Apaguei acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD e agora estou tentando recuperá-los sem gastar muito. Preciso de um software de recuperação para cartão SD acessível, que realmente funcione e seja seguro de usar, porque alguns desses arquivos são importantes e não têm backup. Estou procurando opções gratuitas ou de baixo custo para recuperação de dados em cartões SD.
Eu conheço o pânico. Já fiz a mesma besteira uma vez, apaguei um cartão SD na câmera e depois fiquei ali olhando para a tela como se ele fosse se desfazer sozinho. Se o cartão ainda é reconhecido e não está fisicamente destruído, um software de recuperação geralmente é sua melhor chance.
Primeiro, pare de mexer no cartão.
Não tire mais fotos. Não grave vídeo. Não copie nada para ele. Dados novos sobrescrevem dados antigos e, quando isso acontece, suas chances caem rápido.
Segundo, se sua câmera ou computador pedir para formatar o cartão, não confirme. Ignorei um desses avisos anos atrás e piorei a situação. Deixe o cartão de lado. Quando estiver pronto, use um leitor de cartões adequado no computador em vez de trabalhar pela câmera.
Aqui está o que eu analisaria.
1. Disk Drill
Este é o que eu indicaria primeiro para a maioria das pessoas, principalmente para recuperação de fotos e vídeos. A interface é fácil de entender, você tem pré-visualização dos arquivos antes de pagar, e ele lida com formatos RAW como CR2, NEF e ARW. A parte em que eu prestaria atenção é o modo Advanced Camera Recovery. Isso ajuda com vídeo fragmentado de GoPros, drones DJI, câmeras mirrorless e equipamentos semelhantes. No Windows, ele também oferece até 100 MB grátis para recuperação.
2. PhotoRec
Opção gratuita, e funciona. Também é de código aberto. Já vi gente recuperar muitos arquivos com ele. O problema é que a interface parece antiga e direta demais, e normalmente você perde os nomes originais e a estrutura das pastas. Então, em vez de uma recuperação organizada, você acaba separando manualmente um monte de arquivos renomeados. Se você tem tempo e paciência, tudo bem. Se não, isso fica irritante bem rápido.
3. R-Studio / UFS Explorer
Essas são ferramentas mais avançadas. Muito controle, muita profundidade. Eu não apontaria um usuário casual para elas de cara, a menos que ele esteja à vontade com software de recuperação e com sistemas de arquivos. É fácil se perder nas opções.
Se você quer o caminho menos doloroso, eu começaria com o Disk Drill. O principal motivo é a parte de vídeo. Cartões SD de câmeras e drones costumam armazenar vídeo em fragmentos. Muitos aplicativos de recuperação encontram pedaços desses arquivos, mas acabam gerando clipes corrompidos ou gravações que os reprodutores se recusam a abrir. Reconstruir esses fragmentos em algo utilizável importa muito mais do que as pessoas imaginam.
Mais uma regra. Nunca recupere arquivos de volta para o mesmo cartão SD. Salve-os no disco interno do computador ou em outra unidade externa. Se você gravar os dados recuperados no mesmo cartão, corre o risco de sobrescrever outros arquivos que ainda não retirou dele.
Além disso, se o cartão desconecta, gera erros ou parece instável, primeiro faça uma imagem byte a byte e escaneie a cópia em vez do próprio cartão. Aprendi isso tarde. Um cartão instável tende a piorar quanto mais você mexe nele.
Então, vá com calma. Coloque o cartão em um leitor. Escaneie. Veja na pré-visualização o que aparece. Recupere para outra unidade. Esse é o caminho mais seguro que eu conheço.
Se você quer algo barato e seguro, eu dividiria assim.
Melhor escolha econômica, Disk Drill. É mais fácil para pessoas comuns, visualiza bem os arquivos e tende a se sair melhor com fotos de câmera e com muitos formatos de vídeo do que os aplicativos de fundo de prateleira. Mas não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não partiria para ferramentas mais pesadas logo no começo, a menos que a primeira varredura pareça ruim. Mais opções não significam melhores resultados para a maioria dos usuários. Muitas vezes significa mais formas de fazer besteira.
Opção sólida mais barata, Recuva. Antigo, simples, de baixo custo. Bom para recuperação básica de JPG, MP4, MOV. Menos indicado se o seu cartão SD veio de um drone, GoPro ou se os arquivos estiverem fragmentados.
