Recentemente, me deparei com um artigo que parecia estranhamente genérico e fiquei me perguntando se poderia ter sido gerado pelo ChatGPT ou outra ferramenta de inteligência artificial. Preciso de ajuda para descobrir quais sinais devo procurar para saber se um conteúdo foi escrito por IA. Qualquer conselho sobre como identificar textos gerados por IA ou dicas de ferramentas de detecção seria muito útil.
Sim, entendo o que você quer dizer, aquela sensação de “vagamente familiar, mas estranhamente insosso”. Às vezes tenho certeza de que um exército de robôs está escrevendo metade da internet. Normalmente, é isso que costumo procurar: Primeiro, o texto é estranhamente repetitivo. Não palavras como “o” cinco vezes, mas frases como “é importante ressaltar que…” em quase todo parágrafo. Segundo, o tom é ultra-neutro, quase como se um orientador super cauteloso tivesse pânico de ofender qualquer pessoa, em qualquer lugar. Terceiro, esses artigos AMAM estrutura — introdução, três tópicos, conclusão — rígido como se tivesse sido criado por código. Já viu um artigo dizer “Concluindo…” no meio do texto? Isso é energia de IA. E os fatos são super genéricos. Nada de fofocas apimentadas, opiniões estranhas ou analogias inusitadas — só informações padrão de livro didático. E se não tiver absolutamente nenhuma história pessoal? Vibrações de chatbot pra todo lado. Mas sinceramente, com as IAs ficando melhores, está ficando difícil saber. Só sei que, se vejo a frase “como mencionado anteriormente” mais de uma vez, já começo a desconfiar.
Honestamente, na minha experiência, a escrita por inteligência artificial nem sempre é tão impecável ou neutra quanto @caçadordeestrelas destaca. Às vezes, os artigos gerados pela ChatGPT tentam soar conversacionais ou até incluir opiniões que parecem “humanas”, mas sempre fica aquela sensação estranha de falta de profundidade. Tipo, o texto lança opiniões polêmicas ou perguntas retóricas mas evita qualquer posicionamento real ou continuidade. Já percebi que apresenta uma “perspectiva única”, mas tudo permanece superficial—nenhum risco de verdade, nenhuma lógica humana esquisita ou falha, só comentários seguros que parecem costurados por algoritmo.
Outro sinal óbvio para mim é como ChatGPT e ferramentas similares quase nunca erram a gramática daquele jeito autenticamente humano—nada de pensamentos pela metade, tangentes aleatórias, pouquíssimos erros de digitação ou idiossincrasias. Pessoas de verdade geralmente cometem uns deslizes, frases muito longas, ou piadas internas que parecem espontâneas, sabe? A IA tende a polir tudo até demais, a não ser que alguém peça para soar bagunçado de propósito. Também reparou naqueles textos com listas “equilibradas”, tipo prós e contras sempre com exatamente o mesmo tamanho? Isso sempre grita IA para mim.
Uma coisa que discordo é a ideia de que só informação “genérica” denuncia—tem muito redator humano por aí publicando conteúdo insosso de “fazenda de SEO” também, principalmente em sites de baixo orçamento. Mas quando aparece um artigo que parece servir para qualquer lugar—troque algumas palavras, mude o assunto, e ele ainda se encaixa—sim, é quase certeza que é IA. Ou um redator fantasma bem entediado. De qualquer forma, se você procura sinais de IA, procure por esse tipo de suavidade inofensiva que foge dos detalhes, e não só a repetição clínica!