Preciso de um software confiável e gratuito para edição de áudio para um novo projeto de podcast. Meu software antigo não é compatível com meu sistema operacional atual. Sugestões?
Oh rapaz, o velho dilema do software de podcast ataca novamente. Honestamente, vá de Audacity—não porque seja perfeito, mas porque é o gremlin caótico do mundo da edição de áudio que de alguma forma faz o trabalho acontecer. É grátis, é de código aberto e funciona na maioria dos sistemas operacionais, a menos que você tenha vendido sua alma para uma torradeira rodando ChromeOS ou algo estranho assim. Claro, a interface parece que não é atualizada desde 2007, mas ei, quem precisa de beleza quando você tem funcionalidade bruta?
Se o Audacity parecer como segurar uma guitarra com cordas feitas de arame farpado, há o Cakewalk, mas oof, só para Windows. Caso contrário, talvez experimente o Ocenaudio—interface mais limpa, bom para edições básicas, mas não espere que ele te aconchegue à noite com recursos de nível profissional.
Ah, e faça backups. O Audacity tem um jeito encantador de ocasionalmente lembrar você de que a perda de dados ainda é uma realidade. Divirta-se!
Ah, caramba, Audacity de novo, hein? Embora seja uma opção sólida para edição de áudio grátis, tenho que dizer—não é o ‘melhor’ em nenhum sentido. Usável? Sim. Bonito? Não. Confiável? Na maioria das vezes. Mas vamos além do usual, que tal?
Se você está no macOS, o GarageBand meio que manda bem para podcasts. Sim, é tecnicamente mais voltado para produção musical, mas não deixe isso te impedir. A interface é limpa, intuitiva, e é grátis se você tem um Mac. Além disso, te livra do estilo ‘Windows XP é meu estético’ do Audacity.
Para coisas multiplataforma, vou te apontar para o WavePad. Não recebe o hype que merece. A versão grátis lida com cortes e efeitos—mais do que o suficiente para a maioria das edições de podcast. Honestamente, a menos que você esteja compondo a trilha do seu podcast com uma orquestra, você não precisa de recursos absurdos.
E olha, vamos lamentar pelo Cakewalk, já que é exclusivo para Windows. É robusto, mas sejamos realistas: quem edita o podcast no Windows 7 provavelmente ainda usa um celular flip. (Muito cruel? Nah, alguém tinha que falar.)
Por fim, tem o Reaper—ESPERA, antes de me xingar, sei que não é totalmente grátis! MAS, tem aquela ‘versão de teste que nunca expira’, o que é praticamente grátis para quem consegue conviver com uma consciência levemente culpada.
Meu conselho? Pegue dois: um para edições rápidas (Ocenaudio é ótimo para isso) e outro para trabalhos mais pesados (Audacity se for preciso, mas GarageBand/Reaper são apenas… melhores).
Não complique, no entanto—você está editando um podcast, não mixando um single vencedor do Grammy.
Odeio admitir, mas o Audacity meio que é a opção padrão gratuita para a maioria das necessidades de edição de áudio. Não é impecável, mas é confiável (na maioria das vezes). É como a velha e confiável caixa de ferramentas herdada do seu avô — pode parecer ultrapassada, mas, cara, cumpre o que promete. Leve, multiplataforma e de código aberto, é o que a maioria das pessoas usa quando precisa de um editor de áudio com orçamento de R$0.
Mas, vamos lá, vamos apimentar isso. Se você tem uma máquina com Windows, Cakewalk pode ser uma aposta vencedora — rico em recursos e perfeito para quem quer uma sensação parecida com um DAW. Não é ideal se você usa Mac ou Linux, então esse é seu calcanhar de Aquiles. E todos continuam elogiando o Ocenaudio pela interface limpa e simplicidade, mas sejamos francos — é meio que o irmão mais novo do Audacity. Ótimo para edições menores, mas falta robustez para grandes projetos.
No macOS? Embora o GarageBand seja legal, o TwistedWave Online pode valer a pena explorar. Baseado no navegador, então nada de downloads, e menos estresse com compatibilidade — desde que você não se importe em editar enquanto está online. Mas, dito isso, a versão gratuita limita o comprimento dos arquivos, o que pode ser um incômodo para podcasts mais longos.
E ah, todo o amor pelo Reaper no modo de teste sem fim, mas eticamente é como brincar de esconde-esconde em uma biblioteca — tudo bem, só não seja pego.
Prós do Audacity: multiplataforma, gratuito, efeitos decentes. Contras: interface ultrapassada, bugs ocasionais (faça backup de seus arquivos!).
Alternativas como o Cakewalk: apenas para Windows, mas profissional. Ocenaudio: bem mais leve, sem estresse, sem frescura. Você pode usar uma abordagem combinada — Audacity para edições profundas, Ocenaudio para velocidade.