Meu disco rígido externo estava funcionando bem no meu Mac ontem, mas agora mostra energia e não monta no Finder nem no Utilitário de Disco. Preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema do macOS, um problema no cabo ou uma possível falha da unidade, porque tenho arquivos importantes nele e preciso acessá-los o mais rápido possível.
Eu passei por isso em um Mac com uma unidade externa, e os primeiros minutos foram a pior parte. Você conecta, nada aparece, o Finder fica em branco, e sua cabeça já imagina o pior final. Muitas vezes, o disco ainda está lá. O Mac e a unidade simplesmente não estão se comunicando direito.
Comece primeiro pelas coisas bobas. Sério.
Um hub USB causa mais problemas do que as pessoas admitem. Se sua unidade estiver conectada a um hub, remova-a e conecte-a direto ao Mac. Discos rígidos mais antigos, especialmente os mecânicos, muitas vezes não conseguem montar quando a energia está fraca ou instável. Troque o cabo também. Troque a porta. Uma vez perdi uma noite inteira com isso, e o único problema era um cabo USB-C ruim com uma quebra dentro do revestimento. Se a unidade gira, vibra ou acende, eu considero isso um bom sinal. A energia está chegando.
Se a parte de hardware parece estar bem, verifique o Finder antes de fazer algo mais pesado.
Abra o Finder e depois Ajustes. Em versões mais antigas do macOS, aparece Preferências. Na aba Geral, certifique-se de que Discos externos esteja ativado. Depois verifique a aba Barra Lateral e faça o mesmo lá. Eu sei, isso parece simples demais. Mesmo assim vale conferir, porque às vezes a unidade está montada e o Finder está escondendo ela.
Se ainda não aparecer, vá para o Utilitário de Disco.
É aqui que as pessoas erram. Se os arquivos importam, não comece a clicar em ferramentas de reparo por impaciência. Já vi gente executar Primeiros Socorros, depois Apagar, e então perceber que apagaram a única cópia de fotos de família ou documentos de trabalho. Quando uma unidade aparece no Utilitário de Disco, mas se recusa a montar, eu normalmente assumo dano no sistema de arquivos ou algum tipo de corrupção lógica.
Nesse ponto, eu paro de pensar em consertar o disco e foco primeiro em tirar os dados dele.
O macOS é rigoroso com montagem. Se o sistema de arquivos tiver dano suficiente, o sistema operacional desiste. Aplicativos de recuperação seguem outro caminho. Eles leem os dados brutos do disco em vez de esperar o Finder aceitar o volume.
Tive resultados decentes com o Disk Drill exatamente nessa situação. Ele funciona bem em unidades que o Finder ignora, incluindo discos marcados como não montados, corrompidos ou não inicializados. Em um SSD externo com problema, ele recuperou boa parte da estrutura original de pastas, o que me poupou muito trabalho de organização depois. O recurso de backup byte a byte é a parte que eu usaria primeiro se o disco parecer instável. Faça uma imagem e depois escaneie a imagem em vez de forçar a unidade física repetidamente. Mais seguro. Menos risco de empurrar um disco fraco para mais perto da falha. Depois de confirmar com a visualização que seus arquivos podem ser lidos, aí sim pense em reparo.
Se seus arquivos já estiverem seguros, ou se você não precisar deles, então passe para as correções mais pesadas.
- Abra o Terminal e execute sudo pkill -f fsck
Às vezes o macOS inicia uma verificação de disco em segundo plano depois que uma unidade foi desconectada sem ejeção adequada. Esse processo, fsck, às vezes trava e mantém o disco preso no limbo. Já vi uma unidade aparecer segundos depois de encerrar isso. Correção estranha, mas não rara.
- Redefina as configurações do sistema se você estiver em Intel
Em Macs Intel, redefinir a NVRAM ou o SMC às vezes limpa comportamentos estranhos de USB. Em sistemas Apple Silicon como M1, M2 ou M3, uma reinicialização normal geralmente cobre a mesma área.
- Reformate a unidade como último passo
Volte ao Utilitário de Disco. Clique em Visualizar e depois em Mostrar Todos os Dispositivos. Selecione o disco físico, não apenas o volume abaixo dele, depois escolha Apagar. Se a unidade vai ficar no ecossistema Mac, use APFS. Se você move arquivos entre Mac e Windows, use exFAT. Isso apaga tudo e reconstrói o sistema de arquivos do zero. Se o problema era lógico e não físico, isso muitas vezes faz a unidade voltar a ser utilizável.
