Melhor maneira de apagar capturas de tela no iPhone sem ir uma por uma?

Meu iPhone está lotado de capturas de tela depois de salvar recibos, rotas e informações aleatórias, e excluí-las individualmente está demorando uma eternidade. Estou procurando a maneira mais rápida de excluir capturas de tela em massa no iPhone sem perder outras fotos, porque preciso liberar espaço de armazenamento rapidamente.

Eu passei por isso também. Meu álbum de Capturas de Tela virou uma gaveta de tranqueiras, códigos de envio, logins temporários, memes, comprovantes de pagamento aleatórios. Parecia inofensivo até o armazenamento do iPhone começar a reclamar. Aí fui verificar e uma boa parte do espaço estava ocupada por coisas que eu nunca pretendi guardar.

Versão curta: sim. Apagados Recentemente também usa armazenamento. No iPhone, apagar uma captura de tela da biblioteca não a remove imediatamente. O iOS a move para Apagados Recentemente por 30 dias. Durante esses 30 dias, o arquivo ainda fica no celular. Se você quer recuperar o espaço agora, precisa limpar os dois lugares.

Excluir em massa no Fotos

Abra o Fotos. Vá para Álbuns ou Coleções. Role até Tipos de Mídia e abra Capturas de Tela. Toque em Selecionar no canto superior direito, depois em Selecionar Tudo e então toque no ícone da lixeira. Isso remove as imagens da biblioteca principal.

Depois vá para Apagados Recentemente em Utilitários. O Fotos vai pedir Face ID ou seu código de acesso. Toque em Selecionar, depois no menu de três pontos e então em Apagar Tudo. Este é o passo que as pessoas pulam. O armazenamento geralmente não diminui até você esvaziar essa pasta também.

Uma forma mais limpa de organizar a bagunça

Eu usei primeiro o app Fotos. Funciona, mas pareceu meio desajeitado. Sem tamanhos de arquivo na tela. Sem uma forma rápida de identificar os arquivos que mais ocupam espaço. Sem uma classificação decente se a pasta de capturas de tela estiver lotada.

Clever Cleaner deixou isso menos irritante para mim. É grátis, sem anúncios, sem paywall pelo que eu vi. A aba Screenshots mostra o tamanho de cada arquivo direto na grade, então você sabe o que está apagando antes mesmo de tocar em qualquer coisa. Também há uma visualização por deslize. Esquerda para jogar fora, direita para manter. Simples até demais, mas mais rápido do que abrir imagens uma por uma no Fotos.

Ele também cobre outros arquivos pesados que ocupam armazenamento. Em Heavies, sua mídia é organizada por tamanho, então os maiores vilões aparecem primeiro. Similars agrupa fotos quase duplicadas, coisas como cinco fotos da mesma coisa em que só uma vale a pena manter. Pelo que eu vi, o processamento fica no dispositivo, então sua biblioteca não é enviada para outro lugar.

Se você quiser o tópico onde as pessoas falam sobre isso, aqui está: https://nruns.com/t/is-clever-cleaner-app-too-good-to-be-true/1871/2

Evite que as capturas de tela se acumulem de novo

Um recurso do iPhone que eu demorei demais para descobrir foi Copiar e Apagar. Depois de fazer uma captura de tela, toque na miniatura de pré-visualização no canto inferior esquerdo. Edite se necessário. Toque em OK no canto superior esquerdo. Depois escolha a opção vermelha Copiar e Apagar em vez de Salvar em Fotos. A imagem vai para a área de transferência e sai da sua biblioteca imediatamente. Isso é ótimo para coisas de uso único, como números de rastreamento, códigos de login e confirmações de pedido.

Se você quer limpeza no piloto automático, use Atalhos. Crie um atalho com Buscar Fotos, filtre para capturas de tela e depois adicione uma regra como data da captura anterior a 7 dias. Depois disso, adicione Apagar Fotos. Você pode vinculá-lo a uma programação ou gatilho. O iPhone ainda pede confirmação, então você não está apagando às cegas.

Se as capturas de tela se recusarem a sumir

Eu vi isso uma vez quando o Fotos do iCloud estava sincronizando mal. Uma captura de tela parecia apagada, depois aparecia de novo, ou o número de armazenamento não mudava por um tempo. A primeira coisa é esvaziar Apagados Recentemente manualmente. Depois verifique seu Wi-Fi. Uma sincronização lenta ou travada às vezes faz o Fotos parecer fora de sincronia.

Se você apagou algo importante por engano, uma passagem, código de backup ou comprovante, verifique primeiro Apagados Recentemente. Se sumiu de lá também, um software de recuperação costuma ser uma aposta melhor do que ficar esperando e torcendo para o iCloud ter guardado alguma cópia escondida. Não é divertido, mas é melhor do que ficar no achismo.

Depois de limpar tudo, a barra de armazenamento finalmente diminui e o celular parece menos entupido. Eu fiz isso há um tempo e recuperei mais espaço do que esperava. Meio irritante quanto lixo vai se acumulando sem você perceber.

