Eu passei por isso também. Meu álbum de Capturas de Tela virou uma gaveta de tranqueiras, códigos de envio, logins temporários, memes, comprovantes de pagamento aleatórios. Parecia inofensivo até o armazenamento do iPhone começar a reclamar. Aí fui verificar e uma boa parte do espaço estava ocupada por coisas que eu nunca pretendi guardar.
Versão curta: sim. Apagados Recentemente também usa armazenamento. No iPhone, apagar uma captura de tela da biblioteca não a remove imediatamente. O iOS a move para Apagados Recentemente por 30 dias. Durante esses 30 dias, o arquivo ainda fica no celular. Se você quer recuperar o espaço agora, precisa limpar os dois lugares.
Excluir em massa no Fotos
Abra o Fotos. Vá para Álbuns ou Coleções. Role até Tipos de Mídia e abra Capturas de Tela. Toque em Selecionar no canto superior direito, depois em Selecionar Tudo e então toque no ícone da lixeira. Isso remove as imagens da biblioteca principal.
Depois vá para Apagados Recentemente em Utilitários. O Fotos vai pedir Face ID ou seu código de acesso. Toque em Selecionar, depois no menu de três pontos e então em Apagar Tudo. Este é o passo que as pessoas pulam. O armazenamento geralmente não diminui até você esvaziar essa pasta também.
Uma forma mais limpa de organizar a bagunça
Eu usei primeiro o app Fotos. Funciona, mas pareceu meio desajeitado. Sem tamanhos de arquivo na tela. Sem uma forma rápida de identificar os arquivos que mais ocupam espaço. Sem uma classificação decente se a pasta de capturas de tela estiver lotada.
Clever Cleaner deixou isso menos irritante para mim. É grátis, sem anúncios, sem paywall pelo que eu vi. A aba Screenshots mostra o tamanho de cada arquivo direto na grade, então você sabe o que está apagando antes mesmo de tocar em qualquer coisa. Também há uma visualização por deslize. Esquerda para jogar fora, direita para manter. Simples até demais, mas mais rápido do que abrir imagens uma por uma no Fotos.
Ele também cobre outros arquivos pesados que ocupam armazenamento. Em Heavies, sua mídia é organizada por tamanho, então os maiores vilões aparecem primeiro. Similars agrupa fotos quase duplicadas, coisas como cinco fotos da mesma coisa em que só uma vale a pena manter. Pelo que eu vi, o processamento fica no dispositivo, então sua biblioteca não é enviada para outro lugar.
Se você quiser o tópico onde as pessoas falam sobre isso, aqui está: https://nruns.com/t/is-clever-cleaner-app-too-good-to-be-true/1871/2
Evite que as capturas de tela se acumulem de novo
Um recurso do iPhone que eu demorei demais para descobrir foi Copiar e Apagar. Depois de fazer uma captura de tela, toque na miniatura de pré-visualização no canto inferior esquerdo. Edite se necessário. Toque em OK no canto superior esquerdo. Depois escolha a opção vermelha Copiar e Apagar em vez de Salvar em Fotos. A imagem vai para a área de transferência e sai da sua biblioteca imediatamente. Isso é ótimo para coisas de uso único, como números de rastreamento, códigos de login e confirmações de pedido.
Se você quer limpeza no piloto automático, use Atalhos. Crie um atalho com Buscar Fotos, filtre para capturas de tela e depois adicione uma regra como data da captura anterior a 7 dias. Depois disso, adicione Apagar Fotos. Você pode vinculá-lo a uma programação ou gatilho. O iPhone ainda pede confirmação, então você não está apagando às cegas.
Se as capturas de tela se recusarem a sumir
Eu vi isso uma vez quando o Fotos do iCloud estava sincronizando mal. Uma captura de tela parecia apagada, depois aparecia de novo, ou o número de armazenamento não mudava por um tempo. A primeira coisa é esvaziar Apagados Recentemente manualmente. Depois verifique seu Wi-Fi. Uma sincronização lenta ou travada às vezes faz o Fotos parecer fora de sincronia.
Se você apagou algo importante por engano, uma passagem, código de backup ou comprovante, verifique primeiro Apagados Recentemente. Se sumiu de lá também, um software de recuperação costuma ser uma aposta melhor do que ficar esperando e torcendo para o iCloud ter guardado alguma cópia escondida. Não é divertido, mas é melhor do que ficar no achismo.
Depois de limpar tudo, a barra de armazenamento finalmente diminui e o celular parece menos entupido. Eu fiz isso há um tempo e recuperei mais espaço do que esperava. Meio irritante quanto lixo vai se acumulando sem você perceber.