Por que o armazenamento do meu iPhone está enchendo sem motivo ultimamente?

O armazenamento do meu iPhone continua enchendo mesmo depois de eu ter apagado apps, fotos e mensagens antigas. Os dados do sistema e outros armazenamentos parecem crescer sozinhos, e agora não consigo atualizar o iOS nem salvar mais nada novo. Preciso de ajuda para descobrir o que está causando isso e como liberar espaço de vez.

Já aconteceu comigo no meu próprio iPhone, e no começo pareceu aleatório. Geralmente não é. Quando o armazenamento parece sumir de um dia para o outro, alguma coisa no telefone acumulou dados em segundo plano enquanto você não estava prestando atenção.

O primeiro lugar onde eu olharia é a sua biblioteca de fotos. Novas fotos, capturas de tela, gravações de tela, Live Photos e vídeos consomem espaço rapidamente. O que me pegou foram as quase duplicadas. Eu tirava 15 fotos da mesma coisa, guardava uma na cabeça e esquecia que as outras 14 existiam. Viagens, filhos, pets, shows, capturas de tela bobas para ver depois, isso se acumula muito mais rápido do que as pessoas pensam.

Os apps são o outro grande motivo. Apps de redes sociais, apps de bate-papo, apps de vídeo, apps de música, todos eles salvam arquivos de cache para que as coisas carreguem mais rápido na próxima vez. No começo é pouco. Depois, um dia você confere e um único app está ocupando vários gigabytes. Downloads offline pioram isso. Filmes, playlists, episódios de podcast, arquivos aleatórios dentro dos apps, tudo isso fica por lá.

As mensagens também costumam ser muito ignoradas. Conversas antigas mantêm fotos, clipes, GIFs, notas de voz e anexos muito tempo depois de você parar de se importar com eles. Encontrei alguns anexos de vídeo em uma conversa que estavam ocupando uma quantidade absurda de espaço sozinhos.

Depois tem os Dados do Sistema. Esse é o que mais me irrita. Ele cobre cache, logs, arquivos temporários, restos de atualização e outros lixos do iOS funcionando nos bastidores. Alguma movimentação ali é normal. Ainda assim, muita gente vê isso crescer e crescer sem uma forma simples de limpar tudo com um único botão nos ajustes.

Se você quer uma resposta direta, comece aqui: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa tela mostra qual categoria está consumindo espaço, para você parar de adivinhar e atacar primeiro a maior bagunça.

Se Fotos estiver perto do topo, eu limparia isso antes de qualquer outra coisa. Tive os melhores resultados com o Clever Cleaner. O motivo de eu continuar usando foi simples: ele mira no lixo que eu mais encontrava, bagunça de mídia.

O app Fotos da Apple encontra duplicatas exatas. Isso ajuda um pouco. O problema maior, pelo menos para mim, eram as fotos semelhantes. Mesmo ângulo, mesma iluminação, mesmo assunto, diferença mínima, e todas continuam ali ocupando espaço. Esse app fez um trabalho melhor com isso. Ele também me ajudou a fazer mais algumas rodadas de limpeza:

1. identificar fotos parecidas e sugerir qual manter
  2. mostrar fotos e vídeos grandes rapidamente
  3. agrupar capturas de tela para exclusão rápida
  4. transformar Live Photos em fotos normais para reduzir o uso de armazenamento

Já vi pessoas dizerem que liberaram de 10 GB a 30 GB depois de revisar imagens semelhantes, capturas de tela e Live Photos. Meu resultado não foi igual, mas foi o bastante para fazer diferença, e eu não precisei apagar nada importante.

Depois das fotos, eu verificaria estes itens em seguida:

1. apps grandes listados no Armazenamento do iPhone
  2. downloads dentro de apps de streaming e música
  3. anexos de mensagens
  4. downloads no app Arquivos
  5. cache do Safari ou de outro navegador

Pelo que vi, isso geralmente não é um problema de hardware. O armazenamento enche porque o seu telefone continua acumulando fotos, cache de apps, downloads, anexos e restos do sistema até você chegar ao ponto de aviso. Se você verificar primeiro o Armazenamento do iPhone, depois limpar a biblioteca de fotos e o lixo óbvio dos apps, dá para recuperar bastante espaço sem destruir coisas de que você ainda precisa.

