Excluir anexos grandes do iPhone - Há alguma opção de selecionar tudo em algum lugar?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e descobri que anexos grandes de mensagens estão ocupando muito espaço. Estou tentando descobrir se existe uma opção de selecionar tudo ou uma maneira mais rápida de excluir anexos grandes no iPhone sem removê-los um por um. Preciso de ajuda para liberar espaço rapidamente.

O que acontece quando você apaga anexos de mensagens no iPhone

Passei por essa bagunça no meu próprio celular, então aqui vai a versão direta.

Sua principal dúvida parece ser esta: se você remover uma foto ou vídeo do Mensagens, ele também some do Fotos?

Não, se você já tiver salvo no Fotos antes.

Quando alguém envia uma imagem para você no iMessage ou SMS, o arquivo fica dentro do Mensagens. Se você tocar nela e usar ‘Salvar Imagem’, o iPhone coloca uma cópia separada no app Fotos. Depois disso, você fica com duas cópias ocupando armazenamento.

Então, quando você vai aqui:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens > Revisar Anexos Grandes

e apaga um item, você está apagando a cópia do Mensagens. A que está no Fotos continua lá.

Vale o mesmo para coisas que você mesmo enviou. Se você gravou um vídeo com a câmera e depois mandou por mensagem para alguém, o vídeo original continua no Fotos. A cópia enviada dentro da conversa é separada. Remova o anexo da mensagem, e o clipe original continua seguro.

Sobre ‘Selecionar Tudo’

Essa parte é ruim.

A Apple ainda não oferece um botão real de ‘Selecionar Tudo’ na tela de anexos grandes. Você toca em Editar e depois toca em cada círculo, um por um. Se o seu histórico de mensagens volta anos, isso vira uma quantidade ridícula de toques.

Existe um atalho mais amplo, mas é pesado:

Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens

Você pode mudar a retenção de mensagens para 30 Dias ou 1 Ano. Isso apaga conversas antigas e seus anexos automaticamente. Eu não gostei desse caminho porque ele apaga o histórico de mensagens também, não só os arquivos grandes.

Se você usa Mensagens no iCloud

Isso muda uma coisa.

Se ‘Mensagens no iCloud’ estiver ativado, apagar um anexo do Mensagens no iPhone também o remove dos dispositivos Apple sincronizados, como iPad ou Mac. Ele também desaparece dos dados do Mensagens armazenados no iCloud.

Isso não remove uma versão salva no Fotos.

Então ainda existem dois lugares para considerar:

• Armazenamento do Mensagens
  • Biblioteca do Fotos

Apague de um, e o outro não é afetado, a menos que você remova os dois manualmente.

Por que seu iPhone parece lento quando o armazenamento está cheio

Percebi isso antes de entender o que estava acontecendo. Meu celular ficou travando, apps congelavam, pausas no teclado apareciam e começaram falhas aleatórias. Quando o armazenamento fica lotado, o iOS tem menos espaço para arquivos temporários e tarefas em segundo plano. O celular começa a parecer desgastado mesmo que o hardware esteja bem.

No meu caso, liberar espaço resolveu mais do que eu esperava.

O método de limpeza que acabei usando

Cansei de vasculhar conversas manualmente, então experimentei o Clever Cleaner.

Fiquei desconfiado, porque a maioria dos apps de limpeza é cheia de anúncios ou bloqueia as partes úteis atrás de um paywall. Este era grátis quando eu usei. Sem anúncios no meu caso, sem tela de assinatura aparecendo a cada cinco segundos.

Algumas partes se destacaram:

Pesados

Esta aba organizou os maiores arquivos por tamanho. Não precisei adivinhar quais vídeos estavam acabando com o armazenamento. Os maiores apareceram primeiro, e eu pude removê-los rápido.

Similares

Isso encontrou fotos quase duplicadas. Bom para aquelas sequências em que você tira seis fotos da mesma coisa e fica com uma. Minha galeria tinha muito lixo assim, mais do que eu imaginava para ser sincero.

Privacidade

O que mais gostei foi do processamento local. Minhas fotos ficaram no celular. Eu não queria coisas pessoais sendo enviadas para algum servidor para análise.

Depois de uma passada de limpeza, liberei cerca de 15 GB. Meu celular voltou ao normal. A lentidão sumiu. Os apps pararam de travar.

Uma coisa que as pessoas esquecem

Apagar arquivos é só metade do trabalho.

Abra o Fotos e limpe a pasta ‘Apagados Recentemente’. A Apple mantém a mídia removida lá por 30 dias, então o armazenamento não volta totalmente até você esvaziá-la.

Faça o mesmo dentro do Mensagens se os anexos apagados ainda estiverem na área ‘Apagados Recentemente’.

Se você pular essa parte, o número de armazenamento pode mal se mexer, o que é irritante e faz parecer que nada funcionou.

