Recuperar fotos excluídas do cartão SD da câmera Nikon, que software devo usar?

Apaguei acidentalmente fotos importantes do cartão SD da minha câmera Nikon antes de fazer backup delas e estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de fotos para recuperá-las. As imagens incluem lembranças pessoais que não posso substituir, então preciso de ajuda para escolher uma ferramenta de recuperação de cartão SD segura e confiável que funcione bem com arquivos de câmera Nikon.

Encontrei isso com um cartão da Nikon há algum tempo, então aqui vai primeiro a versão curta. Sim, existe recuperação gratuita. Se vai funcionar depende do que aconteceu depois da exclusão.

Se as fotos foram removidas e depois você continuou fotografando, suas chances caem rápido. Arquivos excluídos normalmente ficam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima deles. Então o primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão SD agora. Nada de mais fotos. Nada de vídeo. Nem fique mexendo na câmera se não precisar.

No Windows, tive uma experiência razoável começando com Disk Drill. O limite gratuito é de 100 MB. Isso não é muito se você fotografa em RAW, mas para alguns JPEGs geralmente é suficiente. No mínimo, ajuda você a ver se as fotos Nikon desaparecidas ainda aparecem nos resultados da varredura antes de gastar dinheiro.

O que eu fiz:

1. Tirei o cartão SD da Nikon e usei um leitor de cartões separado.
  2. Instalei o Disk Drill no PC, não no cartão. Óbvio, mas as pessoas fazem coisas estranhas quando entram em pânico.
  3. Abri o programa, escolhi o cartão SD e depois cliquei em Search for lost data.
  4. Usei Universal Scan. No meu caso, encontrou mais do que a varredura rápida.
  5. Verifiquei primeiro as prévias. Alguns arquivos aparecem nos resultados, mas abrem meio corrompidos, então a prévia importa.
  6. Recuperei os que eu queria.
  7. Salvei tudo no disco do computador, nunca de volta no mesmo cartão SD.

Se seus arquivos desaparecidos tiverem mais de 100 MB e você não quiser pagar, o PhotoRec é a opção gratuita mais comum. Funciona. Já vi gente recuperar lotes inteiros com ele. Ainda assim, é mais difícil de usar. Não há prévias bonitas, os nomes ficam bagunçados, as pastas geralmente não voltam como eram, e a interface parece antiga. Funcional, porém. Não bonita.

Uma coisa que muita gente deixa passar com arquivos da Nikon: o suporte a RAW importa. Se sua câmera estava salvando arquivos NEF, verifique primeiro o aplicativo de recuperação. Algumas ferramentas gratuitas lidam bem com JPEG e depois meio que desmoronam com formatos RAW.

Antes de escanear qualquer coisa, verifique também os lugares chatos. Uma vez perdi tempo recuperando arquivos que eu já tinha em outra máquina. Olhe as pastas de importação no computador, transferências do SnapBridge, discos externos, sincronização na nuvem, o que quer que você use. Às vezes a cópia do cartão sumiu, mas outra cópia está lá quietinha.

Minha ordem prática seria esta:

1. Pare de gravar no cartão SD.
  2. Use um leitor de cartões, não a câmera via USB.
  3. Tente primeiro o Disk Drill se as fotos desaparecidas couberem no limite gratuito de 100 MB.
  4. Use o PhotoRec se precisar de uma opção sem custo e não se importar com um processo desajeitado.

Mais uma coisa. Se o cartão estiver fisicamente danificado, apresentar erros de leitura, ou seu computador nem detectá-lo, eu não continuaria mexendo com ferramentas gratuitas. Esse é o ponto em que eu pararia e levaria a um serviço de recuperação. Forçar demais um cartão com defeito às vezes piora uma situação que já está ruim.

Pare de usar o cartão. Isso importa mais do que qual aplicativo você escolher.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal: não tire nem mais uma foto. Discordo um pouco sobre começar com o limite gratuito se essas fotos importam muito. Se sua Nikon grava em NEF, 100 MB acabam rápido. Um arquivo RAW de muitas câmeras Nikon tem de 20 a 50 MB, às vezes mais. Você atinge o limite num instante.

Minha escolha é o Disk Drill se o cartão ainda montar normalmente no seu computador. Ele lida bem com cartões SD, mostra prévias das fotos encontradas e faz um trabalho melhor com conjuntos mistos de fotos do que muitas ferramentas gratuitas antigas. JPEG, NEF, MOV, MP4, tudo em uma varredura. A prévia é a parte principal, porque os nomes dos arquivos frequentemente voltam errados após a exclusão.

O que eu faria diferente: criaria primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois faria a varredura da imagem, não do cartão. Menos leituras na mídia original. Melhor ainda se o cartão começar a falhar. Alguns aplicativos de recuperação oferecem suporte a esse fluxo de trabalho, e isso salva você se o cartão se degradar no meio da varredura.

Se o cartão pedir formatação, não formate. Se o Windows mostrar erros de leitura aleatórios, pule o software e procure um laboratório.

Se você quiser mais experiências de usuários antes de escolher uma ferramenta, este tópico tem uma boa discussão sobre software de recuperação de fotos feita por fotógrafos, melhores recomendações de software de recuperação de fotos no Reddit por fotógrafos.

Versão curta:
Disk Drill para recuperação mais fácil e prévias.
PhotoRec se você quer algo grátis e não se importa com nomes de arquivos.
Laboratório de recuperação se o cartão estiver instável ou ilegível.

Eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @suenodelbosque só mencionaram de leve: verifique se as fotos foram realmente “excluídas” pela câmera ou apenas ocultadas por um sistema de arquivos danificado. Isso muda qual ferramenta funciona melhor.

Se o cartão ainda mostra capacidade normal e monta corretamente, eu tentaria R-Studio ou UFS Explorer antes de ir direto para as opções gratuitas de sempre. Eles são menos amigáveis para iniciantes do que o Disk Drill, sim, mas podem ser melhores quando o cartão SD da Nikon tem danos no diretório e você quer uma chance de recuperar a estrutura original das pastas em vez de apenas fragmentos de imagem extraídos. Para exclusão acidental simples, Disk Drill ainda é provavelmente a escolha mais fácil porque o recurso de visualização economiza tempo, especialmente se você tiver uma mistura de JPG + NEF.

Uma pequena discordância: o PhotoRec é bom, mas eu não o chamaria de minha primeira escolha para fotos de câmera, a menos que você esteja sem dinheiro ou desesperado. Ele recupera por assinatura de arquivo, o que é ótimo para “recuperar alguma coisa”, mas nem sempre é ótimo para “recuperar meu ensaio fotográfico de forma organizada”.

Além disso, se sua Nikon grava em dois slots e você tinha a gravação de backup ativada em algum momento, verifique o segundo cartão. Parece óbvio, mas o pânico faz as pessoas deixarem passar coisas óbvias.

Se você quiser um bom resumo visual das ferramentas, esta é uma versão mais chamativa de uma apresentação de software de recuperação de cartão SD: veja o melhor software de recuperação de cartão SD para fotos excluídas

Minha ordem real:

1. Pare de usar o cartão
  2. Tente acesso somente leitura em um leitor de cartões
  3. Se estiver estável, faça uma varredura com o Disk Drill
  4. Se o sistema de arquivos parecer comprometido, considere o R-Studio
  5. Se o cartão estiver falhando, crie uma imagem dele primeiro ou pare de mexer com ele

Se as fotos forem insubstituíveis e o cartão estiver se comportando de forma estranha, sinceramente, a roleta de softwares às vezes é o erro caro.