Formatei acidentalmente meu cartão de memória da GoPro e perdi vídeos importantes de uma viagem recente. Parei de usar o cartão SD imediatamente porque não quero sobrescrever nada. Existe uma maneira segura de recuperar as filmagens apagadas da GoPro após a formatação, e quais softwares de recuperação ou etapas me dão a melhor chance de recuperar os arquivos?
Sim, isso é horrível. Já passei por um susto assim com cartão SD, e o primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão agora.
Não grave mais clipes. Não formate. Ainda não execute ferramentas de reparo. Nesses cartões, as gravações apagadas da GoPro muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Se você continuar gravando, suas chances caem rápido.
Verifique isto primeiro
- Se você paga por uma assinatura GoPro, faça login e procure na sua Biblioteca de Mídia na nuvem e na pasta Lixeira.
- Coloque o cartão de volta na GoPro e veja se a câmera oferece seu próprio aviso de reparo.
- Procure no cartão por arquivos LRV. Essas são as pequenas cópias de visualização. A qualidade é baixa, claro, mas já vi elas salvarem um clipe quando o arquivo completo estava inutilizado.
Se os arquivos sumiram da visualização do cartão
Eu tentaria o Disk Drill. Usei uma vez com gravações de câmera e ele se saiu melhor do que eu esperava. A parte que vale testar para arquivos da GoPro é o modo Recuperação Avançada de Câmera.
Esse modo importa para câmeras de ação porque os arquivos de vídeo da GoPro muitas vezes acabam espalhados pelo cartão em muitos fragmentos. Alguns aplicativos de recuperação encontram partes do arquivo, mas falham na hora de reconstruir o vídeo em algo reproduzível. Você acaba com um clipe que não abre, trava no meio ou é exportado como lixo.
Pelo que vi, esse modo foi feito para dispositivos como câmeras de ação, drones e câmeras veiculares, onde a gravação fragmentada é comum. Ele oferece suporte a formatos da GoPro como MP4 e LRV, que é o principal motivo para eu colocá-lo perto do topo da lista aqui.
Coisas que eu faria durante a recuperação
- Use um leitor de cartão. Confio mais nisso do que conectar a GoPro direto ao computador.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não grave nada de volta no cartão SD.
- Se o cartão apresentar erros, desconectar ou ficar instável, crie primeiro uma imagem completa byte a byte. Escaneie a imagem, não o cartão original.
Se você não gravou muito desde que os vídeos sumiram, ainda tem uma chance razoável. Não é perfeita. Ainda vale a pena tentar.
Sim, se a formatação foi rápida, suas chances ainda são razoáveis. GoPro e cartões SD geralmente apenas limpam primeiro o índice de arquivos. Os dados do vídeo permanecem até que novas gravações os sobrescrevam. Parar de usar imediatamente foi a atitude certa.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: mantenha o cartão intacto. Discordo um pouco sobre colocá-lo de volta na GoPro para avisos ou prompts. Eu evitaria a câmera agora. Use um bom leitor de cartão USB em um computador e mantenha a câmera fora do processo.
O que eu faria em seguida.
-
Verifique primeiro a saúde do cartão.
No Windows, use uma ferramenta como H2testw apenas em uma imagem clonada, não no cartão original. No Mac, verifique o SMART se o seu leitor expuser isso. Se o cartão estiver instável, clone-o primeiro com algo como USB Image Tool ou ddrescue. -
Faça uma imagem completa do cartão SD.
Isso importa mais do que as pessoas pensam. O software de recuperação funciona melhor quando você escaneia um arquivo de imagem, e você mantém o original seguro se o cartão começar a falhar no meio da varredura. Se o cartão tiver 64GB, faça uma imagem de 64GB. Etapa chata, mas salva as pessoas. -
Escaneie a imagem com um software de recuperação feito para vídeo.
Disk Drill é uma escolha sólida aqui, especialmente para gravações de câmeras de ação. Arquivos da GoPro costumam ficar fragmentados, e ferramentas normais de recuperação de exclusão deixam passar partes dos MP4s. Se o Disk Drill encontrar arquivos .MP4 e .THM, recupere todos para outra unidade, não de volta para o cartão. -
Verifique a reprodução de arquivos reparados.
Alguns arquivos MP4 recuperados da GoPro mostram o tamanho correto, mas não abrem. Se isso acontecer, tente usar untrunc ou uma ferramenta de reparo de vídeo usando outro clipe das mesmas configurações da GoPro como arquivo de referência. Mesma resolução e fps importam. -
Procure arquivos em capítulos.
A GoPro frequentemente divide gravações longas em partes. Se um arquivo sumiu, o próximo capítulo ainda pode estar lá. Pesquise por data e tamanho, não apenas pelo nome do arquivo.