A maneira integrada mais rápida para mim foi usar a busca, não o álbum Capturas de Tela. Abra Fotos, toque em Buscar, digite “captura de tela” e depois toque em Selecionar. A partir daí, arraste o dedo pelas linhas para selecionar em massa muito mais rápido do que tocar uma por uma. Em bibliotecas grandes, a seleção com deslize de dois dedos parece mais rápida do que a visualização em álbum da Apple. Depois, apague. Após uma limpeza enorme, reinicie o telefone. Os números de armazenamento demoram bastante para atualizar no iOS. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre Atalhos para isso. Funciona, mas para capturas de tela parece exagero, a menos que você queira um fluxo de limpeza recorrente. Se você quiser uma visualização mais limpa para revisão em massa, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. É mais um app de limpeza de armazenamento do iPhone, sem anúncios e sem cara de paywall, e este tópico sobre um app gratuito de limpeza de armazenamento do iPhone para remover capturas de tela e arquivos inúteis rapidamente explica isso muito bem. Gostei mais dele para organizar antes de apagar, especialmente se a sua pasta de capturas de tela estiver uma bagunça. Mais um truque. Em Ajustes, Siri e Busca, Fotos, ative os recursos de indexação de busca se a busca do Fotos parecer ruim. O meu apresentou um bug uma vez e deixou passar metade das capturas de tela.
Melhor maneira de apagar capturas de tela no iPhone sem fazer uma por uma?
Sinceramente, o método mais rápido que encontrei é usar um Mac, não o próprio iPhone. Se você tem um Mac e o Fotos do iCloud ativado, abra o app Fotos nele, pesquise ou filtre por capturas de tela e depois selecione várias com Shift ou Command como um ser humano normal, em vez de fazer acrobacias com os dedos no celular. Exclua tudo em massa e depois limpe Apagados Recentemente nos dois dispositivos, se necessário. Muito menos irritante. Eu sei que @mikeappsreviewer e @stellacadente já cobriram as opções no próprio iPhone, mas eu contestaria um pouco a ideia de fazer tudo no celular se você tiver milhares. Fica lento e meio travado. Se você não tiver um Mac, outra solução prática é conectar o iPhone a um PC com Windows e importar as capturas de tela que você realmente quer manter, depois apagar o lixo do celular. Rudimentar, mas rápido. Além disso, se isso é uma bagunça recorrente, pare de salvar toda captura de tela no Fotos desde o início. Para coisas como recibos e direções, eu normalmente tiro a captura, compartilho onde preciso e depois apago direto da pré-visualização. Isso economiza muito trabalho de limpeza depois. Se você quiser uma visualização de organização melhor do que a Apple oferece, o Clever Cleaner é decente para revisão em massa. É mais fácil de analisar do que o app Fotos padrão, esp se sua biblioteca for um verdadeiro caos. Esta discussão sobre se o Clever Cleaner é realmente útil para limpar capturas de tela e bagunça vale a pena conferir. A melhor forma de apagar capturas de tela em massa no iPhone sem ir uma por uma? Use o Fotos em um Mac, se possível, ou um app de limpeza, se não. Fazer tudo manualmente no celular é só sofrimento sem motivo.
Melhor maneira de apagar capturas de tela no iPhone sem ir uma por uma?
Um ângulo que ninguém realmente enfatizou o suficiente: use **Álbuns Inteligentes no Fotos do Mac** se quiser que isso continue resolvido, não apenas limpo uma vez. Discordo um pouco de @codecrafter sobre usar uma importação para PC como alternativa rápida, porque isso transforma a limpeza em gerenciamento de arquivos em vez de exclusão. Funciona, mas é mais desajeitado do que parece. Se você tiver um Mac, crie um Álbum Inteligente em que **Foto é Captura de Tela** e talvez **Data não está nos últimos 14 dias**. Assim, você pode revisar apenas lixo antigo, e não as capturas de tela de que ainda precisa hoje. Isso é muito mais seguro do que apagar tudo em massa. Se você está preso ao iPhone apenas, um truque é classificar sua biblioteca por **mais antigas primeiro** antes de excluir. As capturas de tela das quais você esqueceu geralmente ficam enterradas bem atrás, e isso reduz a chance de apagar um recibo de que você ainda precisa nesta semana. Sobre aplicativos, **Clever Cleaner** é bom se você quiser uma etapa de revisão mais visual. **Prós:** - mais fácil de examinar do que o Fotos - a limpeza de capturas de tela é mais rápida - útil se sua biblioteca estiver bagunçada **Contras:** - ainda é outro aplicativo lidando com a limpeza de fotos - não é necessário para bibliotecas menores - o Fotos padrão já basta se você só faz isso ocasionalmente Então, minha opinião em comparação com @stellacadente, @codecrafter e @mikeappsreviewer: a melhor limpeza única é no Mac, a melhor limpeza recorrente é mudar seu hábito com capturas de tela, e a melhor ferramenta de revisão no celular provavelmente é o Clever Cleaner.