Opção gratuita, Windows File Recovery se você estiver no Windows e não se importar com linha de comando. É feio, mas de graça é de graça. Teste só se você tiver paciência.
Evite aplicativos aleatórios de recuperação gratuita com resultados de varredura falsos. Muitos deles mostram seus arquivos, depois bloqueiam a recuperação ou instalam tranqueira. Se você quer um aplicativo pago, o Disk Drill é a aposta mais segura na minha opinião.
Além disso, vale a pena assistir isto se você quiser um resumo rápido das ferramentas de recuperação de cartão SD e do que elas fazem:
vídeo explicativo do melhor software de recuperação de cartão SD
Minha ordem seria:
1. Disk Drill
2. Recuva
3. Windows File Recovery
Recupere para o seu PC, não de volta para o cartão. Parece óbvio, mas o pessoal ainda faz isso.

Eu acrescentaria uma opção na qual nem @mikeappsreviewer nem @suenodelbosque realmente apostaram muito: **DMDE**.
Se você quer um **software barato de recuperação de cartão SD** que seja realmente legítimo, o DMDE é meio que a escolha subestimada. Não é bonito, e a interface parece ter sido projetada durante uma escassez de café em 2006, mas ele consegue recuperar bem arquivos excluídos e a versão paga geralmente custa bem menos do que os aplicativos famosos. Para quem está com o orçamento apertado, isso importa.
Minha opinião:
- **Disk Drill** = melhor se você quer algo simples, seguro e com menos dor de cabeça
- **DMDE** = melhor se você quer baixo custo e consegue tolerar uma interface mais nerd
- **PhotoRec** = gratuito, poderoso, mas bagunçado pra caramba
- **Recuva** = serve para casos básicos, mas acho que as pessoas exageram quando o recomendam para cartões SD com muito vídeo
Discordo um pouco da mentalidade de simplesmente usar primeiro as opções gratuitas. Às vezes, economizar demais custa mais tempo, e tempo é praticamente o fator principal quando se trata de mídia excluída. Se os arquivos forem importantes, eu prefiro usar algo como **Disk Drill recuperação de cartão SD** primeiro, porque o recurso de visualização ajuda você a ver se os arquivos são realmente recuperáveis antes de gastar dinheiro ou horas com o problema.
Além disso, se o cartão estiver se comportando de forma estranha, fazer uma imagem dele primeiro é mais inteligente do que repetir varreduras. Com essa parte eu concordo totalmente.
Para mais dicas do mundo real, vale a pena dar uma olhada nesta discussão sobre conselhos da comunidade sobre software de recuperação de cartão SD.
Regra mais importante: recupere para outra unidade, não de volta para o cartão SD. As pessoas ainda fazem isso e depois ficam se perguntando por que as coisas sumiram rs.

Eu dividiria isso de forma um pouco diferente de @suenodelbosque, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer.
Se os seus arquivos excluídos forem principalmente **fotos mais alguns vídeos normais de câmera**, eu tentaria primeiro o **Disk Drill**, não porque seja o mais barato, mas porque oferece o melhor equilíbrio entre preço, segurança e eu não quero brigar com o software.
**Prós do Disk Drill**
- interface limpa
- bom suporte de pré-visualização antes da recuperação
- sólido com formatos comuns de foto e muitos tipos de vídeo
- menos suspeito do que muitos aplicativos baratos de recuperação
**Contras do Disk Drill**
- não é a opção mais barata de todas
- o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
- ferramentas mais avançadas ainda o superam em trabalhos forenses de casos extremos
Onde eu discordo um pouco do pessoal do comece pela ferramenta mais avançada: para um caso normal de cartão SD com arquivos excluídos, isso costuma ser exagero. Mais configurações não significam automaticamente mais arquivos recuperados.
Meu ranking de orçamento:
1. **Disk Drill** se você quer a opção paga mais segura e fácil
2. **DMDE** se você quer algo mais barato, mas mais técnico
3. **PhotoRec** se o gratuito importa mais do que a conveniência
Uma dica extra que ninguém deveria ignorar: se o cartão SD for antigo ou estiver falhando, verifique o equivalente ao SMART por meio do leitor, se possível, ou pelo menos faça uma imagem do cartão antes de escanear. O software de recuperação ajuda com arquivos excluídos. Ele não corrige memória flash com defeito.
Então, barato e seguro? **Disk Drill** é o que eu realmente confiaria para um usuário não técnico.