Corrigir a partição RAW ou recuperar os arquivos primeiro?

Minha partição do disco rígido de repente mudou para RAW após uma reinicialização, e agora o Windows diz que ela precisa ser formatada antes que eu possa usá-la. Ela tem fotos importantes e arquivos de trabalho, então tenho medo de que tentar corrigir a partição RAW primeiro possa dificultar a recuperação de dados. Devo recuperar os arquivos primeiro ou é mais seguro reparar a partição antes de fazer qualquer outra coisa?

Eu já passei por essa mesma bagunça uma vez. Minha primeira atitude não foi reparar, nem formatar, nem rodar o CHKDSK. Primeiro eu tirei os arquivos de lá.

Uma unidade aparecer como RAW não significa que os dados sumiram. Na maioria das vezes, o Windows perdeu a capacidade de interpretar o sistema de arquivos. Já vi isso acontecer depois de uma queda de energia, depois de remover um pendrive rápido demais, em um disco com setores defeituosos, e uma vez em um notebook onde nada de óbvio aconteceu. Se a partição antes era NTFS, o Windows não está conseguindo ler o que antes fazia sentido.

E sim, o CHKDSK se recusar a rodar combina com esse padrão. O Windows geralmente mostra isto:

'O tipo do sistema de arquivos é RAW. O CHKDSK não está disponível para unidades RAW.'

Quando vejo isso, deixo as ferramentas de reparo de lado por enquanto. Forçar mudanças em uma partição danificada é como as pessoas transformam uma bagunça recuperável em algo pior.

Esta é a ordem que eu seguiria:

1. Pare de gravar qualquer coisa na unidade.
  2. Recupere seus arquivos em outro lugar.
  3. Corrija ou recrie a partição depois da recuperação.
  4. Copie seus arquivos de volta só quando a unidade estiver estável novamente.

Para a recuperação, eu usei Disk Drill. O que funcionou para mim foi a verificação direta. Ela não depende de o Windows conseguir ler o sistema de arquivos corrompido corretamente.

Os passos são simples o suficiente:

1. Instale o Disk Drill em um disco diferente, não no RAW.
  2. Abra o programa e escolha a unidade ou partição afetada.
  3. Clique em Procurar dados perdidos. Se ele pedir um tipo de verificação em uma unidade externa, eu escolheria Verificação universal quase sempre. Só mudo para Recuperação avançada de câmera quando o caso é vídeo fragmentado de uma câmera, dash cam ou drone.
  4. Deixe a verificação terminar. Eu sei, demora.
  5. Abra Revisar itens encontrados e teste algumas prévias.
  6. Escolha o que você precisa e clique em Recuperar.
  7. Salve o material recuperado em outra unidade.

Depois de verificar que os arquivos recuperados abrem sem corrupção, aí sim lide com a partição.

Se você quiser tentar restaurar o layout original, vale a pena testar o TestDisk. Já vi ele recuperar uma tabela de partição de forma limpa. Se falhar, ou se você não se importar em restaurar a estrutura antiga, abra o Gerenciamento de Disco, remova a partição RAW se necessário, crie um Novo Volume Simples, faça uma formatação rápida e depois mova os arquivos recuperados de volta.

Um pequeno aviso por experiência. Se esta unidade for um SSD, eu não deixaria isso parado por dias. O suporte a TRIM em SSDs pode apagar blocos excluídos em segundo plano com o tempo. O status RAW nem sempre aciona o TRIM imediatamente, mas gravações extras e uso desnecessário pioram a recuperação.

A história muda se a unidade continuar ficando offline, fizer sons de clique ou raspagem, sumir durante as verificações ou reconectar sem parar. Eu pararia aí. Software não é a solução quando o hardware está se comportando mal. Nesse ponto, uma empresa de recuperação é o caminho mais seguro, principalmente se os arquivos forem importantes.

Recupere primeiro. Conserte depois.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre a ordem. Onde discordo um pouco é no seguinte. Antes de tentar qualquer reparo, verifique a saúde da unidade. Se o SMART mostrar setores pendentes, erros de CRC ou falhas de leitura, pare de tratar isso apenas como um problema de sistema de arquivos. Pode ser uma unidade morrendo.

Minha ordem seria:

1. Verifique o SMART com o CrystalDiskInfo ou a ferramenta do fabricante da unidade.
  2. Se a saúde parecer ruim, clone o disco primeiro com ddrescue ou uma ferramenta semelhante.
  3. Recupere os arquivos do clone ou da imagem.
  4. Só então tente as opções de reparo.

Por que estou insistindo em clonar primeiro. Uma partição RAW após uma reinicialização geralmente significa uma de 3 coisas:

• setor de boot ou MFT danificado no NTFS
  • problema na tabela de partição
  • erros de leitura de hardware

Em HDDs com falha, verificações repetidas na unidade original podem piorar a situação. Em SSDs, o tempo importa ainda mais.

Se o disco estiver estável, use o Disk Drill para escanear e recuperar o que for importante para outra unidade. Comece pelas pastas mais importantes primeiro, se o software permitir filtrar por tipo ou data. Fotos, documentos, arquivos de projeto. Verifique se uma amostra dos arquivos recuperados abre.

Depois que seus dados estiverem seguros, aí sim tente reparar. O TestDisk serve bem para reconstruir informações de partição. Se o Windows continuar dizendo que a unidade precisa ser formatada, não aceite esse aviso ainda. E pule o CHKDSK em RAW. Uma versão em linguagem simples do problema é que o Windows não pode executar o Check Disk porque o sistema de arquivos da unidade aparece como RAW ou ilegível.

Se você quiser uma explicação rápida, isto ajuda:
como corrigir CHKDSK não disponível para unidades RAW

Versão curta, seus arquivos vêm primeiro. O reparo é a etapa dois. Se a unidade fizer cliques, desconectar ou travar o PC, pare e procure um profissional.