Recuperar arquivos de um cartão SD no Mac após mover arquivos por engano?

Acidentalmente movi fotos e vídeos do meu cartão SD para o meu Mac, e agora alguns dos arquivos estão faltando em ambos os locais. Eu realmente preciso de ajuda para descobrir como recuperar arquivos excluídos ou perdidos do cartão SD em um Mac sem piorar a situação.

Eu pararia por aí e deixaria o cartão SD em paz. Sem novas fotos, sem cópias de arquivos, sem uma segunda formatação. Assim que você grava novos dados nele, seus arquivos antigos começam a ser substituídos, e a recuperação piora rapidamente.

Eu também uso Mac, e a ferramenta com a qual tive menos problemas foi o Disk Drill. Usei algumas vezes em cartões de câmera depois de apagar fotos por engano e uma vez após uma formatação. Ele leu os formatos comuns de cartão SD, como FAT32 e exFAT, sem dificuldade. O recurso de visualização ajudou bastante, e o modo de recuperação voltado para câmeras lidou melhor com clipes de vídeo fragmentados de câmeras de ação e drones do que eu esperava.

O que eu faria

1. Conectaria o cartão SD com um leitor de cartões decente
  2. Instalaria o Disk Drill no seu Mac
  3. Escolheria o cartão SD na lista de dispositivos e faria a varredura
  4. Executaria primeiro a “Varredura Universal”
  5. Se os arquivos ausentes forem vídeos de uma câmera, tentaria também a “Recuperação Avançada de Câmera”
  6. Abriria as pré-visualizações antes de restaurar qualquer coisa
  7. Salvaria os arquivos recuperados no drive interno do seu Mac ou em outro disco, nunca de volta no mesmo cartão SD

A parte da pré-visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto abre normalmente nos resultados da varredura, ou se a prévia de um vídeo começa e parece normal, eu geralmente tomo isso como um bom sinal de que o arquivo ainda está intacto o suficiente para ser recuperado.

Além disso, verifique a Lixeira do Mac antes de fazer qualquer outra coisa. Eu sei, parece bobagem. Ainda assim, já vi arquivos excluídos de mídia removível irem parar lá quando o cartão estava montado naquele momento. Um amigo recuperou um ensaio inteiro assim e achou que o leitor de cartão tinha feito algo mágico. Não. Lixeira.

Se você quiser uma opção gratuita, vale a pena dar uma olhada no PhotoRec. Funciona. Usei uma vez quando não queria instalar nada pago. Ainda assim, pareceu meio bruto. A interface é aquele estilo antigo de Terminal, e a saída foi bagunçada. Os nomes dos arquivos tinham sumido, as pastas tinham sumido, e organizar a pilha recuperada levou mais tempo do que a varredura.

Pelo que vi, a exclusão acidental é um dos casos menos ruins. Se você não continuou usando o cartão depois do erro, suas chances geralmente são boas.

Primeiro, verifique onde a movimentação falhou. No macOS, mover do cartão SD para o Mac geralmente é primeiro copiar, depois excluir. Se a cópia falhou no meio do caminho, você acaba com arquivos divididos entre os dois lugares.

Faça isso antes de escanear qualquer coisa.

1. Pesquise no seu Mac com Spotlight e Finder.
  2. Verifique a Lixeira no Mac.
  3. Abra o Fotos, se você importar por lá.
  4. Procure em pastas temporárias ocultas se você usou o Captura de Imagem ou um app de câmera.
  5. Execute o Utilitário de Disco, selecione o cartão SD e clique em Primeiros Socorros. Isso corrige pequenos problemas de diretório sem gravar muito. Eu sei que @mikeappsreviewer diz para ir direto para as ferramentas de recuperação, e eu concordo em grande parte, mas vale a pena tentar o Primeiros Socorros uma vez se o cartão montar de forma estranha ou mostrar pastas vazias.

Se os arquivos ainda não aparecerem, use um software de recuperação. O Disk Drill é uma opção sólida no Mac para recuperar dados de cartão SD, principalmente porque visualiza bem os arquivos e lida de forma limpa com cartões exFAT e FAT. Salve o que for recuperado no seu Mac, não de volta no cartão. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.

Se você quiser um passo a passo visual, este guia em vídeo de recuperação de cartão SD no Mac ajuda:
Tutorial de recuperação de arquivos de cartão SD no Mac

Mais uma coisa. Se o Fotos do iCloud ou outro app de sincronização estiver envolvido, verifique também os itens apagados recentemente lá. Já perdi um lote uma vez porque a sincronização removeu a cópia local antes que eu percebesse.

