Eu salvei acidentalmente muitas fotos como Live Photos no meu iPhone, e agora elas estão ocupando espaço extra e dificultando a organização da minha biblioteca. Preciso de ajuda para encontrar a melhor maneira de converter todas as Live Photos em fotos estáticas sem perder a qualidade da imagem ou detalhes importantes das fotos.
Eu passei pela mesma bagunça. Meu celular parecia normal, aí o armazenamento despencou, e o culpado acabou sendo as Live Photos. Esses pequenos clipes em movimento ocupam espaço rápido. Cada uma é uma imagem estática mais um vídeo curto e um trecho de áudio, então o tamanho do arquivo fica muito maior do que o de uma foto normal. Se a sua biblioteca tem alguns milhares, o espaço desperdiçado fica feio.
Sim, você pode transformar Live Photos em fotos estáticas normais mesmo depois de já terem sido tiradas. O problema é que o caminho nativo da Apple é desajeitado.
O método nativo do iPhone
Se você quiser continuar usando o app Fotos, existe uma gambiarra. Abra o álbum Live Photos, toque em Selecionar, escolha as fotos que quiser, toque no menu de três pontos, depois selecione Duplicar e, em seguida, Duplicar como Foto Estática.
Aqui vem a parte irritante. Isso não substitui a Live Photo. Cria um segundo arquivo. Então, seu armazenamento primeiro aumenta, não diminui. Depois, você ainda precisa encontrar as versões Live originais, apagá-las e então limpar Apagados Recentemente. Fiz isso uma vez em uma biblioteca grande e foi uma tarefa cansativa.
O caminho pelos Atalhos
Também tentei olhar os Atalhos. Você pode configurar uma automação para pegar Live Photos, convertê-las em JPEG ou PNG e salvá-las de volta na sua biblioteca. Funciona, mais ou menos, mas a configuração leva tempo e é fácil deixar passar alguma etapa. Apagar os arquivos Live antigos muitas vezes ainda fica por sua conta, então isso não resolve todo o fluxo.
Apps de limpeza, que pareceram mais fáceis
Para um lote pequeno, a limpeza manual funciona. Para centenas, sem chance. Eu usaria um app feito para isso.
O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Ele tem uma seção Live em que o app agrupa essas fotos por data ou tamanho. Toquei em Selecionar Tudo e depois em Comprimir. O rótulo diz comprimir, mas o que ele fez no meu caso foi remover a parte em movimento e manter a imagem estática.
A parte de que gostei foi o fluxo de limpeza. Depois do processamento, ele perguntou se eu queria apagar as versões Live originais ou deixá-las na lixeira do app por um tempo. Também mostrou quanto espaço seria recuperado antes de eu começar. Isso me poupou da caça às duplicatas que o método da Apple cria.
Como evitar que isso aconteça de novo
Essa parte tem um nome meio estranho no iOS. Vá em Ajustes > Câmera > Manter Ajustes e depois ative Live Photo lá. O que você está fazendo é dizendo à câmera para lembrar da sua última escolha.
Depois disso, abra a Câmera e toque no ícone amarelo de Live Photo, aquele das bolinhas, para que ele fique desativado. A partir daí, o celular deve parar de ativá-lo novamente toda vez.
Se o seu objetivo é economizar armazenamento, o ponto principal é este. A opção nativa da Apple primeiro copia e só depois limpa. Um app de limpeza cuida das duas etapas com menos atrito.
Eu pularia o fluxo de trabalho duplicado da Apple. Funciona, mas é lento e bagunçado. Também não gosto muito do caminho pelo Atalhos que as pessoas mencionam, incluindo @mikeappsreviewer, a menos que você goste de ficar monitorando automações.
Melhor solução com pouco esforço: exporte o quadro estático das Live Photos em lote em um Mac.
1. Conecte seu iPhone a um Mac.
2. Abra o Captura de Imagem ou o Fotos.
3. Importe as Live Photos.
4. No Fotos para Mac, selecione as Live Photos e depois use Arquivo, Exportar, Exportar Original Não Modificado se quiser as duas partes, ou exporte imagens estáticas editadas como JPEG.
5. Reimporte as imagens estáticas em JPEG para sua biblioteca.
6. Exclua as Live Photos originais do iPhone.
7. Esvazie Apagados Recentemente.
Leva tempo, mas dá mais controle e mantém os nomes dos arquivos mais limpos. Se você tiver centenas no celular e quiser algo mais rápido, Clever Cleaner é a opção mais direta no iPhone.
