Formatei acidentalmente meu disco rígido antes de perceber que ele tinha fotos importantes, arquivos de trabalho e documentos pessoais, e não tenho backup em lugar nenhum. Preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de dados do disco rígido ainda é possível após a formatação, quais softwares de recuperação ou etapas são mais seguros para tentar e como evitar piorar a perda de dados.
Fiz isso uma vez com uma unidade reserva e outra vez com uma de que eu realmente me importava. A segunda vez foi horrível. O primeiro passo é parar de gravar nela. Desconecte a unidade ou desligue a máquina e deixe tudo quieto até saber qual é o próximo passo.
O erro mais comum acontece logo depois da formatação. As pessoas começam a copiar arquivos, instalar aplicativos de recuperação ou tentar etapas aleatórias de reparo no mesmo disco. É assim que os dados antigos são sobrescritos. Se você quer ter alguma chance de recuperação, evite novas gravações na unidade formatada.
O que uma formatação geralmente significa
Uma formatação rápida e uma formatação completa não são a mesma coisa.
Em uma formatação rápida, o índice do sistema de arquivos é apagado. Seu computador passa a tratar a unidade como se estivesse vazia, mesmo que muitos dados dos arquivos ainda estejam lá até que algo os substitua.
Em uma formatação completa, o sistema passa mais tempo verificando o disco e muitas vezes grava por todo o espaço. Se isso aconteceu, as chances de recuperação caem muito. Em muitas configurações, os dados antigos já se foram.
O tipo de unidade importa mais do que as pessoas pensam
Se este fosse um disco rígido mecânico, eu me sentiria melhor em relação às suas chances. Esses antigos discos com pratos giratórios costumam dar ao software de recuperação mais com o que trabalhar após uma formatação rápida.
Se fosse um SSD interno, as coisas ficam mais complicadas. O TRIM tende a limpar os blocos que o sistema operacional considera livres. Quando isso entra em ação, a recuperação fica muito mais difícil rapidamente. SSDs externos via USB são um meio-termo estranho. Já vi resultados melhores nesses casos, já que o TRIM nem sempre funciona da mesma forma pela USB.
O que eu faria
Se você não for enviar o disco para um laboratório, o que fica caro rapidamente, eu tentaria primeiro um software de recuperação. Já usei alguns ao longo do tempo e, para uma unidade formatada, tive resultados razoáveis com o Disk Drill.
O principal motivo de eu gostar dele era simples. Ele não dificultava as coisas. Lê sistemas de arquivos comuns como NTFS, FAT32 e APFS, e é razoavelmente bom em recuperar arquivos mesmo quando os nomes e as pastas estão corrompidos.
Se você usá-lo, faça uma imagem primeiro se a opção estiver disponível. Uma imagem byte a byte é mais segura para verificar do que forçar o disco original repetidamente. Aprendi isso tarde, de forma irritante.
Fluxo básico de recuperação
1. Instale o aplicativo de recuperação em outra unidade, nunca na que foi formatada.
2. Conecte a unidade formatada e execute uma varredura.
3. Classifique os resultados por tipo se os nomes originais estiverem ausentes.
4. Use a visualização prévia antes de restaurar qualquer coisa. Se uma foto abrir ou um documento mostrar texto legível, as chances de recuperação desse arquivo são boas.
5. Restaure os arquivos em um disco diferente.
Se você quiser a opção gratuita
Vale a pena dar uma olhada no PhotoRec se você não se importar com ferramentas de terminal e alguma bagunça. Ele é forte em recuperação por file carving, mas a saída é feia. Você normalmente acaba com pilhas de arquivos renomeados, coisas como image000123.jpg, e depois organiza tudo à mão. Eu já fiz isso. Funciona, mas é tedioso.
Verifique a sincronização na nuvem antes de gastar horas com a recuperação
Essa parte é esquecida o tempo todo. Entre no OneDrive, Google Drive ou iCloud e dê uma olhada. Já vi pessoas acharem que perderam a área de trabalho e os documentos, e depois descobrirem que a sincronização estava funcionando em segundo plano o tempo todo. Leva cinco minutos. Vale a pena fazer isso primeiro.
Se você ainda não gravou novos dados na unidade, eu ainda teria alguma esperança. Não é uma promessa, mas o suficiente para tentar o caminho cuidadoso antes de presumir que tudo foi perdido.
Se a unidade foi formatada rapidamente, a recuperação ainda é possível. Se foi formatada completamente, as chances caem bastante. Se era um SSD, as chances caem ainda mais porque o TRIM apaga blocos livres rapidamente.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa, pare de usar a unidade. Discordo um pouco sobre esperar tempo demais antes de testar. O tempo importa mais em SSDs. Se você a mantiver conectada a um sistema em execução, tarefas de limpeza podem continuar alterando as coisas.
