Qual é o melhor software de edição de vídeo para iniciantes?

Sou novo na edição de vídeo e me sinto sobrecarregado com todas as opções de software disponíveis. Alguém pode recomendar um software de edição fácil de usar, ótimo para iniciantes e, de preferência, econômico? Estou procurando fazer algumas edições básicas, como cortar clipes, adicionar texto e transições simples.

Certo, então você é novo na edição de vídeo e está se sentindo sobrecarregado, hein? Junte-se ao clube, camarada. É o seguinte – você não precisa de Final Cut Pro ou Adobe Premiere Pro para fazer montagens de gatos ou qualquer outra coisa que você esteja planejando.

Se você quiser algo super simples, iMovie (apenas para Mac, desculpe, pessoal do Windows) é o caminho a seguir. Arraste, solte, corte—pronto. Mas ei, se você está usando Windows, aplicativos básicos como MiniTool MovieMaker ou Clipchamp funcionam bem e não vão fritar seu cérebro. Grátis é um bom preço quando você está aprendendo o básico.

Ah, você está procurando algo um pouco mais complexo sem vender sua alma? DaVinci Resolve é sempre mencionado como a ‘melhor ferramenta gratuita’. Alerta de spoiler: é super poderoso, mas iniciantes às vezes RECUAM de medo ao ver sua interface cheia de coisas. É gratuito, no entanto, e cresce com você. Só tome cuidado com os recursos avançados não explorados que estão à espreita nos cantos.

Eu? Comecei com HitFilm Express. Ele me ensinou o básico sem me fazer sentir um completo idiota. Além disso, seus efeitos são um pouco chamativos, o que é um bônus se você gosta disso.

Versão resumida: Experimente iMovie (Mac) ou Clipchamp (Windows) para simplicidade. Sentindo-se ousado? Dê uma chance ao DaVinci. Quer um meio-termo? Teste o HitFilm. Se nada disso funcionar, talvez edição de vídeo não seja o seu chamado. Só estou dizendo.