Além disso, desative o Live para as próximas fotos:
Ajustes > Câmera > Preservar Ajustes > ative Live Photo.
Depois abra a Câmera e desligue Live uma vez. O iOS deve se lembrar disso.
Se quiser seguir por um app, vi esta recomendação no Reddit de um app gratuito para limpar iPhone sem anúncios.

Sinceramente, eu não faria essa coisa de exportar no Mac e reimportar, a menos que você realmente queira ficar cuidando de nomes de arquivos e metadados. O @sognonotturno tem razão ao dizer que isso dá controle, mas para a maioria das pessoas é trabalho extra para uma limpeza bem básica.
Se você quer o caminho mais simples usando só o iPhone, o problema não é apenas converter Live Photos em fotos estáticas, é remover as versões Live originais depois. É aí que o app Fotos da própria Apple fica meio burro. Você duplica como estática e depois apaga manualmente as Live. Então sim, o recurso nativo funciona, mas é desajeitado.
Uma opção que quase ninguém destaca o suficiente é usar a Busca no Fotos primeiro. Procure por Live Photos, veja o que realmente importa, favorite as que você quer deixar intactas e depois trate o resto em massa. Isso pelo menos reduz o risco de apagar coisas que você queria manter.
Para conversão em massa no aparelho, o Clever Cleaner é provavelmente o caminho mais fácil se seu objetivo principal for liberar armazenamento e manter o quadro estático. É menos atrapalhado do que fazer duplicatas manualmente. O @mikeappsreviewer mencionou Atalhos, mas na minha opinião isso só é divertido se você gosta de passar uma hora tentando resolver problemas no seu telefone.
Além disso, se o problema é armazenamento, confira isto também:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos
Isso não vai converter nada, mas mostra se o Fotos realmente é o vilão de espaço que você imagina.
E para fotos futuras:
Ajustes > Câmera > Preservar Ajustes > ative Live Photo
depois desative Live na Câmera uma vez.
Se você quiser mais informações sobre apps que realmente lidam com esse tipo de limpeza, esta página é útil:
por que a limpeza de Live Photo para imagem estática é tão incomum em apps de limpeza para iPhone
Versão curta:
- App Fotos nativo = possível, mas irritante
- Atalhos = gambiarra para nerds
- Mac = mais controle, mais trabalho
- Clever Cleaner = mais fácil se você tiver um monte delas e só quiser fazer isso rápido
É meio absurdo que a Apple ainda não ofereça uma opção real de um toque para converter todas as Live Photos em fotos estáticas, para ser sincero.

Eu faria uma coisa primeiro que as outras respostas mal enfatizam: **filtre antes de converter**.
No Fotos, pesquise por **Live Photos** e depois toque em **três pontos > Filtrar > Editadas / Favoritas / Vídeos** conforme necessário, separando as que você realmente quer manter como live, como fotos de ação, pets, fogos de artifício, momentos de crianças pequenas. Converter *tudo* é rápido, mas muita gente se arrepende depois de achatar as boas.
Onde eu discordo um pouco de @sognonotturno é no caminho de exportar/reimportar pelo Mac. É limpo para controle de arquivamento, claro, mas para a maioria das pessoas isso também cria trabalho extra de gerenciamento da biblioteca. E concordo com @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer que o método da Apple de duplicar como foto estática é desajeitado porque aumenta temporariamente a bagunça.
Se você quer a limpeza em massa mais fácil no próprio celular, **Clever Cleaner** é a opção prática.
**Prós do Clever Cleaner**
- Encontra Live Photos em um só lugar
- Mais rápido do que duplicar manualmente
- Bom para recuperar armazenamento rapidamente
- O fluxo de trabalho no aparelho é mais simples do que ficar mexendo no Mac
**Contras do Clever Cleaner**
- Você ainda precisa conferir de novo o que será removido
- Algumas pessoas não vão querer confiar a biblioteca de fotos a um limpador de terceiros
- Se os metadados importam muito para você, os métodos manuais podem parecer mais seguros
Minha opinião:
- **Melhor para controle:** revisão manual primeiro
- **Melhor para velocidade:** Clever Cleaner
- **Melhor para perfeccionistas:** fluxo de trabalho no Mac
- **Pior combinação:** duplicar tudo às cegas e depois organizar a bagunça
Além disso, depois da limpeza, não se esqueça da parte que todo mundo deixa passar: **Apagados Recentemente**. Se você pular isso, o número de armazenamento quase não muda e parece que nada aconteceu.