Minha ordem seria esta.
- Descobrir o tipo de unidade, HDD ou SSD.
- Descobrir o tipo de formatação, rápida ou completa.
- Clonar a unidade primeiro, se os arquivos forem muito importantes.
- Examinar o clone, não o original.
Para fotos e documentos, a recuperação por assinatura de arquivo geralmente tem a melhor taxa de sucesso após uma formatação. Você perde a estrutura de pastas, mas JPEG, PNG, PDF, DOCX, XLSX costumam voltar. Em um HDD saudável após uma formatação rápida, as pessoas frequentemente recuperam uma boa parte. Em SSDs, os resultados pioram rapidamente. Essa é a verdade dura.
Eu pularia ferramentas aleatórias de reparo. Elas visam danos no sistema de arquivos, não recuperação de unidade formatada. É um problema diferente.
O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida bem com partições formatadas e permite visualizar os resultados antes da recuperação. Recupere para uma unidade diferente, nunca de volta para a mesma. Se os dados valerem mais do que algumas centenas de dólares, pare de fazer por conta própria e use um laboratório.
Se quiser um passo a passo, este guia em vídeo para recuperar arquivos de um disco rígido formatado cobre o processo de forma clara. Curto e útil.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @hoshikuzu disseram: verifique se a formatação aconteceu no disco inteiro ou só em uma partição. As pessoas dizem eu formatei o disco quando às vezes elas só recriaram uma tabela de partição. Se esse for o caso, a recuperação de partição às vezes pode trazer de volta nomes de arquivos e pastas melhor do que a simples recuperação por assinatura. Ângulo diferente, mesma bagunça.
Além disso, eu não ficaria ligando o disco repetidamente só para ver o que ainda está lá. Mesmo em um HDD, isso pode transformar uma situação recuperável em algo muito mais chato bem rápido.
Se você quiser um caminho prático, use um segundo computador, conecte o disco formatado como disco secundário e faça a varredura por lá. O Disk Drill é uma escolha razoável para isso porque pode mostrar tanto partições encontradas quanto arquivos recuperados por assinatura, o que ajuda quando você está tentando recuperar fotos e documentos de escritório em vez de só lixo aleatório. Recupere tudo para outro disco, obviamente.
Se você estiver comparando opções, esta lista dos melhores softwares de recuperação de dados para discos rígidos formatados também vale a pena conferir.
Pequeno choque de realidade: se isso foi em um SSD e ele ficou conectado ao Windows ou ao macOS depois da formatação, as chances de recuperação por conta própria talvez já estejam meio ruins. Se forem arquivos de trabalho insubstituíveis, pule a fase de vou testar cinco aplicativos e fale com um laboratório de recuperação antes de piorar a situação. Essa parte é ruim, mas é verdade.
Estou majoritariamente com @hoshikuzu, @boswandelaar e @mikeappsreviewer, mas eu acrescentaria um ponto extra que eles só mencionaram de leve: verifique se isso foi apenas uma reformatação do sistema de arquivos ou um reparticionamento real seguido de formatação. Se o mapa de partições foi reconstruído, às vezes a recuperação em nível de partição pode preservar melhor a estrutura original do que a simples recuperação por assinatura. Isso importa muito para arquivos de trabalho.
Uma pequena discordância: as pessoas costumam pular direto para a recuperação por assinatura. Bom para fotos, claro, mas para documentos de escritório eu primeiro tentaria um modo de varredura que procure volumes perdidos e registros antigos do sistema de arquivos. A recuperação por assinatura é ótima quando os metadados estão perdidos, mas pode deixar você com nomes de arquivos bagunçados e duplicados.
O Disk Drill é bom para isso porque faz tanto a varredura mais ampla quanto a recuperação por assinatura em um só lugar.
Prós:
- boa compatibilidade com visualização prévia
- lida razoavelmente bem com volumes formatados
- mais fácil do que ferramentas de linha de comando
- pode encontrar tanto partições perdidas quanto arquivos brutos
Contras:
- não é a opção mais barata
- varreduras profundas podem demorar uma eternidade
- os resultados da recuperação por assinatura ainda podem ser bagunçados
- como toda ferramenta faça você mesmo, não consegue superar o TRIM de SSD
Se for um disco rígido e tiver sido uma formatação rápida, eu certamente tentaria o Disk Drill antes de desistir. Se for um SSD e os dados forem realmente insubstituíveis, eu pararia de testar ferramentas depois de uma passada cuidadosa e consideraria um laboratório. Muitas varreduras repetidas e ciclos de energia podem piorar uma situação ruim.