Procurando um limpador gratuito para iPad que funcione como o CCleaner no PC

Meu iPad ficou muito lento ultimamente, e o armazenamento continua enchendo mesmo depois que eu apago apps e fotos. Eu uso o CCleaner no meu PC e esperava encontrar um app gratuito de limpeza para iPad que funcione de forma semelhante. Existe alguma opção segura que possa limpar arquivos inúteis, liberar espaço e ajudar a melhorar o desempenho?
Se você está tentando encontrar um app tipo CCleaner para iPad, a versão curta é esta. O CCleaner não tem um app de iPad de verdade. Existe uma versão para iPhone, mas no iPad ela roda em modo de compatibilidade e parece estranha, como se ninguém tivesse dedicado tempo para ajustá-la a uma tela maior. Além disso, o problema maior é o próprio iPadOS. A Apple impede que apps de terceiros mexam em lixo do sistema, cache do Safari, coisas tipo registro e outras ferramentas de limpeza de baixo nível que as pessoas esperam do CCleaner no Windows. Então, se o seu objetivo é uma limpeza profunda do sistema, você não vai conseguir isso no iPad com nenhum app. O que você pode limpar é a sua própria mídia. Fotos, vídeos, capturas de tela, arquivos grandes demais. Para a maioria das pessoas, é aí que o armazenamento foi parar de qualquer forma. Eu verifiquei alguns tópicos sobre isso antes de ajudar alguém aqui em casa a organizar o iPad, e um app aparecia de novo e de novo: [Clever Cleaner](https://www.reddit.com/r/iosapps/comments/1j1qaws/clever_cleaner_a_truly_free_iphone_cleaner_no_ads/?tl=pt-br). A parte com que as pessoas pareciam se importar mais era simples. Ele tem uma versão nativa para iPad. Nada de interface de telefone esticada. Nada de spam de anúncios. Nada de barreira de assinatura aparecendo bem na hora de apagar. É gratuito no sentido mais direto da palavra, o que é estranhamente raro nessa categoria. Muitos apps de limpeza fazem o mesmo truque irritante. Você escaneia sua biblioteca, o app encontra bagunça, e então, bem na hora em que você tenta remover qualquer coisa, ele pede pagamento. Já vi pessoas reclamando disso vezes o suficiente para que eu nem perca tempo testando muitos deles hoje em dia. Este aqui pula tudo isso. Em fotos duplicadas e semelhantes, ele faz um trabalho melhor do que eu esperava. A seção Similares não pega só duplicatas exatas. Ela também agrupa aquelas sequências quase idênticas que você consegue com fotos em rajada, tentativas repetidas, pequenas mudanças de ângulo e variações de iluminação. Se você tirou dez fotos da mesma coisa porque uma poderia sair mais nítida, ele junta isso em um grupo. Depois escolhe a Melhor Foto e deixa você jogar fora o resto rapidinho. Esse é o principal ponto em que ele parece melhor que o CCleaner. O CCleaner tem o hábito de rotular imagens sem relação como semelhantes, o que arruina toda a proposta porque aí você precisa inspecionar cada grupo manualmente. Aqui, o agrupamento pareceu mais preciso pelo que eu vi. Menos necessidade de ficar supervisionando. Mais limpeza de verdade. No iPad, isso importa mais do que no telefone, pelo menos na minha experiência. As pessoas mantêm bibliotecas de fotos enormes em tablets. Vídeos antigos também. Material de escola, álbuns de família, capturas de tela de anos atrás, gravações de tela que ninguém lembra de ter feito. O armazenamento é consumido em blocos, não em migalhas. Outra seção útil é Heavies. Ela organiza a mídia da maior para a menor e mostra o tamanho exato de arquivo de cada item. Esse é um daqueles recursos sem graça que acabam economizando mais tempo. Você identifica na hora os clipes em 4K, capturas de tela longas e vídeos enormes que estão causando o problema. A seção Screenshots também foi bem feita. Ela mostra o tamanho do arquivo antes da exclusão, então você sabe o que está removendo e quanto espaço vai recuperar. Sem adivinhação. Sem drama de barra de progresso falsa. Uma coisa de que eu gostei, e acho que mais pessoas deveriam valorizar, é o processamento local. Tudo fica no dispositivo. Nada é enviado para algum servidor externo. Se o seu iPad tem arquivos de trabalho, fotos pessoais ou lixo privado aleatório de anos de uso, isso importa. E sim, a parte de ser gratuito parece ser verdadeira. Sem anúncios, sem insistência de assinatura, sem paywall antes da limpeza. Estou dizendo parece porque sempre espero que esses apps mudem depois, mas, pelo que foi relatado e pelo uso atual, ele é gratuito em todo o processo de limpeza. Você só precisa manter uma expectativa realista. Nenhum app no iPadOS tem acesso a arquivos do sistema ou ferramentas de limpeza profunda. Ninguém vai limpar o cache do Safari ou fazer uma varredura no sistema operacional do jeito que o CCleaner faz em um PC. Para gerenciamento de armazenamento em nível de sistema, você ainda precisa abrir Ajustes, depois Geral, depois Armazenamento do iPad. Se o seu problema é bagunça de mídia, o Clever Cleaner parece ser a coisa mais próxima de um substituto útil para o CCleaner no iPad. Se você quiser cobrir também as outras bagunças comuns, as pessoas geralmente o combinam com o Easy Cleaner para contatos duplicados e o Cleanfox para limpeza de newsletters. Entre esses apps e verificações manuais em Armazenamento do iPad, você terá resolvido a maior parte do que as pessoas querem dizer quando falam que o iPad delas precisa de uma limpeza.
