto. Eu não formataria o cartão logo após a recuperação, a menos que você o teste primeiro em outro dispositivo também. Se o cartão começou a falhar, formatar esconde o problema real e você acaba confiando de novo em um armazenamento ruim.

O que eu faria em seguida:

1. Verifique se as fotos foram copiadas para o seu computador em uma pasta diferente, e não movidas corretamente. Pesquise por tipo de arquivo: JPG, PNG, CR2, NEF, ARW.
  2. No Windows, veja os arquivos ocultos e a Lixeira. No Mac, faça uma busca no Spotlight pelas extensões dos arquivos.
  3. Se nada aparecer, faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD, se as fotos forem muito importantes. Ferramentas como USB Image Tool ou ddrescue ajudam. Isso dá a você uma cópia de trabalho segura. Os profissionais fazem isso por um motivo.

Depois, escaneie a imagem do cartão, ou o próprio cartão, com o Disk Drill. Eu gosto dele porque a visualização ajuda a separar rapidamente fotos completas de arquivos corrompidos. O PhotoRec encontra muita coisa, mas os nomes dos arquivos viram uma bagunça. Se o seu conjunto for grande, isso cansa rápido.

Mais duas coisas que as pessoas deixam passar:

• Se os arquivos foram movidos e o processo falhou, algumas fotos ainda podem estar no dispositivo de origem, não no cartão.
  • Se o cartão for falso ou estiver morrendo, o software de recuperação pode mostrar muitos arquivos com corrupção. Nesse caso, crie a imagem do cartão primeiro, não continue escaneando de novo.

Se você quiser uma explicação rápida sobre as principais ferramentas de recuperação, isto é razoável:
melhor software de recuperação de dados para fotos excluídas e cartões SD

A grande coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @nachtschatten disseram: verifique se a “movimentação” realmente criou um log de transferência parcial ou cache temporário no computador. Muita gente vai direto para ferramentas de recuperação e esquece o Fotos do Windows, pastas de importação do Lightroom, Recentes do Finder, ou até mesmo as pastas Downloads/Área de Trabalho, onde as fotos podem ter parado com nomes estranhos. Já vi arquivos aparecerem como .CHK ou em uma pasta de importação inacabada depois de uma falha na transferência. Meio bobo, mas acontece.

Além disso, se o cartão SD começar a desconectar, pedir reparo ou ficar extremamente lento na leitura, pare de escaneá-lo repetidamente. É aí que eu discordo um pouco da abordagem de escanear logo. Leituras repetidas em um cartão com defeito podem piorar as coisas. Nesse caso, faça primeiro um clone/imagem e depois trabalhe a partir da cópia.

Se o cartão estiver estável, o Disk Drill é honestamente uma das opções mais fáceis porque você pode visualizar as fotos recuperáveis antes de salvá-las, o que importa bastante na recuperação de fotos apagadas de cartão SD. Economiza tempo, menos adivinhação. Só recupere para outra unidade, não de volta para o cartão. Óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso rs.

Também vale a leitura: como recuperar fotos apagadas de um cartão SD passo a passo

Mais uma coisa: se elas forem super importantes, não tente corrigir o cartão ainda, não o formate e definitivamente não tire mais fotos com ele. É assim que algo recuperável vira algo perdido.