Procurando conselhos para recuperar dados de uma unidade USB corrompida

Minha unidade USB parou de abrir de repente depois que a conectei ao meu computador, e agora diz que o dispositivo está corrompido ou precisa ser formatado. Ela tem fotos importantes e arquivos de trabalho que eu não fiz backup, então estou procurando orientações sobre métodos seguros de recuperação de dados de USB que possam me ajudar a restaurar os arquivos sem piorar a situação.

Perder o acesso a um pendrive é péssimo. Já passei por isso com uma unidade cheia de documentos de trabalho e fotos, e o primeiro instinto ruim foi clicar no que o Windows sugeria. Não faça isso ainda.

Um USB corrompido nem sempre significa que seus arquivos sumiram. Muitas vezes, o armazenamento ainda está lá e o que foi danificado foi o sistema de arquivos. Já vi isso acontecer depois de remover uma unidade rápido demais, uma cópia ser interrompida no meio, erros aleatórios no sistema de arquivos, malware, memória flash desgastada e unidades antigas começando a falhar.

A primeira coisa a descobrir

Você precisa diferenciar um problema lógico de um problema de hardware. O próximo passo depende de qual dos dois você está enfrentando.

Um software de recuperação faz sentido se o seu USB apresentar coisas assim:

1. Ele aparece no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco.
  2. Ele pede para ser formatado antes do uso.
  3. Ele aparece como RAW, ilegível ou inacessível.
  4. Sua capacidade de armazenamento aparece corretamente.

Eu pararia e pensaria em um laboratório de recuperação se você estiver vendo isto em vez disso:

1. O USB não é detectado de forma alguma.
  2. Ele fica desconectando e reconectando.
  3. Seu computador trava quando você o conecta.
  4. O conector ou a carcaça estão danificados.
  5. Os arquivos são importantes o suficiente para que um único passo errado cause prejuízo.

O que eu não faria primeiro

Não formate. Além disso, ainda não execute o CHKDSK.

Aprendi isso da forma chata. Ferramentas de reparo tentam tornar o sistema de arquivos utilizável novamente. Às vezes conseguem. Às vezes limpam a bagunça descartando referências de arquivos das quais você ainda precisava. Se os arquivos importam, extraia os dados primeiro. Conserte a unidade depois.

Se você quiser tentar por conta própria

Eu começaria com o Disk Drill. Usei em um pendrive que o Windows se recusava a abrir, e ainda assim ele analisou o próprio dispositivo em vez de depender do sistema de arquivos corrompido.

O fluxo básico é simples:

1. Instale o Disk Drill no seu computador. Não o instale no USB corrompido.
  2. Conecte a unidade USB e abra o Disk Drill.
  3. Escolha o USB na lista de dispositivos.
  4. Clique em Buscar Dados Perdidos.
  5. Deixe a verificação terminar.
  6. Visualize o que ele encontrar.
  7. Recupere os arquivos em outra unidade.

Mais uma coisa. Se o USB parecer instável, lento ou continuar desconectando, faça primeiro um backup byte a byte. Analise o arquivo de imagem em vez de forçar o pendrive original repetidamente. Já tive uma unidade fraca piorando durante verificações repetidas, então esse passo vale a pena.

Depois que os arquivos estiverem seguros

Aí eu mexeria nos reparos.

1. Execute o CHKDSK se você estiver no Windows.
  2. Execute o Primeiros Socorros no Utilitário de Disco se você estiver no macOS.
  3. Reformate o USB se as ferramentas de reparo não fizerem nada útil.
  4. Teste com uma cópia grande, tanto para a unidade quanto de volta dela.

Se a corrupção voltar depois de uma formatação, aparecerem erros de gravação, os arquivos sumirem de novo ou os diagnósticos indicarem problema, eu aposentaria a unidade. Mídia flash USB é barata. Recuperar os mesmos arquivos duas vezes não é. Cometi esse erro uma vez e não repeti.

Pare de usar o USB por enquanto. Cada nova gravação reduz suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em pular a formatação primeiro. Eu também adiaria ferramentas de reparo por mais tempo do que a maioria das pessoas sugere. O CHKDSK às vezes ajuda, mas em mídia flash danificada ele também tem o hábito de corrigir a estrutura de pastas até o completo caos. Já vi pessoas perderem nomes de arquivos e árvores de pastas dessa forma. Nada legal.