Vale a pena assistir a este guia se você quiser um passo a passo limpo sobre recuperação de cartão de câmera e restauração de vídeos excluídos da GoPro, assista a este tutorial de recuperação de cartão SD de câmera para gravações perdidas da GoPro
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar. Uma formatação completa é pior do que uma formatação rápida. Se você usou a opção normal de formatação da GoPro, muitas vezes ainda é possível recuperar. Se você formatou em um PC e gravou um novo sistema de arquivos mais arquivos de teste, as chances caem rápido.
Então sim, a recuperação ainda é possível. Faça primeiro a imagem do cartão. Escaneie a imagem com o Disk Drill. Salve os resultados em outro lugar. Se as gravações forem insubstituíveis e o cartão começar a desconectar ou emitir cliques, pare e envie-o para um laboratório profissional antes que você piore a situação.
Sim, possivelmente. Parar de usar o cartão imediatamente foi a coisa mais inteligente que você poderia fazer.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas estou um pouco menos convencido de fazer muitas verificações antes da recuperação. Cada montagem, escaneamento ou solicitação da câmera a mais é mais uma chance de o cartão ser manipulado de formas estranhas. Eu manteria tudo bem simples.
O que eu faria de diferente:
- Travar o cartão SD se ele tiver uma chave física de proteção contra gravação no adaptador
- Usar um leitor que não desconecte aleatoriamente
- Executar a recuperação apenas em um computador
- Recuperar para o seu disco rígido, nunca de volta para o cartão da GoPro
Além disso, não julgue o resultado apenas pelos nomes dos arquivos. Os clipes da GoPro frequentemente voltam com nomes genéricos ou sem nenhuma estrutura de pastas. Classifique os arquivos recuperados por tamanho e visualize-os manualmente. Muita gente não encontra as filmagens porque espera a nomenclatura original.
Se a formatação aconteceu na câmera, as chances de recuperação geralmente são melhores do que as pessoas pensam. Se você fez uma formatação completa em um PC, sim, isso é mais complicado. Ainda não é impossível, só menos limpo.
O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque tende a se sair melhor com mídia de câmera do que aplicativos básicos de recuperação. Eu também ficaria atento a arquivos auxiliares .THM e a proxies em baixa resolução, já que eles podem ajudar você a identificar qual MP4 recuperado pertence a qual clipe.
Mais uma leitura útil se você quiser outro caso real: Tópico sobre recuperação de vídeo perdido da GoPro Hero 8 com soluções práticas
Então sim, forma segura? Em grande parte, sim. Seguro significa: não usar mais, não gravar nada, recuperar para outra unidade e não ficar mexendo no cartão só para ver se ainda está lá.
Sim, você ainda pode recuperar vídeos da GoPro após a formatação, mas eu pularia uma coisa que algumas pessoas sugeriram: eu não me daria ao trabalho de montar o cartão repetidamente só para inspecionar pastas ou esperar por um aviso de reparo da câmera. @suenodelbosque, @stellacadente e @mikeappsreviewer estão certos sobre deixar o cartão sem uso, mas, na minha opinião, o caminho mais seguro é menos manuseio, não mais.
Algumas coisas que as pessoas costumam não perceber sobre cartões da GoPro:
- As gravações da GoPro podem estar em restos de alocação exFAT, então um navegador de arquivos comum mostrando vazio significa muito pouco.
- Alguns clipes recuperados na verdade estão bons, mas o cabeçalho MP4 está corrompido, então parecem inutilizados até serem reparados.
- Se o cartão foi formatado na câmera, as chances de recuperação geralmente são melhores do que se um computador tiver feito uma formatação longa/completa.
O que eu faria:
- Use um bom leitor de cartão USB, não a câmera.
- Se possível, deixe o cartão SD somente leitura com a trava do adaptador.
- Faça uma varredura com algo que entenda mídia de câmera. O Disk Drill é uma opção sensata aqui.
- Recupere tudo para o seu computador ou para uma unidade externa.
- Se os arquivos MP4 recuperados não reproduzirem, tente remontá-los com o ffmpeg antes de presumir que são inúteis.
Prós do Disk Drill:
- Bom para encontrar arquivos de câmera excluídos/formatados
- Geralmente é simples visualizar e organizar os resultados
- Pode recuperar mídia fragmentada melhor do que ferramentas básicas de recuperação de arquivos excluídos
Contras do Disk Drill:
- Não faz milagres se os dados foram sobrescritos
- Varreduras profundas podem levar um tempo em cartões grandes
- Alguns arquivos podem precisar de reparo de vídeo separado após a recuperação
Resumindo: se você parou de usar o cartão imediatamente, suas chances ainda são boas.