Formatei minha unidade USB por engano, como recuperá-la?

Formatei acidentalmente minha unidade flash USB e perdi arquivos importantes de que ainda preciso. Estou procurando etapas seguras de recuperação de dados de unidade USB, recomendações de software ou qualquer coisa que eu deva evitar para ter a melhor chance de recuperar meus dados.

Sim, é ruim quando um USB é formatado por engano. Fiz isso uma vez com uma pequena unidade de trabalho e a primeira coisa que aprendi foi simples: formatar nem sempre significa que os arquivos se foram.

O grande detalhe é o tipo de formatação.

Se foi uma Formatação Rápida, suas chances costumam ser razoáveis. Esse tipo geralmente termina rápido porque limpa os registros do sistema de arquivos, não o conteúdo completo. Muitos dos dados antigos ainda ficam lá até que novos arquivos os sobrescrevam.

Se foi uma Formatação Completa, a perspectiva é pior. Esse processo sobrescreve o armazenamento, então os programas normais de recuperação geralmente encontram pouco ou nada.

Uma coisa que precisei desaprender: não existe uma forma real de desformatar um pendrive. Depois que a formatação aconteceu, aconteceu. Os aplicativos de recuperação fazem outra coisa. Eles analisam o dispositivo em busca de dados restantes dos arquivos e tentam remontá-los. Se os blocos de dados brutos ainda existirem, talvez você consiga recuperar os arquivos. Se esses blocos tiverem sido sobrescritos, acabou.

Faça isto primeiro, e faça agora: pare de usar o USB.

Não copie nada para ele. Não o formate novamente. Não execute o CHKDSK. Não tente etapas aleatórias de reparo encontradas em resultados de busca. Cada gravação dificulta mais a recuperação, e às vezes um único passo errado já basta.

O que eu faria em seguida é usar uma ferramenta de recuperação imediatamente. Já vi resultados razoáveis com o Disk Drill. É uma das opções menos incômodas se você nunca fez recuperação de arquivos antes.

Meus passos habituais:

1. Instale o Disk Drill na unidade interna do seu computador, nunca no USB formatado.
  2. Conecte o pendrive.
  3. Abra o Disk Drill e escolha o USB na lista de unidades.
  4. Pressione Procurar Dados Perdidos e depois escolha Varredura Universal quando ele pedir. Para unidades USB formatadas, este costuma ser o lugar certo para começar.
  5. Deixe a verificação ir até o fim. Você pode olhar os resultados antes, mas eu esperaria. Tive resultados melhores assim, ou pelo menos pareceu isso.
  6. Visualize o que ele encontrar. Se uma foto abrir, um documento for exibido ou um vídeo tocar na visualização, suas chances de uma recuperação limpa aumentam.
  7. Recupere os arquivos para uma unidade diferente. Não de volta para o mesmo USB. Nunca faça isso.

Uma parte que as pessoas pulam e depois se arrependem: o Disk Drill permite criar uma imagem de disco byte a byte. Se o pendrive continua desconectando, apresenta erros de leitura ou age de forma instável, crie a imagem primeiro e analise a imagem em vez disso. Fiz isso uma vez com um dispositivo morrendo e isso me salvou de perder uma segunda chance de recuperação.

Se os arquivos recuperados voltarem com nomes estranhos ou se as pastas tiverem sumido, isso é normal depois de uma formatação. Nomes bagunçados são irritantes, claro, mas o principal é se os dados do arquivo ainda abrem.

Então sim, a recuperação de arquivos de um pendrive formatado geralmente é possível, principalmente após uma formatação rápida. A melhor atitude é deixar a unidade em paz, analisá-la o quanto antes e salvar os arquivos recuperados em outro lugar. O tempo importa aqui. Cada gravação extra prejudica suas chances.

Primeiro, verifique que tipo de formatação você fez. @mikeappsreviewer explicou bem a diferença entre formatação rápida e completa, então não vou repetir isso. Vou acrescentar uma coisa. Nas versões mais recentes do Windows, uma formatação completa costuma gravar zeros. Se isso aconteceu, as chances de recuperação em casa caem bastante.

Meu conselho é verificar a saúde da unidade antes de fazer uma varredura longa. Use o CrystalDiskInfo se ela aparecer como um SSD ou HDD USB normal. Para pendrives comuns, use uma ferramenta de teste de leitura apenas se tiver certeza de que ela não vai gravar nada. Se o USB desconecta, cai para 0 KB/s ou apresenta erros de E/S, evite varreduras repetidas. Faça uma imagem primeiro e depois trabalhe a partir dela. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.

Discordo um pouco em um ponto. Eu nem sempre começaria com a varredura mais ampla primeiro. Se a formatação foi recente e o sistema de arquivos permaneceu o mesmo, uma varredura rápida do sistema de arquivos às vezes retorna nomes e pastas originais mais rápido. Se encontrar pouca coisa, então mude para uma varredura profunda. O Disk Drill é bom para isso porque oferece suporte a ambos os caminhos e lida bem com a recuperação de USB formatado.

