Como procurar imagens semelhantes no iPhone quando elas não são duplicatas exatas?

Estou tentando limpar minha biblioteca de fotos do iPhone, mas muitas das minhas fotos são versões ligeiramente diferentes em vez de duplicatas exatas. O app Fotos integrado parece identificar apenas duplicatas verdadeiras, então preciso de ajuda para encontrar imagens semelhantes, como fotos em sequência, edições ou fotos quase iguais. Qual é a melhor maneira de procurar e organizar isso sem passar por milhares de fotos uma por uma?

O iOS é um pouco limitado nisso. No app Fotos, a Apple sinaliza apenas imagens duplicadas exatas. Se uma foto tiver um rosto, ângulo, corte ou iluminação um pouco diferentes, ela geralmente é ignorada.

Se tudo o que você precisa é da verificação integrada de duplicatas, faça isto:

1. Abra Fotos.
  2. Role até Utilitários.
  3. Toque em Duplicatas.
  4. Veja os conjuntos correspondentes e toque em Mesclar naqueles que você quer combinar.

Se você também está tentando encontrar fotos parecidas, o iOS sozinho não vai resolver isso. Passei por isso depois de uma viagem em que eu tinha cinco fotos de comida quase idênticas, três fotos borradas do cachorro e uma pilha de capturas de tela que eu tinha esquecido que existiam. Testei alguns apps de limpeza, e o que continuei usando foi o Clever Cleaner.

Eu esperava a bagunça de sempre: paywall primeiro, anúncios depois, limpeza por último. Este pareceu menos irritante. O que mais me chamou atenção foi o agrupamento de fotos parecidas. Ele fez um bom trabalho juntando fotos do mesmo momento, e a sugestão de Melhor Foto muitas vezes era a que eu teria escolhido mesmo. Ainda assim, conferi tudo que era pessoal, coisas com família, animais de estimação, viagens, memórias antigas. Para bagunça aleatória, ele me poupou tempo.

Os passos foram simples:

1. Baixe o Clever Cleaner na App Store.
  2. Permita acesso à sua biblioteca de fotos.
  3. Entre na seção Semelhantes.
  4. Espere a varredura terminar.
  5. Abra um grupo se quiser comparar as fotos por conta própria, ou use Limpeza Inteligente se quiser uma limpeza rápida.
  6. O app marca uma Melhor Foto, embora você possa trocá-la se ele escolher a errada.
  7. Toque em Mover para a Lixeira ou confirme o gesto da Limpeza Inteligente.
  8. Depois, esvazie Apagados Recentemente no Fotos da Apple se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.

Também acabei explorando as outras seções. Elas foram mais úteis do que eu esperava:

1. Duplicatas, para detectar cópias exatas.
  2. Pesados, que coloca seus maiores vídeos na frente para que você possa eliminar primeiro os que mais ocupam armazenamento.
  3. Capturas de Tela, útil se sua biblioteca estiver cheia de recibos antigos, mapas, memes e telas aleatórias de ajustes.
  4. Lives, que transforma Live Photos em imagens estáticas e reduz o uso de armazenamento enquanto mantém a foto principal.

A maior parte do espaço que recuperei nem veio de duplicatas. Veio de arquivos inúteis que eu tinha esquecido que estavam lá, vídeos longos, fotos repetidas e anos de capturas de tela.

Se você não quer outro app no seu celular, ainda há algumas maneiras mais lentas, só com o iPhone, de organizar isso:

1. Use a Busca no Fotos para pessoas, lugares, animais de estimação ou objetos. Fotos parecidas costumam ficar próximas ali.
  2. Navegue por data ou por viagem. Fotos quase iguais geralmente são tiradas com segundos de diferença.
  3. Verifique as fotos em Rajada e fique com o melhor quadro.
  4. Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia se quiser dividir a biblioteca em partes menores.

Esses métodos manuais funcionaram bem quando eu tinha tempo e paciência. Quando minha biblioteca ficou grande, eles pareceram lentos. Um app dedicado foi mais fácil para organizar fotos parecidas em massa.

A resposta curta é que o Fotos do iPhone não tem uma busca visual real por fotos quase duplicadas. Ele encontra duplicatas exatas. Quando uma foto tem um corte diferente, quadro de burst, foco ou exposição, a Apple normalmente a ignora.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não confiaria muito na busca integrada para limpeza. A busca é boa para “cachorro” ou “praia”. Ela é fraca para classificar 40 fotos tiradas nos mesmos 10 segundos.