O que eu faria primeiro:

1. Tente uma porta USB diferente, sem hub.
  2. Tente um segundo computador.
  3. Verifique o Gerenciamento de Disco no Windows. Procure por:
    • tamanho correto exibido
    • sem letra de unidade
    • status RAW ou não alocado
  4. Se aparecer lá, recupere os arquivos antes de qualquer reparo.

Se a unidade aparecer com a capacidade correta, um software de recuperação de arquivos é sua melhor chance. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de USB corrompido porque escaneia o dispositivo diretamente e muitas vezes recupera fotos, documentos e vídeos de unidades que o Windows se recusa a abrir. Salve os arquivos recuperados no seu PC ou em outra unidade externa, não de volta no USB. As pessoas cometem esse erro o tempo todo.

Uma coisa que eu acrescentaria e que muitas vezes passa despercebida. Se suas fotos importam muito, classifique os resultados da recuperação por tipo de arquivo e visualize as imagens antes de recuperar tudo. Em unidades flash, a corrupção geralmente atinge primeiro as informações de diretório. A recuperação bruta de fotos ainda funciona, mas os nomes dos arquivos e as pastas podem ter desaparecido.

Se o USB continuar reconectando, esquentar, informar 0 bytes ou travar o Explorador de Arquivos, pare as tentativas por conta própria. Nesse ponto, um laboratório tem mais chances.

Se você quiser um guia visual rápido, este pequeno tutorial sobre recuperar dados de um USB corrompido é bom:
assista a este rápido tutorial de recuperação de dados de USB corrompido

Após a recuperação, jogue a unidade fora. Sério. Depois que um pen drive começa a falhar, ele tende a fazer isso de novo.

Não deixe o Windows intimidar você a formatá-lo. Esse aviso aparece para todo tipo de dano no sistema de arquivos, e às vezes os dados ainda são bastante recuperáveis.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas, mas eu acrescentaria uma coisa que eles só mencionaram de leve: verifique as informações SMART/saúde se o USB for na verdade um dispositivo flash externo no estilo SSD, e não apenas um pendrive pequeno. Se o controlador estiver apresentando erros de leitura ou a unidade relatar mudanças estranhas de capacidade, isso é um sinal de alerta de que a recuperação por software pode ficar complicada rapidamente.

Algumas coisas que eu tentaria antes de qualquer varredura:

• conecte-o diretamente a uma porta USB traseira da placa-mãe se você estiver em um desktop
  • evite portas do painel frontal e hubs
  • no Gerenciador de Dispositivos, desinstale a entrada do dispositivo de armazenamento em massa USB e depois reconecte
  • no Linux, veja se ele monta somente leitura ou mostra erros no dmesg

Por que Linux? Às vezes o Windows faz o escândalo de dizer que “precisa formatar”, enquanto o Linux pelo menos permite copiar alguns arquivos. Nem sempre, mas acontece com frequência suficiente para valer 10 minutos se os arquivos forem importantes.

Se a unidade estiver visível com o tamanho correto, eu pessoalmente faria uma imagem primeiro com algo como ddrescue, se você se sentir confortável com isso. Depois execute a recuperação na imagem, não no original. Se você quiser o caminho mais fácil, o Disk Drill ainda é uma opção sólida para recuperação de USB corrompido e geralmente mais amigável para fotos/documentos do que entrar totalmente no modo goblin de linha de comando. Recupere apenas para outra unidade. Não de volta para o USB. Sério.

Um ponto em que discordo um pouco do conselho habitual: eu não descartaria instantaneamente a unidade após a recuperação se isso foi claramente causado por remoção inadequada uma vez. Eu ainda a testaria bastante primeiro. Mas se falhar mais uma vez, aí sim, descarte.

Além disso, isto pode ajudar se você quiser mais opiniões de usuários comuns:
dicas reais de recuperação de pendrive e correções para USB corrompido

Se ele mostrar 0 bytes, ficar muito quente ou desconectar a cada poucos segundos, pare de mexer nele antes que piore. É aí que o faça-você-mesmo vira arrependimento muito rápido.