Alguns pontos práticos que as pessoas deixam passar:

1. Verifique se os arquivos foram copiados para outro lugar antes. Histórico de Arquivos do Windows, OneDrive, Google Drive, anexos antigos de e-mail, importações da câmera.
  2. Olhe no Gerenciamento de Disco. Se o USB mostrar o tamanho errado ou aparecer como não alocado, isso indica dano na partição, não apenas formatação.
  3. Recupere para o seu PC ou para outra unidade externa com mais espaço livre do que os dados que você quer recuperar.
  4. Classifique os resultados da varredura por tipo de arquivo primeiro. Fotos e vídeos costumam ser recuperados melhor do que arquivos de escritório após uma formatação.
  5. Abra as visualizações antes de restaurar um monte de coisas. Isso economiza tempo.

O que evitar, por experiência:

• Não execute ferramentas de reparo.
  • Não salve os arquivos recuperados de volta no USB.
  • Não continue conectando em TVs, carros, impressoras aleatórias e outros aparelhos. Esses dispositivos gravam arquivos ocultos.

Se você quer o melhor software para recuperação de USB formatado, comece com uma ferramenta feita para varreduras em unidades apagadas e formatadas, como o Disk Drill. Ele é simples o suficiente para a maioria das pessoas e oferece visualizações antes da recuperação.

Além disso, este clipe curto sobre dicas de recuperação de dados USB e limpeza do PC vale a pena ver.

Se os arquivos forem documentos empresariais, registros legais ou fotos de família insubstituíveis, e a primeira imagem ou varredura parecer ruim, pare por aí. Um laboratório custa mais, mas tentativas repetidas de fazer você mesmo pioram as coisas.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas disseram: antes de começar a fazer varreduras no USB, verifique se a unidade está sendo lida com a capacidade correta. Se um pendrive de 128 GB de repente aparecer como 32 MB ou pedir para ser inicializado, isso pode significar dano no controlador ou na tabela de partição, não apenas um simples problema de formatação. Nesse caso, a recuperação fica bem mais complicada rapidamente.

Também meio que discordo da ideia de que as pessoas devam continuar tentando vários aplicativos, um após o outro, no USB ativo. Até varreduras somente leitura forçam mídias flash instáveis. Se os dados forem importantes, faça uma imagem primeiro, se possível, e depois teste a recuperação nessa imagem. Muito mais seguro.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida porque pode escanear unidades USB formatadas e visualizar arquivos antes da recuperação. Isso importa mais do que as pessoas imaginam. Se as visualizações estiverem com problema, os arquivos recuperados também podem ser lixo. Além disso, salve os resultados em outra unidade, não no mesmo pendrive. Parece óbvio, mas o pessoal ainda faz isso.

Outra dica: se o USB foi usado em uma câmera, telefone ou gravador, pesquise por assinaturas de arquivo conhecidas em vez de nomes de pastas. A recuperação de USB formatado muitas vezes perde a estrutura original, mas os arquivos brutos ainda podem estar lá.

Este guia sobre como recuperar arquivos de um pendrive formatado também vale a leitura.

Evite CHKDSK, evite formatar de novo e evite testar a unidade copiando arquivos para ela. É assim que as pessoas transformam algo recuperável em não recuperável bem rápido.

Um ângulo extra que ninguém destacou com força suficiente: verifique se o USB está usando comportamento de TRIM/UASP. Em muitos pendrives comuns, o TRIM não fica ativo, então uma formatação rápida deixa chances razoáveis de recuperação. Mas em alguns SSDs USB e gabinetes mais novos, blocos excluídos podem ser apagados em segundo plano bem rápido. Por isso eu discordo um pouco da ideia de que o conselho de que “o tempo importa” seja universal. Importa, sim, mas ligar o dispositivo repetidamente também pode acionar a limpeza em alguns tipos de hardware. Se isso for um SSD USB, menos reconexões é melhor.

Além disso, não julgue a recuperação apenas por “a varredura encontrou 50.000 arquivos”. Quantidade não significa nada. O que importa é:

• nomes de arquivo originais
  • estrutura de pastas intacta
  • visualizações válidas
  • tamanhos de arquivo corretos
  • documentos que realmente abrem

Um teste prático que eu uso: recupere 5 a 10 arquivos de exemplo de tipos diferentes primeiro. Um JPG, um DOCX, um PDF, um vídeo, um ZIP. Se eles estiverem corrompidos, não perca horas restaurando todo o resto a partir do mesmo conjunto de resultados.

Sobre ferramentas, o Disk Drill é uma escolha razoável aqui.

Prós

• fácil de usar
  • bom suporte a visualização
  • consegue escanear bem unidades USB formatadas
  • o recurso de criação de imagem é útil antes de uma recuperação arriscada

Contras

• varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados
  • a recuperação completa não é gratuita
  • em mídia flash muito danificada, os resultados ainda dependem mais da condição do hardware do que do software

Comparando com os pontos de @cazadordeestrellas, @sognonotturno e @mikeappsreviewer, eu acrescentaria isto: se o USB contiver principalmente arquivos pequenos do Office, planilhas ou bancos de dados, a recuperação pode ser menos tolerante do que no caso de fotos/vídeos, porque até uma corrupção pequena pode inutilizá-los completamente. Portanto, ajuste as expectativas de acordo.

Se a unidade montar normalmente, faça uma imagem, se possível, depois teste com o Disk Drill ou outro aplicativo sério de recuperação a partir da imagem, não do dispositivo USB. Se a primeira varredura sólida retornar visualizações inúteis, pare de experimentar. Esse geralmente é o ponto em que o faça-você-mesmo se transforma em destruição de evidências.