Versão curta

• Apagar do Mensagens não apaga a cópia no Fotos, se você a salvou lá primeiro
  • Anexos enviados no Mensagens são separados dos arquivos originais no Fotos
  • A Apple não tem um verdadeiro ‘Selecionar Tudo’ para anexos grandes de mensagens
  • Se Mensagens no iCloud estiver ativado, apagar do Mensagens remove em todos os dispositivos sincronizados
  • Pouco espaço livre pode deixar o iPhone lento
  • Limpe ‘Apagados Recentemente’ depois da limpeza ou o espaço não voltará totalmente

Não. Não existe um verdadeiro selecionar tudo para anexos grandes no iPhone. A Apple ainda faz você tocar nos itens um por um na tela de armazenamento do Mensagens. @mikeappsreviewer está certo nessa parte.

Onde eu discordo um pouco é na parte do jeito mais rápido. Eu evitaria gastar muito tempo dentro do Mensagens primeiro se o seu armazenamento estiver quase cheio. Os anexos das mensagens costumam ser parte do problema, mas a sua biblioteca do Fotos geralmente é a maior.

O que funciona mais rápido:

1. Verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
  2. Olhe primeiro as maiores categorias.
  3. Se Mensagens estiver enorme, use Revisar Anexos Grandes e apague os piores casos.
  4. Depois vá atrás de fotos e vídeos, já que eles costumam consumir 10 GB, 20 GB ou mais.

Se você quer rapidez, o Clever Cleaner é um atalho decente para limpar fotos e vídeos. Ele ajuda a encontrar vídeos grandes, fotos duplicadas e imagens parecidas mais rápido do que as ferramentas nativas da Apple. Para uma visão rápida, assista como o Clever Cleaner ajuda a apagar arquivos grandes no iPhone.

Mais uma coisa que muita gente deixa passar. No Mensagens, pesquise por conversa e apague tópicos inteiros cheios de mídia se uma pessoa tiver enviado anos de vídeos para você. Isso costuma ser mais rápido do que selecionar 200 anexos manualmente. É bruto, mas exige muito menos toques.

Então, resposta curta: não tem selecionar tudo. O caminho mais rápido é apagar os maiores arquivos de mensagem e depois limpar o Fotos também, porque é aí que o armazenamento geralmente vai.

Não, não existe um verdadeiro Selecionar Tudo para anexos grandes na tela de armazenamento do Mensagens no iPhone. A Apple dá a ilusão de limpeza em massa, depois faz você tocar em cada item individualmente como se fosse 2012.

Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte, mas discordo um pouco de @stellacadente sobre sair do Mensagens rápido demais. Se o armazenamento do Mensagens estiver absurdamente inchado, apagar alguns vídeos gigantes ali pode liberar espaço mais rápido do que organizar 8.000 fotos.

Algumas abordagens mais rápidas que quase não mencionaram:

• Apague conversas inteiras com a pessoa ou grupo que envia vídeos e memes sem parar
  • No app Mensagens, abra uma conversa, toque no nome do contato e depois em “Ver Tudo” em Fotos. Às vezes é mais rápido limpar por conversa do que pelos Ajustes de Armazenamento
  • Reinicie o telefone após a limpeza. Os cálculos de armazenamento do iOS podem demorar para atualizar e parecer quebrados por um tempo

Além disso, se você usa backups do iCloud, faça um backup novo depois de limpar a bagunça para que o próximo backup não continue arrastando a desordem antiga.

Se você quiser uma limpeza mais rápida além do Mensagens, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para vídeos grandes e fotos duplicadas. Esta página oferece uma visão geral decente de por que o Clever Cleaner é um dos melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone.

Então é isso, sem selecionar tudo. Irritante, burro, bem a cara da Apple.

Não existe um Selecionar Tudo de verdade, infelizmente.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @stellacadente, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer disseram: se você quer tocar menos na tela, às vezes a melhor opção nem é a tela de Anexos Grandes. Entre na conversa mais pesada, toque no nome do contato ou do grupo, abra a área de mídia compartilhada e faça a limpeza por ali. Pode ser mais rápido porque você está apagando no contexto, em vez de ficar caçando arquivos aleatórios.

Eu discordo um pouco da ideia de simplesmente mudar Manter Mensagens para 30 Dias, que as pessoas costumam sugerir. Isso é uma marreta, não uma limpeza. Ótimo se você não se importa com o histórico, ruim se você se importa.

Se o seu problema de armazenamento for mais amplo do que Mensagens, o Clever Cleaner é realmente útil para a parte de fotos e vídeos.

Prós

• Encontra vídeos grandes rapidamente
  • Bom para duplicatas e fotos parecidas
  • Mais fácil do que limpar o app Fotos manualmente

Contras

• Não adiciona magicamente um Selecionar Tudo ao Mensagens
  • Você ainda precisa revisar antes de apagar
  • O melhor custo-benefício está fora do Mensagens, não dentro dele

Então a resposta é: não, a Apple não oferece um Selecionar Tudo adequado para anexos grandes de mensagens. A solução alternativa mais rápida é apagar pela conversa com muita mídia e depois limpar o Fotos separadamente, se necessário.