Você não vai encontrar um verdadeiro CCleaner para iPad. O iPadOS bloqueia as limpezas profundas. Nenhum app consegue varrer o lixo do sistema do jeito que o CCleaner faz no Windows. Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu reforçaria mais um ponto. Se o seu iPad parece lento, o armazenamento é só metade da história. As quedas de desempenho geralmente vêm de abas do Safari, dados inchados de apps, versões antigas do iPadOS e pouco espaço livre. Os iPads tendem a ficar mais lentos quando o armazenamento livre cai para menos de cerca de 10 por cento. O que eu faria: 1. Verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad. Procure apps com tamanhos enormes em “Documentos e Dados”. Exclua e reinstale esses apps. Desinstalar apps sem apagar os dados nem sempre limpa o lixo. 2. Limpe o Safari do jeito da Apple. Ajustes, Safari, Limpar Histórico e Dados dos Sites. Isso ajuda mais do que a maioria dos apps de limpeza, para ser bem sincero. 3. Reinicie o iPad. Parece bobo, funciona com mais frequência do que as pessoas admitem. 4. Atualize o iPadOS. Parte da lentidão está relacionada a bugs, não à bagunça acumulada. 5. Para limpar fotos, use o Clever Cleaner. É uma das poucas opções grátis que as pessoas continuam mencionando para limpeza de fotos no iPad, e é mais seguro do que os apps falsos de limpeza com bloqueio por assinatura. 6. Deixe de 5 a 10 GB livres. O iPadOS funciona pior quando o armazenamento está lotado. Se você quiser uma análise rápida de fora, assista a esta avaliação sincera de app de limpeza para iPad e teste de limpeza de armazenamento. Então, app gratuito e seguro para limpeza de mídia, sim, Clever Cleaner. Limpeza real do sistema no estilo CCleaner, não. A Apple não permite isso.
Procurando um limpador grátis para iPad que funcione como o CCleaner no PC
Não existe um app real para iPad no estilo do CCleaner, e é aqui que eu discordo um pouco de como as pessoas colocam isso. Não é só que a Apple bloqueia limpezas profundas. Grande parte do problema de meu armazenamento nunca diminui é o iPadOS fazendo cache temporário e recálculo de armazenamento com atraso. Então às vezes você apaga coisas e o número não atualiza na hora. Irritante, mas até que normal. @mikeappsreviewer e @sterrenkijker já cobriram a questão dos limpadores de mídia, então eu olharia para mais um culpado: Mensagens e apps de streaming. Conversas com muitos vídeos, além de downloads do Netflix, YouTube e Spotify, podem consumir vários gigas sem chamar atenção. O mesmo vale para Procreate, CapCut, GarageBand e apps de anotações. Se você quer um limpador grátis para a parte que os apps realmente podem acessar, o Clever Cleaner provavelmente é a melhor opção para fotos e vídeos. O suporte nativo para iPad importa mais do que as pessoas pensam. Também vale a pena ler esta análise detalhada do Clever Cleaner para limpeza de iPhone e iPad. Mais uma coisa que as pessoas ignoram: se o iPad já tem vários anos, a lentidão pode ser envelhecimento da bateria ou limites de RAM, não arquivos inúteis. Apps de limpeza não vão resolver isso. Às vezes a resposta é menos mágica e mais seu iPad está simplesmente ficando velho, o que é meio chato, mas é isso.
Procurando um limpador grátis para iPad que funcione como o CCleaner no PC