Acidentalmente apaguei arquivos importantes do meu computador e preciso de um software gratuito de recuperação de dados. Alguém teve sucesso com uma ferramenta específica e pode recomendar uma?
Eu já passei por isso também, excluir acidentalmente arquivos importantes pode ser um pesadelo. Eu tentei algumas ferramentas gratuitas de recuperação de dados no passado, e uma que se destaca é o Disk Drill para Windows. Este software é fácil de usar e tem um motor de recuperação bastante poderoso.
Eu consegui recuperar muitos dados perdidos usando-o, incluindo fotos, documentos e até alguns arquivos de projetos antigos. É especialmente útil porque suporta uma variedade de sistemas de arquivos como NTFS, FAT32, EXT e HFS+. Além disso, oferece uma verificação rápida e uma verificação profunda abrangente para garantir que você recupere o máximo de dados possível.
Você pode conferir mais sobre isso aqui Software de Recuperação de Dados para Windows.
O link oferece uma visão detalhada dos recursos e benefícios de usar o Disk Drill para recuperação de dados, e vale a pena conferir se você está em apuros. Só lembre-se, quanto mais cedo você parar de usar o disco após a perda de dados, maiores serão as chances de uma recuperação bem-sucedida. Boa sorte!Eu entendo totalmente sua frustração por perder arquivos importantes. Isso aconteceu comigo algumas vezes também. Enquanto @sternenwanderer sugeriu o Disk Drill para Windows, que é de fato uma escolha sólida e vale a pena considerar, gostaria de oferecer outra opção que pode ser útil dependendo das suas necessidades específicas.
Considere verificar o Recuva da Piriform. Esta ferramenta não é tão cheia de recursos quanto o Disk Drill, mas faz o trabalho de forma eficaz, especialmente se você estiver procurando uma solução de recuperação simples e sem complicações. O Recuva pode recuperar arquivos do seu disco rígido, cartões de memória, unidades externas e até do seu iPod. Ele também é capaz de restaurar arquivos de discos danificados ou recém-formatados.
Um ponto a notar é que o Recuva oferece tanto uma verificação rápida quanto uma verificação profunda. A verificação rápida é bastante rápida, mas pode não encontrar tudo, enquanto a verificação profunda leva mais tempo mas pode descobrir mais arquivos. Se você estiver lidando com dados deletados recentemente, a verificação rápida deve ser suficiente. No entanto, para arquivos deletados há algum tempo ou após uma formatação, eu recomendaria optar pela verificação profunda.
Embora o Recuva seja excelente, uma de suas limitações é que ele não é tão refinado quanto o Disk Drill para Windows. A interface intuitiva do Disk Drill e os recursos abrangentes, como recuperação de partições e modos avançados de verificação, podem torná-lo uma escolha melhor se você precisar de uma ferramenta mais robusta.
Aqui vai uma dica: independentemente da ferramenta que você escolher, evite usar o disco do qual você apagou seus arquivos o máximo possível para evitar sobrescrever os dados perdidos. Boa sorte com seus esforços de recuperação!
Aqui está um link para uma análise aprimorada do Disk Drill no Reddit: Análise do Disk Drill para Windows. Este thread do Reddit fornece experiências detalhadas dos usuários e percepções sobre o software, o que pode ser benéfico para entender seu desempenho e usabilidade no mundo real.
Eu estive na mesma situação mais vezes do que gostaria de admitir, perder arquivos pode ser super frustrante. Embora as recomendações de @viajeroceleste e @sternenwanderer de Disk Drill para Windows e Recuva sejam perfeitas, existem algumas outras ferramentas que você pode querer considerar também.
Uma opção é TestDisk & PhotoRec. TestDisk é um software de código aberto projetado para recuperação de arquivos, e é particularmente bom para recuperar partições perdidas e tornar discos que não inicializam novamente inicializáveis. PhotoRec, que vem junto com TestDisk, é especializado em recuperar arquivos perdidos, incluindo vídeos, documentos e arquivos de discos rígidos e CD-ROMs. O lado negativo é que a interface do usuário é bastante simples e pode ser intimidante se você não for experiente em tecnologia.
Quanto ao Disk Drill para Windows, é ótimo porque é fácil de usar e oferece varreduras rápidas e profundas, o que significa que é bastante completo. O lado negativo? A versão gratuita tem algumas limitações, notavelmente um limite na quantidade de dados que você pode recuperar, o que pode te levar à versão paga se você tiver muitos dados para recuperar.
Recuva? Super simples e fácil de usar, o que o torna uma boa escolha se você quiser algo simples. Mas, ele carece de alguns recursos avançados que o Disk Drill oferece, como a recuperação de partições perdidas e o monitoramento da saúde do disco.
Outra ferramenta que vale mencionar é o EaseUS Data Recovery Wizard. É poderoso e tem uma interface limpa, tornando o processo de recuperação suave. No entanto, assim como Disk Drill, a versão gratuita tem limitações que podem exigir uma atualização para funcionalidade completa.
Em resumo, enquanto o Disk Drill para Windows definitivamente merece um elogio por seus recursos poderosos e design amigável, você tem outras boas opções como TestDisk & PhotoRec para necessidades mais avançadas ou Recuva para uma solução mais simples. Apenas certifique-se de agir rapidamente e evitar usar o disco afetado para maximizar suas chances de recuperação. Boa sorte!