O que enche “sem motivo” muitas vezes são arquivos de atualização do iOS que falharam, dados de sites do Safari, anexos do Mail e documentos de apps. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte. Fotos são comuns, claro, mas quando os Dados do Sistema continuam crescendo sozinhos, o maior indício são arquivos temporários e lixo de sincronização, nem sempre a sua biblioteca de fotos.

Tente nesta ordem.

1. Reinicie o iPhone. Isso limpa parte do armazenamento temporário.
  2. Verifique Ajustes, seu ID Apple, iCloud, Fotos. Se “Baixar e Manter Originais” estiver ativado, mude para Otimizar Armazenamento do iPhone.
  3. Abra os ajustes do Safari e limpe Histórico e Dados dos Sites.
  4. No Mail, remova contas antigas que você não usa ou apague e adicione novamente os dados do app removendo a conta e sincronizando de novo.
  5. Verifique Podcasts, Gravador, GarageBand, Netflix, Spotify, YouTube. Os arquivos armazenados por eles ficam enormes rápido.
  6. Veja em Arquivos, No Meu iPhone. Downloads antigos ficam lá para sempre.
  7. Se um app mostrar “Documentos e Dados” muito grande, apague o app e depois reinstale-o. Desinstalar app é menos eficaz. Apagar completamente funciona melhor.

Se as Fotos ainda estiverem uma bagunça, o Clever Cleaner ajuda a organizar fotos parecidas e vídeos grandes mais rápido do que a limpeza integrada da Apple.

Se o armazenamento ainda não diminuir, faça um backup criptografado, apague o telefone e restaure o backup. Chato, sim. Muitas vezes é a única solução para Dados do Sistema inchados.

Para dicas em vídeo sobre como limpar armazenamento e ideias de apps de limpeza para YouTube, veja melhores dicas de limpeza de armazenamento no YouTube.

Provavelmente não é sem motivo. O armazenamento do iPhone geralmente aumenta porque o iOS mantém cópias locais de coisas que você já acha que excluiu.

Uma coisa que eu acrescentaria além do que @mikeappsreviewer e @yozora disseram: verifique se os itens excluídos realmente sumiram. Fotos tem uma pasta Apagados Recentemente, Arquivos tem Apagados Recentemente, Notas pode manter anexos, e até os Memos de Voz podem ficar lá ocupando espaço. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.

Além disso, se você usa iCloud Drive, Dropbox, Google Drive ou OneDrive, alguns arquivos podem ser baixados localmente de novo depois da limpeza. O mesmo vale para o Apple Music se o Sincronizar Biblioteca estiver funcionando de forma estranha. Isso faz o armazenamento parecer assombrado rs.

Alguns culpados menos comentados:

• vozes da Siri e dicionários baixados
  • arquivos antigos de atualização do iOS presos pela metade no download
  • arquivos de log de apps com bugs
  • armazenamento enorme de mídia do WhatsApp ou Telegram dentro do próprio app
  • indexação do app Mail

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre fotos serem sempre o primeiro lugar a verificar. Se Dados do Sistema for a parte que está crescendo rápido, eu procuraria um app com problema ou uma atualização com falha antes de passar uma hora apagando coisas do rolo da câmera.

O que eu faria:

1. Desative a Atualização em 2º Plano para apps inúteis.
  2. Remova qualquer atualização do iOS parcialmente baixada em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
  3. Exclua e reinstale os apps que mais causam problema, especialmente navegadores, redes sociais e streaming.
  4. Libere pelo menos 8 a 10 GB antes de tentar atualizar o iOS.
  5. Sincronize com um computador uma vez. O Finder às vezes limpa lixo estranho de cache depois de um backup.

Se o seu problema for bagunça de mídia, o Clever Cleaner é realmente útil para fotos parecidas, vídeos grandes e limpeza de capturas de tela mais rápido do que fazer isso à mão.

Se você quiser um guia sólido sobre como parar de vez os alertas de armazenamento cheio no iPhone, isso também cobre o básico.

Se nada disso mudar os Dados do Sistema depois de um ou dois dias, faça backup, apague e restaure. É irritante, mas é, às vezes essa é a única coisa que resolve o inchaço.