O que funciona melhor é agrupar por horário de captura. Abra sua biblioteca, afaste o zoom um pouco e revise as fotos tiradas no mesmo minuto. A maioria das quase duplicatas fica lado a lado. As sequências burst também são importantes. Abra a pilha do burst e mantenha apenas o melhor quadro. Isso é lento, mas é preciso.

Se você quiser uma forma mais rápida de encontrar fotos semelhantes no iPhone e remover imagens quase duplicadas, um app de limpeza é o melhor caminho. Clever Cleaner é um dos poucos que já vi fazer um trabalho decente ao agrupar fotos parecidas em vez de apenas cópias exatas. Ele é mais útil quando sua biblioteca é enorme e desorganizada.

Também vale a leitura se você quiser um guia passo a passo: como encontrar fotos semelhantes no seu iPhone e limpá-las mais rápido

Minha regra é revisar manualmente qualquer coisa com pessoas. As seleções automáticas deixam passar coisas às vezes. Capturas de tela, recibos, memes, vídeos antigos, apague tudo isso em massa primeiro. Isso normalmente libera mais espaço do que fotos duplicadas.

O app Fotos da Apple simplesmente não foi feito para uma verdadeira busca de quase duplicatas. Nessa parte, @mikeappsreviewer e @shizuka estão certos. Onde eu meio que discordo é da ideia de que o conselho de “só revisar por tempo” seja suficiente. Isso funciona se você tem 500 fotos. É doloroso se você tem 40.000.

O que me ajudou mais foi usar filtros para criar primeiro lotes menores de limpeza:

• filtrar por tipo de mídia como selfies, retratos, capturas de tela, fotos Live
  • revisar sessões de fotos em sequência separadamente
  • usar álbuns baseados em localização se as imagens parecidas vieram de viagens/eventos
  • favoritar primeiro a foto que vai ficar e depois apagar ao redor dela

Se você quer detecção real de fotos semelhantes no iPhone, não apenas duplicatas exatas, provavelmente vai precisar de um app. O Clever Cleaner é bom para isso porque agrupa fotos parecidas, não só arquivos idênticos. Essa é a peça que falta no iOS.

Além disso, se o objetivo real é armazenamento, ataque primeiro o lixo maior. Imagens semelhantes são irritantes, mas vídeos enormes geralmente ocupam muito mais espaço. Este guia em vídeo para liberar espaço no iPhone rapidamente cobre esse lado muito bem.

Minha opinião sincera: use o Fotos para duplicatas exatas, use o Clever Cleaner para imagens semelhantes e confira manualmente qualquer coisa com rostos porque a IA ainda erra às vezes.

Estou com @shizuka e @hoshikuzu em uma coisa: o próprio iPhone não vai realmente “pesquisar por similaridade visual” do jeito que as pessoas esperam. Mas eu questionaria um pouco a ideia de que agrupar por tempo é a principal resposta. Ajuda, claro, mas ainda assim deixa passar casos em que fotos parecidas estão separadas por horas porque você editou, salvou novamente, enviou por AirDrop ou baixou variantes depois.

Um truque que não tem sido mencionado o suficiente é usar as pistas nas Informações dentro do Fotos antes de apagar qualquer coisa:

• mesmas dimensões
  • mesmo tipo de arquivo como HEIC/JPEG/PNG
  • mesma lente ou câmera
  • mesmo local
  • mesma data de edição

Esses padrões frequentemente revelam quase duplicatas que a Apple nunca agrupa.

Se você quer detecção em massa de verdade, o Clever Cleaner provavelmente é o caminho mais prático.

Prós

• agrupa fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas
  • geralmente encontra bagunça óbvia rapidamente
  • útil para bibliotecas grandes
  • também detecta capturas de tela e arquivos grandes

Contras

• os palpites de “melhor foto” nem sempre são os seus favoritos
  • pode agrupar demais fotos da mesma cena
  • você ainda precisa revisar manualmente fotos de pessoas, pets e lembranças

Também acho que @mikeappsreviewer tem razão sobre uma coisa que muita gente ignora: a perda de armazenamento muitas vezes vem mais dos vídeos do que das fotos. Então, se o seu objetivo é liberar espaço, não fique obcecado apenas com quase duplicatas.

Meu fluxo de trabalho seria:

1. Limpar vídeos e capturas de tela primeiro.
  2. Usar Favoritos para proteger o que você quer manter.
  3. Executar uma ferramenta de fotos semelhantes como o Clever Cleaner.
  4. Revisar manualmente qualquer coisa sentimental.

Isso costuma ser mais rápido do que tentar forçar o Fotos a fazer algo que ele simplesmente não faz bem.