Eu seria um pouco mais cauteloso do que @codecrafter em executar o Primeiros Socorros imediatamente. Normalmente tudo bem, mas se o cartão tiver danos no diretório, qualquer tentativa de reparo pode alterar os metadados e tornar a recuperação posterior um pouco mais complicada. Nem sempre é um desastre, só não seria meu primeiro passo.

O que eu faria em vez disso é criar primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois trabalhar a partir dessa imagem. Assim, você preserva o estado atual antes de tentar qualquer coisa. No Mac, você pode fazer isso com o Utilitário de Disco ou o Terminal, se se sentir à vontade. É mais lento, mas muito mais seguro. Muita gente pula essa etapa e se arrepende depois.

Depois disso, recupere a partir da imagem ou do cartão com o Disk Drill. @mikeappsreviewer já cobriu o fluxo normal de varredura, então não vou repetir, mas vale acrescentar uma coisa: classifique os resultados por tipo de arquivo e chances estimadas de recuperação, depois recupere primeiro um pequeno lote de teste. Não despeje 200 GB de lixo no seu Mac antes de verificar se os arquivos realmente podem ser usados.

Verifique também se há cópias duplicadas em lugares estranhos no macOS:

• Recentes do Finder
  • Downloads
  • Imagens
  • cópias DCIM feitas por aplicativos de importação
  • pastas ocultas criadas durante transferências com falha

Se os vídeos ausentes forem grandes, eles podem ter sido copiados de forma incompleta e parecerem perdidos quando na verdade são apenas arquivos parciais corrompidos. Às vezes, o software de recuperação encontra o clipe original intacto ainda no cartão SD.

Para uma discussão mais ampla sobre recuperação de cartão SD no Mac, este tópico é útil:
como recuperar arquivos ausentes de um cartão SD no Mac

Versão curta: pare de usar o cartão, faça um clone dele primeiro se possível, depois escaneie com o Disk Drill e recupere apenas para outra unidade. Isso lhe dá a melhor chance sem piorar a situação.

Eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique se os arquivos realmente chegaram a ser “movidos” no nível do sistema de arquivos. Em Macs, arrastar de um cartão SD muitas vezes vira copiar e depois excluir, mas alguns apps criam importações de pacote, arquivos auxiliares ou referências de biblioteca que fazem os originais parecerem sumidos quando na verdade só estão escondidos.

O que eu verificaria antes de fazer qualquer reparo:

• busca na janela do Finder configurada para “Este Mac” com extensões de arquivo como .JPG, .HEIC, .MOV, .MP4, .ARW, .CR3
  • pastas inteligentes por data de modificação, perto do horário da transferência
  • Terminal: mdfind 'kMDItemFSName == '*.MOV' para arquivos que o Spotlight talvez conheça, mas o Finder não encontre
  • conteúdo do pacote da biblioteca do Fotos apenas se você souber o que está fazendo, porque os arquivos importados podem estar dentro da biblioteca, não soltos em Imagens

Pequena discordância com @codecrafter aqui: eu não executaria o Primeiros Socorros primeiro se o cartão estiver legível de alguma forma. Não porque seja ruim, mas porque reparos lógicos podem reorganizar metadados. Estou mais alinhado com @sternenwanderer em preservar primeiro o estado atual. @mikeappsreviewer tem razão sobre deixar o cartão em paz.

Se o cartão ainda montar, recupere nesta ordem:

1. Encontre cópias ocultas no Mac
  2. Faça um clone do cartão SD
  3. Analise o clone, não o original
  4. Só então considere ferramentas de reparo de arquivos para vídeos corrompidos

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós:

• muito amigável para Mac
  • boas pré-visualizações
  • lida bem com formatos comuns de SD
  • triagem mais fácil para fotos e vídeos do que ferramentas de linha de comando

Contras:

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem retornar muita bagunça
  • os nomes originais dos arquivos/estrutura de pastas recuperados nem sempre são preservados
  • o sucesso da pré-visualização não garante um vídeo recuperado perfeito

Se os seus arquivos ausentes forem principalmente vídeos, esteja preparado para recuperação parcial. Fotos geralmente voltam mais limpas do que clipes de vídeo longos. O Disk Drill é uma opção sensata, mas eu ainda trataria clonar o cartão como a primeira grande vitória.