Minha ordem é sempre a mesma. Verifique energia e cabo. Verifique os ajustes do Finder. Veja se o Utilitário de Disco detecta o disco. Recupere os arquivos primeiro com o Disk Drill. Só depois disso faça reparos ou formatação.
Unidades vão e vêm. Seus arquivos não voltam sozinhos. Salve os dados primeiro, mexa nos reparos depois.
Se ele não aparece de forma alguma no Utilitário de Disco, eu tendo a pensar primeiro em hardware, não no macOS. @mikeappsreviewer cobriu as verificações comuns de cabo e do Finder, então eu testaria uma coisa que ele não enfatizou o suficiente. Tente a unidade em outro Mac ou em um PC com Windows. Essa divisão já diz muita coisa rapidamente.
Se outro computador também não conseguir ver o disco físico, as chances passam a apontar para o gabinete, a placa ponte USB ou a própria unidade. Já vi cases externos baratos morrerem enquanto o disco interno ainda estava bom. Se este for um externo de mesa com sua própria fonte de alimentação, troque a fonte se tiver outra. Luz acesa não significa energia estável. Já vi isso. Irritante todas as vezes.
Se o Utilitário de Disco vir o dispositivo físico por um segundo e depois ele sumir, verifique Informações do Sistema, na seção USB ou Thunderbolt. Se o macOS listar o dispositivo ali, o caminho da porta está ativo e o problema está mais abaixo, muitas vezes no firmware do gabinete ou na saúde do disco.
Eu também evitaria interromper o fsck rápido demais. Às vezes, esperar de 5 a 10 min é mais inteligente do que forçar as coisas. Se os dados importam, o Disk Drill é um próximo passo sólido para recuperar dados de uma unidade externa não montada antes das tentativas de reparo.
Também vale a pena assistir a este guia em vídeo para corrigir unidade externa do Mac que não monta.
Melhor matriz de teste rápida:
- Cabo novo.
- Porta direta.
- Outro computador.
- Verificar Informações do Sistema.
- Se for detectado, mas não montado, recupere com o Disk Drill primeiro.
- Se o disco interno puder ser removido, teste-o fora do gabinete atual.
Se a unidade faz cliques, para de girar ou desaparece aleatoriamente, eu pararia de usá-la agora. Isso geralmente é um mau sinal.
Se ele nem sequer aparecer como dispositivo físico no Utilitário de Disco, eu realmente acho que as pessoas culpam o macOS rápido demais. Isso geralmente tem cara de falha no caminho do hardware, não de um chilique do Finder. @mikeappsreviewer e @byteguru já falaram sobre cabos, hubs, outros computadores e a lógica de recuperar primeiro, então eu verificaria um ponto que eles só mencionaram de leve: se a unidade está falhando durante a inicialização do giro.
Ouça com atenção quando conectar. HDDs externos saudáveis geralmente giram de forma estável e continuam assim. Se você ouvir repetidas tentativas de girar, parar, cliques fracos, ou o LED acender mas a unidade nunca estabilizar, isso muitas vezes indica um mecanismo morrendo ou regulação fraca de energia no gabinete. SSDs são mais silenciosos, obviamente, mas ainda podem superaquecer ou sofrer queda de energia por causa de uma placa bridge com defeito.
Além disso, inicialize no Modo de Segurança uma vez e teste por lá. Não porque o Modo de Segurança seja mágico, mas porque ele desativa um monte de tranqueira de terceiros que pode interferir na montagem de armazenamento USB. É raro, mas já vi antivírus e utilitários de disco causarem conflitos estranhos.
Outra coisa: se o disco estiver criptografado, especialmente com software antigo de criptografia de terceiros, uma atualização do macOS pode quebrar o processo de montagem mesmo que o hardware ainda esteja energizado. O mesmo vale para apps auxiliares de NTFS. As pessoas esquecem que eles fazem parte da cadeia.
Se os dados importam, pule experimentos aleatórios de reparo. Se o disco ficar visível de alguma forma, mesmo que só por um momento, faça um plano de recuperação. O Disk Drill ainda é uma opção razoável para um disco rígido externo que não monta no Mac, especialmente antes de você tentar apagar ou reparar qualquer coisa. E esta discussão tem mais dicas para corrigir um disco rígido externo que não monta no Mac.
Versão curta:
- Teste no Modo de Segurança
- Escute por sons mecânicos ruins
- Tire qualquer software de criptografia/NTFS da lista de suspeitos
- Se for detectado de forma intermitente, recupere primeiro
- Se nunca for detectado em lugar nenhum, falha no gabinete ou na unidade é mais provável do que no próprio macOS